7 técnicas de redação para arrasar no vestibular

tecnicas de redação

Ninguém escapa dela quando o objetivo é entrar na faculdade. Independentemente da graduação escolhida, todas as áreas só ficam de fato disponíveis ao estudante depois que ele comprova, entre outras competências, suas habilidades escritas no vestibular. Por isso, todos buscam as melhores técnicas de redação, a fim de se prepararem e alcançarem uma boa nota.

Ao contrário do que muitos pensam, essa etapa não é um bicho de sete cabeças. Com as técnicas de redação para vestibular certas e, claro, bastante prática, é possível produzir um ótimo texto, que respeite os critérios de correção. Se é isso que você procura, a Unopar listou as principais estratégias. Confira!

Analise as palavras-chave do tema

O que se espera de um candidato é que ele escreva suas próprias ideias e comprove habilidades argumentativas na redação. Porém, não dá para colocar no papel qualquer coisa que vier pela mente — é preciso ter uma linha de raciocínio com total adequação ao tema.

Como não cometer a famosa fuga ao tema? Bem, o segredo está em analisar quais são as palavras-chave do assunto, contidas tanto no enunciado quanto nos textos de apoio. Essas expressões podem ser sublinhadas de modo que você visualize melhor a ideia central.

Essa é uma das melhores técnicas de redação para o Enem, por sinal! Ela ajuda a focar a proposta e não cometer nenhum deslize parcial ou completo em relação ao assunto. Lembrando que, quando isso ocorre, a nota vai lá embaixo e a pessoa pode não passar no vestibular.

Não é isso que você quer, certo? Então, nada de pressa ou nervosismo: leia e releia o tema quantas vezes precisar e identifique esses termos-âncora, que auxiliam a delimitar a abordagem do texto. Veja um exemplo:

Tema: os impactos das fake news na sociedade brasileira.

  • fake news: o assunto central;
  • sociedade brasileira: uma delimitação do assunto, então, você deve falar do problema principalmente no Brasil;
  • impactos: além de explicar o que são ou como surgiram as fake news, apontar o que esse fenômeno causa ao país.

Elabore um rascunho de texto

Tema dominado, é hora de começar a escrever? Ainda não. Para poupar seu tempo (acredite!) e arrasar no texto, faça um planejamento antes. O esquema da redação serve para organizar suas ideias, relacionar argumentos e selecionar o que vai ser dito em cada parágrafo.

Quando o esqueleto está pronto, é só seguir o que ele aponta e preparar a redação sem interrupções para desmanchar ou reescrever informações mal colocadas. Vamos seguir o exemplo anterior e pensar em um rascunho?

  • Introdução: apresentar o tema (fake news) e dizer que o fenômeno global afeta o Brasil, com sérios impactos na sociedade brasileira.
  • Desenvolvimento: dividir as ideias em dois parágrafos, pelo menos. No primeiro, o impacto amplo, de uma sociedade sem pensamento crítico e alimentada com discursos de ódio. No segundo, um mais pontual, como em uma eleição, que pode favorecer um candidato e interferir nos resultados.
  • Conclusão: relembrar o tema, sumarizar o que foi mencionado no desenvolvimento e finalizar com uma análise e possível proposta ao problema.

Enquanto faz o rascunho, também dá pra anotar algumas palavras importantes que ajudam na construção do pensamento. Assim, os riscos de “perder o fio da meada” são reduzidos e você faz melhor gestão de tempo ao escrever uma redação mais completa e bem-elaborada.

Faça uma boa interpretação dos textos de apoio

Mais uma das técnicas de redação para o Enem e outros tipos de prova, como o vestibular online, é aproveitar ao máximo o que o exame oferece. Junto ao tema, ele apresenta alguns textos de apoio, que servem como norteadores para que o candidato inicie o processo de produção escrita.

Fazer uma interpretação adequada desse material é um bom caminho até para entender melhor o tema — já que, algumas vezes, nem sabemos por onde começar. Só é importante lembrar que as informações contidas nos textos, figuras e infográficos, por exemplo, não devem ser copiadas! Elas são apenas apoio.

Observe as características da redação

Às vezes a pessoa entende perfeitamente o tema e tem argumentos ótimos, muito bem-embasados. Só que ela não conhece — ou se esquece de usar — os mecanismos necessários à construção de um texto no gênero solicitado.

Normalmente, o vestibular EAD, presencial e o Enem Digital pedem uma dissertação argumentativa. Ela é dividida como mostramos no exemplo do rascunho: tem introdução, um desenvolvimento com dois ou três parágrafos, em média, e conclusão. É um texto sucinto, que gira em torno de 25 a 30 linhas.

Além da parte estrutural, cada parágrafo deve fazer sentido, ou seja, ter unidade, consistência e concisão. Isso quer dizer que as ideias precisam se relacionar entre si e com o tema, de forma objetiva e clara, mantendo o tom e estilo de texto do início ao fim.

Teste diferentes formas de começar o texto

Por mais que a gente deva respeitar a estrutura do gênero, não existe uma fórmula única para começar uma redação. A introdução, porém, é uma parte importante, porque funciona como um “cartão de visita”. Logo, é preciso treinar em casa algumas maneiras de iniciar a produção — o que evita aquele apagão na hora da prova.

Agora, por mais que valha a pena testar e memorizar alguns formatos interessantes de introdução, nunca comece o seu texto com chavões e expressões batidas, que são lugar-comum. Isso empobrece a redação, e a banca de correção já vai diminuir as expectativas em relação ao restante da dissertação.

Leia muito

Além de ficar por dentro do que acontece no Brasil e no mundo, ao ler diferentes tipos de conteúdo, você fica com o olhar apurado em relação à escrita. A leitura é uma forma poderosa de melhorar a gramática, o vocabulário e a ortografia, sabia?

Sem falar que absorvemos conhecimentos diversos e aprimoramos nossa capacidade de interpretação de texto. Então, se você quer mandar bem na prova, leia muito, pois essa é uma das melhores técnicas de redação. E aqui vale tudo: literatura, notícias, artigos de opinião, revistas, sites etc. Quanto mais diversificada for sua experiência, mais conteúdo terá para melhorar a argumentação.

Treine seu vocabulário

Por mais que você esteja com as técnicas de redação acima afiadas, não dá para abrir mão da boa escrita. O cuidado com a gramática é fundamental, bem como todas as outras nuances da norma culta da língua. O que também faz uma diferença enorme é a riqueza de vocabulário, desde sinônimos que evitam a repetição cansativa no texto aos conectivos que ajudam a construir melhor sua linha de pensamento.

Não precisa aprender palavras difíceis — e a linguagem simples e objetiva é até mais recomendada. Mas é possível deixar a redação bonita com o capricho da variação linguística, com a ortografia e a pontuação em dia, por exemplo.

Um bom texto é alcançado depois de bastante prática. Por mais que as melhores técnicas de redação para vestibular pela internet ou presencial funcionem, elas precisam ser testadas no dia a dia, combinado? Preste atenção no tempo gasto e reserve alguns minutos para uma leitura final, a fim de revisar o conteúdo e conferir se está tudo certo.

Potencialize seus rendimentos nas provas!

Algumas faculdades particulares, hoje, usam apenas o texto dissertativo como vestibular. Daí a importância dessa preparação ao encarar o desafio. Se for necessário, busque ajuda de cursos preparatórios específicos em técnicas de redação, como o Trilha do Enem, e conte com uma correção profissional para otimizar suas habilidades.

Gostou das dicas e sente que vai conseguir se preparar muito bem para o vestibular? Então, realize sua inscrição aqui na Unopar de uma vez e mande muito bem na prova!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 24

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.