O que é a educação híbrida e por que ela é vantajosa?

oqueeaeducacaohibridaeporqueelaevantajosa

Educação híbrida é a metodologia de ensino que combina elementos presenciais e a distância. A ideia é unir a flexibilidade e personalização do estudo em ambientes virtuais com as possibilidades e benefícios oferecidos pela convivência em sala de aula.

Atualmente, há diversas formas de realizar essa junção. No ensino superior, a principal delas é o ensino semiprencial. Nesse modelo aqui na Unopar, o estudante pode realizar a maior parte do curso online, dirigindo-se ao estabelecimento de ensino uma vez por semana. Assim, é mais fácil conciliar horários e participar de atividades com instrutores e colegas.

Logo abaixo, listamos as principais vantagens do ensino híbrido. Ao ler o conteúdo, você entenderá de que forma a metodologia pode ser uma alternativa para obter uma qualificação de qualidade e terminar o curso sem dores de cabeça! Vamos lá?!

1. Autonomia na aprendizagem

A primeira grande vantagem é que, diferentemente da disciplina e planos de aula rígidos do presencial, a parte online do ensino híbrido confere grande flexibilidade ao aluno. Você seguirá o seu ritmo e terá bastante autonomia.

No ambiente virtual da Unopar, por exemplo, é possível pausar a aula, enviar dúvidas online, retornar ao conteúdo quantas vezes quiser, aguardar até a aula presencial, ler os comentários nos fóruns online, entre outras opções. O ensino é quem se adapta às suas necessidades de aprendizado.

2. Maior conexão entre alunos e professores

A educação híbrida não é uma união aleatória ou feita de qualquer jeito. Existe um programa de ensino para, conforme cada competência profissional que se deseja desenvolver, escolher qual é a melhor metodologia para transmitir o conteúdo.

O cuidado com as atividades faz com que os momentos na sala de aula inovadora sejam potencializados. A conexão entre alunos e professores, bem como entre colegas, é estimulada por debates, dinâmicas, momentos para tirar dúvidas e outras atividades planejadas. E o contato permanece no ambiente virtual.

3. Maior aproveitamento das aulas

Outro benefício da aprendizagem híbrida é que uma aula transmitida presencialmente, via internet ou satélite, pode ser revisada online. A gravação é importante, pois frequentemente saímos com o entendimento mais geral do assunto, enquanto o estudo pausado e com tempo para anotações do online pode nos revelar detalhes.

4. Preparação para o mercado de trabalho

Ensino híbrido, personalização e tecnologia na educação são algumas das apostas do mercado de trabalho para o futuro. Isso ocorre porque, diante da dificuldade de encontrar pessoas qualificadas, as empresas se preocupam cada vez mais em oferecer treinamentos.

Consequentemente, é natural que as organizações busquem metodologias, como o curso a distância e o semipresencial — que otimizem custos e qualidade. E você precisa estar preparado para essa realidade ao buscar boas colocações no mercado.

5. Aproximação com a tecnologia

Além disso, relatórios recentes, como o do ManpowerGroup, já capturam a necessidade de integração entre seres humanos e tecnologia. Hoje, a digitalização e a automação são realidades inescapáveis em praticamente qualquer área. Por isso, a familiaridade com a inovação é um princípio a ser seguido desde a faculdade.

O estudo também revela uma demanda crescente por competências comportamentais, como organização, liderança, comunicação e capacidade de aprender. Isso é favorecido pela mescla de atividades online e presenciais.

Resumidamente, a flexibilidade, que é uma característica dessa junção, estimula as soft skills (habilidades “suaves’,” macias”, “moles”). Essas, em comparação as hard skills (habilidades “técnicas”, “duras”, “rígidas”), ganharam espaço na Era da Informação, em que mudanças são rápidas e constantes, graças à tecnologia.

Sendo assim, ao investir em educação híbrida, você otimizará o seu tempo e desenvolverá competências comportamentais relevantes. É um novo jeito de estudar com grandes implicações para o sucesso profissional. Aqui na Unopar, somos pioneiros nessa modalidade, pois apostamos no futuro de qualidade dos alunos, mas sem deixá-los abrir mão de suas demais atividades!

Então, o que achou desse modelo de aprendizagem? Deixe um comentário e conte o que você mais gostou no semipresencial!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 25

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content