5 dicas para conseguir bolsas de estudo em Londrina

moça estudando através de bolsa de estudos em londrina

Todo estudante que deseja iniciar sua vida universitária deve fazer uma pesquisa sobre as suas áreas de interesse, as instituições de ensino que oferecem os cursos relacionados e as oportunidades locais. Neste post, vamos falar das opções de bolsas de estudo em Londrina.

Apesar de não ser a capital paranaense, essa é uma das principais cidades do estado e até da região Sul. Seu desenvolvimento reflete-se na economia, na indústria, no comércio e também na educação. O município oferece uma boa variedade de escolas em todos os níveis, incluindo opções de cursos superiores nas modalidades semipresencial e 100% a distância.

Ou seja, estamos falando de um cenário favorável para quem deseja se qualificar e construir uma carreira bem-sucedida. Se a questão financeira for um problema, separamos as melhores dicas para você aumentar suas chances de conseguir uma bolsa. Confira a seguir!

1. Faça a prova do Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio é uma das provas mais importantes do país. Ele não é utilizado somente como substituto de alguns vestibulares, mas também como parte do processo seletivo de candidatos a bolsas de estudo. Inclusive, os programas do governo federal (como Prouni e Sisu) têm como exigência a realização do Enem.

Sendo assim, é interessante que todo aluno faça a prova e se esforce para ter um bom resultado — o que pode ser definitivo para conseguir uma oportunidade de estudar de graça ou com um custo reduzido. Mesmo que o vestibular tradicional seja feito ou outra forma de ingresso seja escolhida, a nota do Enem ajuda, e muito, na situação das bolsas.

2. Inscreva-se no Prouni

Para quem não conhece, o Programa Universidade para Todos é uma iniciativa do governo a fim de facilitar o acesso das pessoas de baixa renda ao ensino superior. O objetivo é distribuir bolsas de estudos integrais e parciais (100% e 50%, respectivamente) para quem deseja cursar uma graduação — lembrando que há Prouni em EAD e para a modalidade presencial.

Para ter uma ideia, segundo dados do MEC (Ministério da Educação), em 2019, foram distribuídas cerca de 800 bolsas de estudo em Londrina, considerando as diversas instituições de ensino superior no município.

É essencial seguir os critérios definidos pelo programa se quiser concorrer a uma dessas bolsas:

  • ter média igual ou superior a 450 pontos na última edição do Enem e não zerar a prova de redação;
  • ter renda familiar bruta de até três salários mínimos por pessoa;
  • não ter nenhum diploma de graduação anterior;
  • ter estudado durante o ensino médio em escola pública ou em escola particular na condição de bolsista integral.

Há ainda outros casos que também permitem concorrer a bolsas no Prouni, como:

  • ter algum tipo de deficiência;
  • ser professor da rede pública com intenção de fazer um curso de Licenciatura.

Todos aqueles que atenderem aos requisitos podem fazer o cadastro no site do Prouni para participar da seleção de candidatos a uma das bolsas disponíveis, desde que a faculdade escolhida faça parte do programa. As datas de inscrição são anunciadas semestralmente pelo MEC. Fique de olho!

3. Procure saber as bolsas oferecidas pelas faculdades

É comum que as instituições de ensino ofereçam algumas bolsas para seus alunos por conta própria. A diferença é como cada uma delas faz isso e as regras para conseguir essa oportunidade.

Por exemplo, existem faculdades em Londrina e em todo o país que beneficiam os estudantes por mérito acadêmico (isto é, aqueles que têm a melhor ou as melhores notas da turma). Aqui na Unopar, você também pode conseguir descontos por meio da indicação de amigos, assim como benefícios para quem está fazendo uma segunda graduação.

Existe também a possibilidade de comprovar renda ou fazer uma prova para tentar garantir a bolsa. Como não há uma regra geral, o ideal é buscar informações na faculdade para saber o que pode ser feito.

4. Descubra se sua empresa tem convênio com a faculdade

Quem já trabalha e quer fazer um curso superior pode contar com o auxílio vindo de uma parceria entre a instituição de ensino e a sua empresa. Aliás, muitas organizações procuram esse tipo de convênio justamente para estimular seus funcionários a estudarem sempre e manterem-se atualizados.

Portanto, essa é mais uma perspectiva que pode ser aproveitada. Como Londrina é a segunda cidade do estado com mais empresas, as chances são ainda maiores. É válido, inclusive, sugerir esse tipo de ação dentro da companhia, caso ela ainda não tenha nenhum incentivo na área de educação para os seus colaboradores. Conversar com o setor de Recursos Humanos pode ser uma boa ideia para viabilizar descontos.

5. Pesquise outras alternativas

Nossa dica final é usar a internet para explorar outras alternativas. Sabemos que conseguir uma bolsa muitas vezes é a única saída que um estudante consegue enxergar para adquirir uma capacitação e desenvolver-se como um profissional no mercado de trabalho.

Contudo, vale a pena ir além e buscar todas as possibilidades para não deixar de lado esse objetivo. Se nenhum desconto for concedido e as opções acima estiverem esgotadas, ainda é possível optar por um financiamento estudantil.

Um dos mais procurados é o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), que é uma iniciativa do governo federal assim como o Prouni e que funciona no modelo de financiamento (e não de concessão de bolsas).

Outro caminho é o Parcelamento Estudantil Privado (PEP), pelo qual até 70% do curso pode ser financiado para ser pago após a conclusão dos estudos — e o melhor, sem ter que pagar juros. Isto é, essas são duas boas oportunidades que também devem ser avaliadas.

Enfim, quem estiver buscando bolsas de estudo em Londrina e região agora já sabe o que fazer para ficar mais perto de conseguir uma. A dedicação aos estudos e a determinação para alcançar suas metas serão ingredientes imprescindíveis nessa jornada!

Gostou das nossas dicas? Se você ainda tem alguma dúvida sobre a validade de um diploma EAD, é hora de acabar com esse mistério. Complete a sua leitura e confira nosso post a respeito dessa modalidade para entender um pouco mais esse modelo de ensino.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content