Não passei no vestibular, e agora? Veja o que fazer

não passei no vestibular e agora

Não passei no vestibular, e agora? Ter dúvidas nesse momento é algo natural, principalmente após não ver o retorno imediato do período de estudos. Contudo, não desanime nessa hora, pois a sua carreira de sucesso está só começando e existem alternativas para fazer a tão sonhada faculdade.

Aliás, a nota baixa no vestibular não representa necessariamente que o aluno é inadequado para entrar na graduação. As universidades públicas abrem um número limitado de turmas, o que coloca os candidatos para competirem por pouquíssimas oportunidades.

Por isso, é recomendável a leitura deste conteúdo para entender quais são as alternativas e voltar a estudar. Não deixe de conferir!   

Faça uma autoavaliação

Em primeiro lugar, precisamos mudar a pergunta de “não passei no vestibular, e agora?” ou “não passei no Enem, e agora?” para “o que realmente aconteceu?”. A autoavaliação ajuda a refletir sobre a situação e dá condições para você planejar os próximos passos da sua carreira.

Uma sugestão é usar a análise SWOT. Nela, você vai responder a 4 questionamentos importantes para entender a sua situação atual.

  • Quais são as suas forças?
  • Quais são as suas fraquezas?
  • Quais são as oportunidades disponíveis?
  • Quais são as possíveis ameaças?

As forças e fraquezas dizem respeito a você mesmo: conhecimentos, situação financeira, tempo disponível, motivação para estudar etc. Já as oportunidades e ameaças são o que o contexto oferece: formas de ingresso alternativas, concorrência no processo seletivo, opções de crédito e bolsa de estudos etc. 

Verifique opções de vestibular ao longo do ano

Outro ponto relevante é levantar o calendário de oportunidades disponíveis ao longo do ano: vestibular e Enem. Fique atento também aos exames sem data específica para acontecer, como o vestibular online e agendado, que são opções da Unopar para que você faça a prova quando se sentir preparado.

Como dica de estudos, modifique a preparação de acordo com o perfil da prova. No caso do Exame Nacional do Ensino Médio, é possível usar a metodologia da Trilha do Enem para ir direto aos pontos em que você tem dificuldade. No vestibular, é importante se basear nas edições anteriores e nos possíveis temas de redação, se for o caso, realizando muitos exercícios.

Pesquise por instituições com menor concorrência

O acesso ao ensino superior pode ser facilitado se você buscar por instituições com menor concorrência. Saiba que isso não significa escolher uma faculdade ruim, em que os cursos não oferecem a devida preparação para o mercado de trabalho.

O segredo é olhar para infraestrutura. As instituições de ensino que mantêm polos com boas condições e corpo docente qualificado em diversas cidades conseguem aumentar o número de turmas. Logo, haverá menos candidatos por vaga.

Considere também a possibilidade do EAD, semipresencial ou 100% online. Como essa modalidade é oferecida em escala nacional, na Unopar, os cursos recebem grandes investimentos e contam com professores conceituados no mercado, sem que isso represente uma mensalidade elevada para o aluno.

Adote novas técnicas de estudo

Entre as alternativas, você pode adaptar os seus métodos para estudar de forma eficiente. Normalmente, a principal dificuldade é fazer um planejamento de longo prazo, minimizando o esquecimento até a data da prova.

Por isso mesmo, as técnicas de memorização estão no centro desse tipo de preparação. É preciso adotar métodos mais intensos — em que existe mais atividade cerebral durante o estudo — e revisões periódicas para potencializar o resultado. A lista de ferramentas vai longe:

  • autoexplicação do conteúdo;
  • elaboração de quadros; 
  • exercícios de provas anteriores
  • flash cards;
  • mapas mentais;
  • resumos.

Avalie-se periodicamente

Um cuidado no estudo para vestibular é realizar simulados para saber a distância entre você e a nota de corte. Além disso, a prática ajuda outros fatores relevantes, como gerir o tempo e ter controle emocional durante a prova.

No caso da redação, o hábito de escrever será decisivo para minimizar os erros e o desgaste durante o exame. Sem contar que o texto argumentativo apresenta regras específicas que precisam ser transformadas em competências pela repetição.

Considere formas de ingresso alternativas 

Se você não passou no vestibular, a melhor maneira de continuar os estudos pode ser buscar um processo seletivo em que as suas chances de aprovação sejam maiores. Aqui na Unopar, por exemplo, contamos com diferentes formas de ingresso. Veja só!

Vestibular tradicional

O vestibular tradicional consiste na abertura do processo seletivo com data e local definidos pela Unopar. Lá, você realizará a prova para o curso de seu interesse.

Vestibular agendado

Já no modelo agendado, o candidato acessa o calendário com as datas disponíveis para realizar a prova ao longo do ano.

Vestibular online

Também é possível realizar o processo seletivo integralmente pela internet. É o meio mais rápido de chegar na matrícula, porque você pode fazer a avaliação no mesmo dia em que se inscrever.

Ingresso pelo Enem

Um quarto caminho é substituir a nota do vestibular pela nota do Enem. Para isso, você precisa de 200 pontos nas provas de conhecimento e de redação.

Prouni e FIES

A nota do Enem também substitui o vestibular para os alunos do Prouni e do FIES. O processo seletivo acontece nos sites dos programas, geralmente, nos meses posteriores ao exame.

Transferência externa

Caso você esteja matriculado em um curso, mas queira uma graduação com melhores oportunidades, é possível fazer a transferência externa para Unopar.

Perceba que a faculdade conta com inúmeras vias de acesso, e não apenas o vestibular tradicional. Aliás, a prova online e a agendado, na maioria dos cursos, contam com a redação — que valoriza mais a sua capacidade de argumentar e apresentar um raciocínio coerente do que decorar grandes quantidades de informação.

Viu só? Se você não passou no vestibular, ainda há muito o que fazer:

  • faça uma autoavaliação;
  • verifique opções de vestibular ao longo do ano;
  • pesquise por instituições com menor concorrência;
  • adote novas técnicas de estudo;
  • avalie-se periodicamente;
  • considere formas de ingresso alternativas.

Uma boa prática é usar o período para refletir e escolher os cursos do seu interesse. Depois disso, conheça as oportunidades que estão mais próximas de você no momento. Afinal, iniciar os estudos agora não impede a busca por outras soluções, como uma bolsa do Prouni, por exemplo.

Agora é com você!

O “Não passei no vestibular, e agora?” é um momento de reflexão, em que você deve buscar alternativas e, acima de tudo, não desistir dos seus sonhos. Até porque, mais determinantes do que a aprovação ou reprovação, é a dedicação durante o curso superior, desenvolvendo as competências da sua profissão.

Para continuar os estudos e fazer uma excelente faculdade, inscreva-se no vestibular da Unopar! Venha construir um futuro de sucesso com a gente.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content