Para quem tem afinidade com os números, a Licenciatura em Matemática EAD (educação a distância) é uma opção que certamente merece ser considerada. No entanto, ao longo do processo de escolha do curso superior, é normal ficar em dúvida entre essa e as demais alternativas oferecidas pelas instituições de ensino.
Afinal, embora a escolha da graduação seja uma prioridade daqueles que estão se preparando para começar a faculdade, essa está longe de ser a única decisão a ser tomada nessa fase. O tipo de formação e a modalidade de ensino também são importantes e merecem a devida atenção.
Pensando nisso, preparamos este post para ajudar você a entender as diferenças entre o Bacharelado e a Licenciatura em Matemática, entre outras informações imprescindíveis para a sua escolha. Então, continue a leitura e não perca nenhum detalhe!
Como é o curso de Licenciatura em Matemática?
A graduação em Matemática do tipo Licenciatura é uma faculdade que tem como foco a formação de professores dessa disciplina. Com duração de 4 anos, o curso promove o domínio do conhecimento matemático e o desenvolvimento do raciocínio lógico, o que é indispensável para a interpretação e a resolução de problemas em diversas áreas.
Além disso, por se tratar de uma Licenciatura, também inclui estudos sobre a área da educação, de modo que o profissional tenha o preparo necessário para lecionar. Isso porque, ao contrário do que muitas pessoas acreditam, o exercício da docência não é algo que depende apenas de vocação.
O que faz um bom professor é uma formação sólida, que aborde variadas metodologias de ensino e técnicas a serem utilizadas em sala de aula. Por isso, aqui na Unopar, a grade curricular da Licenciatura em Matemática inclui tanto os conteúdos específicos sobre essa ciência quanto os relacionados à área da educação.
A seguir, conheça algumas das disciplinas específicas dessa faculdade:
- Álgebra Linear e Vetorial;
- Análise Matemática;
- Cálculo Diferencial e Integral;
- Cálculo Numérico;
- Estruturas Algébricas;
- Fundamentos da Física;
- Geometria Analítica;
- Geometria Espacial;
- Geometria Plana;
- Matemática Financeira;
- Probabilidade e Estatística.
Agora, confira alguns conteúdos específicos para a formação de professores de Matemática:
- Didática;
- Educação de Jovens e Adultos;
- Educação e Diversidade;
- Educação e Tecnologias;
- Educação Inclusiva;
- Gestão Educacional;
- Libras (Língua Brasileira de Sinais);
- Metodologia do Ensino da Matemática;
- Políticas Públicas da Educação Básica;
- Práticas Pedagógicas;
- Psicologia da Educação e da Aprendizagem.
Para que a formação seja ainda mais completa, a Licenciatura em Matemática ainda inclui estágios supervisionados obrigatórios em escolas. Nesse tipo de estágio, o graduando tem a oportunidade de vivenciar o dia a dia de uma sala de aula na posição de professor, lecionando para turmas de ensino fundamental e ensino médio.
Como é a graduação de Bacharelado em Matemática?
Uma vez que o Bacharelado é um tipo de formação voltado para o mercado de trabalho, e não para a área da educação básica, esse curso é totalmente focado nos conteúdos específicos dessa ciência. Assim, o estudante adquire um domínio amplo das grandes áreas da Matemática.
Também com duração de 4 anos, a grade curricular dessa graduação é composta por disciplinas como as que listamos a seguir:
- Álgebra Linear;
- Algoritmos;
- Cálculo Diferencial e Integral;
- Equações de Derivadas Parciais;
- Física;
- Funções Analíticas;
- Geometria Diferencial;
- Lógica;
- Matemática Industrial;
- Probabilidade e Estatística.
Quais são as perspectivas profissionais do mercado hoje?
A graduação em Matemática abre muitas portas no mercado de trabalho. Para quem se forma na Licenciatura, o principal campo de atuação é a rede de ensino da educação básica, em escolas públicas e privadas. O profissional licenciado tem habilitação para lecionar em turmas do nível fundamental e médio, tanto no ensino regular quanto na educação de jovens e adultos.
Uma boa oportunidade está nos concursos públicos que acontecem periodicamente para contratação de professores da rede municipal, estadual e federal de ensino. Desse jeito, o docente conquista maior estabilidade na carreira, o que é muito bem-vindo para qualquer profissional, especialmente em tempos de crise econômica.
Outras possibilidades são lecionar em cursos pré-vestibulares, cursos preparatórios para concursos e dar aulas particulares de Matemática, algo que costuma ser muito buscado por alunos do ensino médio e pré-vestibulandos em geral. A proximidade de provas importantes, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), faz como que esse tipo de serviço seja bastante valorizado.
Devido à formação abrangente do curso de Licenciatura em Matemática, além de trabalhar na área da educação, o profissional também pode encontrar oportunidades em empresas de vários segmentos. Alguns exemplos são as empresas de tecnologia, as instituições financeiras e as indústrias.
O bacharel em Matemática, por sua vez, conta com as oportunidades oferecidas pelo mercado de trabalho, mas não pode atuar como professor da educação básica, pois isso é exclusividade de quem faz a Licenciatura. A seguir, confira algumas das áreas de atuação de um matemático:
- biomatemática: uso de modelos matemáticos para estudar processos biológicos;
- matemática empresarial: uso de ferramentas matemáticas no setor de finanças, logística e marketing;
- mercado editorial: desenvolvimento de material didático para o ensino de Matemática;
- área financeira: elaboração de projeções de risco e gerenciamento de investimentos;
- tecnologia: desenvolvimento de algoritmos para softwares e tradução de modelos matemáticos para a linguagem da computação.
Além disso, o bacharel ainda pode investir na obtenção de novo título, cursando a Licenciatura como segunda graduação e passando a atuar também na área da educação básica. Outra possibilidade é fazer pós-graduações, como o mestrado e o doutorado, que habilitam para o ensino no nível superior.
No Brasil, a média salarial de um professor de Matemática que atua no ensino fundamental e médio fica em torno de R$ 2.000,00. Por outro lado, a média salarial dos matemáticos que trabalham em outros setores do mercado chega a cerca de R$ 7.600,00.
Como selecionar a faculdade ideal para o curso?
O desempenho de um profissional no mercado de trabalho, não importa em qual setor, está diretamente ligado à qualidade da sua formação. Assim, é fundamental selecionar uma boa instituição de ensino para conquistar o tão sonhado diploma.
Nesse sentido, alguns aspectos que precisam ser observados são o reconhecimento do curso pelo Ministério da Educação (MEC), a infraestrutura da instituição e o corpo docente. Afinal, professores capacitados fazem toda a diferença na formação dos estudantes.
Por que optar por um curso EAD de Matemática?
A Licenciatura em Matemática EAD é uma opção que proporciona maior flexibilidade para o estudante, sem deixar de priorizar a qualidade da sua formação. O diploma desse tipo de curso é reconhecido pelo MEC e pelo mercado de trabalho da mesma forma que o dos cursos presenciais.
Aqui na Unopar, o aluno ainda conta com apoio personalizado ao longo do curso, o que é fundamental para garantir uma jornada acadêmica bem-sucedida. Por isso, Licenciatura em Matemática EAD tem tudo para ser a escolha de curso superior que vai conduzir você ao sucesso profissional.
Confira algumas das unidades da Unopar em que há disponibilidade da graduação em Matemática:
- Uruguaiana/RS;
- Goiânia/GO;
- Primavera do Leste/MT;
- Jaraguá do Sul/SC;
- Ponta Grossa/PR.
Quer saber mais sobre a EAD? Confira também o nosso post sobre como funciona a graduação a distância na prática!