Como encontrar os vestibulares menos concorridos?

estudante vendo vestibulares no computador

Você já notou como, às vezes, a concorrência no vestibular é grande e dificulta o acesso ao ensino superior? Sabemos que essa é uma questão complicada para algumas pessoas, especialmente porque está cada vez mais difícil emplacar uma rotina de estudos intensa, só por estar de olho nesta ou naquela instituição.

Sendo assim, optar por vestibulares menos concorridos pode ser uma boa saída — o que não quer dizer que você está escolhendo uma graduação de baixa qualidade. Pelo contrário, há excelentes faculdades e cursos, mesmo quando a facilidade de ingresso é maior. 

Com uma boa pesquisa, é possível encontrar vestibulares menos concorridos, sem se preocupar com a qualidade do curso. Inclusive, essas faculdades estão bem mais perto do que você pensa. 

Fique conosco nesta leitura, entenda um pouco mais sobre o vestibular no Brasil e como encontrar as faculdades menos concorridas!

Como são os vestibulares no Brasil?

Antes de você sair atrás das provas menos concorridas, é preciso ter um panorama sobre o que é o vestibular no Brasil. Até pouco tempo atrás, a maioria das instituições de ensino superior, públicas e privadas, utilizava basicamente o modelo tradicional de avaliação.

Funcionava assim: o aluno se inscrevia, recebia um manual do candidato, estudava o conteúdo programático e realizava os exames de maneira presencial. Esse processo seletivo acontecia em etapa única ou em mais de uma fase.

Hoje, esse modelo ainda não foi abandonado, especialmente em faculdades tradicionais e no ensino público. No entanto, muita coisa mudou, não apenas em razão do avanço da tecnologia digital. As instituições estão percebendo que é preciso oferecer uma maneira mais flexível de admissão.

Por exemplo, além dos diferentes tipos de vestibular (como o agendado e online), também é possível utilizar a nota do Enem para complementar ou substituir sua pontuação na Unopar. Também oferecemos premiações para os que se destacam, como bolsas de estudo e descontos nas mensalidades.

O Enem, aliás, passou a ser considerado o “maior vestibular do país”. O alto desempenho do candidato pode garantir ingresso em instituições de ensino públicas de excelência, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

O porém de tudo isso é que a concorrência costuma ser bem alta, dificultando o ingresso do aluno até nos cursos com menor nota de corte. Então, dependendo da graduação de seu interesse e da sua necessidade de entrar na faculdade o quanto antes, vale a pena buscar as faculdades menos concorridas.

Quer se dar bem no Enem? Então, visite agora o portal Trilha do Enem. Lá, você pode fazer simulados, tirar dúvidas e, ainda, receber um plano totalmente personalizado para otimizar a sua rotina de estudos.

Quais são as dicas para encontrar os vestibulares menos concorridos?

Quer encontrar os vestibulares menos concorridos e tomar sua decisão sem medo? Veja as dicas que separamos para você, a seguir!

Escolha faculdades particulares

A rede privada do ensino superior é muito maior que a pública. Para dizer a verdade, são as faculdades particulares que dominam o mercado educacional. De acordo com informações do MEC, em 2017, eram 2.152 instituições

Logo, pesquise na sua região as melhores faculdades particulares, considerando os seguintes critérios:

Avalie a possibilidade de estudar em instituições do interior

Normalmente, as capitais recebem um número muito grande de estudantes, que pensam ser os únicos polos de oportunidades profissionais. Isso faz aumentar muito a concorrência para ingresso.

Por isso, considere fazer o caminho inverso e estudar no interior, que também concentra excelentes instituições, porém, com vestibulares mais fáceis de driblar o número de candidatos.

Uma dessas faculdades é a Unopar, que tem destaque no país todo e conta com 6 unidades no interior do Paraná: Arapongas, Bandeirantes, Cascavel, Ponta Grossa e duas em Londrina, além de 750 polos EAD de apoio espalhados pelo país.

Confira a média de vagas por instituição

Também é interessante observar a oferta em cada instituição. É muito comum haver cursos de qualidade, infraestrutura e mensalidades similares, porém, com uma variação grande no número de vagas. Isso torna alguns vestibulares mais fáceis que outros.

Então, se você perceber que o custo-benefício entre essas faculdades é equivalente, vale muito a pena escolher aquela instituição com maior número de vagas, pois aumentam as chances de o vestibular ser menos concorrido.

Verifique a existência de cotas

Caso você pretenda prestar o vestibular em uma instituição federal, saiba que existem a Lei das Cotas (Lei 12.711/12), sancionada pela ex-presidente Dilma Rousseff. Em resumo, o texto diz que universidades e institutos federais devem reservar 50% de suas vagas na ampla concorrência a pessoas que tenham estudado o ensino médio em escolas públicas e com renda restrita.

Metade dessas vagas é destinada a estudantes com renda familiar mensal per capita de até 1,5 salário mínimo, enquanto a outra é para alunos com a renda superior a 1,5 salário mínimo. Além disso, aí estão incluídos pretos, pardos, índios e portadores de deficiência.

Então, as vagas para cotistas podem tornar o processo de admissão ainda mais concorrido. Logo, continue sua pesquisa e verifique se vale a pena fazer a inscrição no vestibular de uma faculdade particular, por exemplo.

Veja as opções de vestibular EAD

Os cursos a distância (semipresenciais e EAD) estão em alta no país e chamam a atenção dos estudantes, em razão da flexibilidade e do grande número de vagas em aberto, já que a infraestrutura assim o permite.

Como a procura está sendo bem alta, a qualidade também cresce a cada ano, tanto em relação à infraestrutura quanto ao ensino e recursos digitais disponíveis. Inclusive, alguns cursos têm um conceito alto no MEC, ultrapassando até mesmo os presenciais.

Outro ponto positivo é o vestibular online, adotado pela Unopar. Essa modalidade de prova vale para todas as modalidades de graduação. Na hora da inscrição, você decide se fará as provas presencialmente ou pela internet ― uma vantagem e tanto para quem precisa de praticidade.

Faça uma escolha segura!

Quer uma última dica para encontrar vestibulares menos concorridos? Procure uma faculdade moderna, de alta qualidade e com ampla oferta de cursos e vagas. Esta instituição é a Unopar. Presente em todo o Brasil, hoje é líder em EAD e atende a mais de 450 mil alunos. Os melhores professores e uma infraestrutura completa bem perto de você.

Não fique fora dessa! Inscreva-se agora mesmo no vestibular da Unopar e transforme seu futuro.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content