Gestão de tempo: 6 dicas para se organizar melhor

estudante fazendo gestão de tempo

Compromissos do trabalho, novos aprendizados e afazeres domésticos vêm se acumulando em sua rotina diária? A prática simultânea de diferentes tarefas é comum na sociedade moderna, mas demanda equilíbrio. Uma boa forma de evitar a sensação de sobrecarga é investir na gestão de tempo.

Esse tipo de planejamento é crucial para dar conta de todas as atividades que considera importantes. Isso inclui desde lições da rotina de estudos até processos necessários ao exercício da profissão. Afinal, ainda é preciso garantir espaço para os cuidados com a casa e para o desfrute do lazer. Aqui na Unopar, nossa intenção é tornar esse quesito mais fácil para que você possa aproveitar ao máximo o período de graduação, rumo ao sucesso profissional.

Por isso, preparamos este post. A partir de agora, vamos apresentar 6 passos que podem ser úteis na organização do seu tempo. Então, se você quer melhorar o modo como enfrenta cada responsabilidade, fique de olho!

Agende suas tarefas diárias

Não tem coisa mais chata que mal acordar e já ter que pensar em tudo o que precisa ser feito. Essa preocupação tira todo o ânimo e a concentração que poderiam ser dedicados a um café da manhã agradável, além de, muitas vezes, fazer com que você comece o dia de mau humor.

De fato, é difícil ser produtivo quando estamos com a cabeça a mil. Por isso, vale a pena organizar todos os seus compromissos no dia anterior ou, se tiver uma rotina padronizada, anotar tanto as atividades fixas quanto aquelas esporádicas — que surgem durante a semana ou em datas mais espaçadas.

Um bom começo é estruturar um cronograma detalhado, em forma de planilha física ou digital, para registrar as tarefas e o prazo em que devem ser cumpridas. Olhe esse material diariamente e você não terá que ficar refletindo tanto tempo sobre o que vem pela frente. Apenas confira e comece a colocar a mão na massa!

Cumpra uma obrigação por vez

Essa é uma das dicas de gestão de tempo mais importantes na atualidade, já que tanta gente está acostumada a exercer milhares de coisas em um curto período. Às vezes não tem como fugir desse ritmo, mas é importante lembrar que a prática simultânea de atividades tende a diminuir o desempenho em cada uma delas.

Assim, se você pretende otimizar a rotina e obter melhores resultados nos processos que desempenha, procure reservar um tempo exclusivo para cada tarefa. Transforme o cronograma em aliado para categorizar suas obrigações conforme o prazo limite, grau de complexidade ou nível de importância.

No período da manhã, por exemplo, tanto o nosso cérebro quanto o corpo estão mais descansados e com as energias abastecidas. Logo, pode ser uma boa ideia usar esse momento para resolver questões que são prioritárias, dando continuidade nessa ordem até chegar aos compromissos menos relevantes.

Faça pausas recorrentes

O descanso tem papel de destaque em uma rotina atribulada, por isso, deve receber a devida atenção. Para começar, invista no hábito de dormir sempre em um único horário, pois assim você também passa a ter facilidade para despertar todos os dias no mesmo instante.

Os intervalos entre uma atividade e outra também são importantes, já que dão um descanso ao corpo e à mente para que você receba novos estímulos e retome as tarefas com motivação. Essas pausas devem ser feitas tanto por quem estuda (presencial ou ensino a distância) quanto por aqueles que trabalham (fora ou em casa).

Há até técnicas próprias para você testar e observar os resultados. A Pomodoro, por exemplo, consiste em manter foco total em uma atividade por 25 minutos, descansar brevemente e cumprir um novo período de 25 minutos. A pausa pode ser usada para tomar um café, alongar o corpo e até fazer um lanche leve.

Mantenha o ambiente organizado

A poluição visual pode tirar a sua concentração nos afazeres, principalmente se você é daquelas pessoas que dão bastante valor à estética dos espaços. Mesmo que não se incomode tanto com a questão da aparência, saiba que locais bagunçados fazem com que perca mais tempo procurando o que precisa.

Assim, uma boa forma de aumentar o rendimento e a produtividade em seus afazeres é manter os ambientes que você frequenta sempre arrumados. Isso vale para qualquer área, seja um quartinho para estudar em casa, seja um escritório profissional dentro da empresa.

Arrume-se conforme a ocasião

Essa dica não tem nada a ver com estilo, já que cada pessoa tem suas preferências em relação ao modo de se vestir. O objetivo é promover o mesmo efeito da organização do ambiente, ou seja, garantir que todas as condições do entorno estejam adequadas para você dar o máximo nas atividades.

Assim, quando quiser aplicar a gestão de tempo nos estudos ou no trabalho, prepare-se corretamente para tais ocasiões. Nada de ficar de pijama e pantufa se a finalidade for produzir em casa. Monte um look confortável, arrume o cabelo, passe um perfume e utilize algum acessório.

Cuide da sua imagem que, automaticamente, você vai sentir mais confiança e disposição para enfrentar cada tarefa. Depois que finalizar, ainda terá a excelente sensação de tirar todo esse “uniforme” e colocar peças perfeitas para curtir o seu merecido descanso.

Reduza as fontes de distração

A escolha certeira do ambiente já é um bom caminho para evitar a procrastinação. Quem precisa conciliar estágio e trabalho ou rotina doméstica e estudo, por exemplo, deve fazer isso em locais tranquilos, sem muita interferência de ruídos externos ou da ação de terceiros.

O problema é quando recursos próximos da gente cumprem o papel de distrair e atrasar a entrega das tarefas. Como exemplo, podemos citar o celular e o computador pessoal. Se você faz uso desses aparelhos, procure limitar o tipo de conteúdo ou funcionalidade empregados diariamente.

Redes sociais, softwares diversos e aplicativos de mensagens geram muitas notificações, a todo instante. Então, mantenha todos em modo silencioso e, de preferência, desfaça o login em suas contas virtuais. Assim, fica muito mais fácil manter um fluxo contínuo de produção.

Agora você sabe o que é gestão de tempo e as principais práticas envolvidas nesse processo. Temos certeza de que, com as dicas da Unopar, sua rotina ficará mais leve e propícia para a execução de uma série de atividades, do lazer ao trabalho.

Que tal continuar aprendendo? Veja como montar um cronograma de estudos simples e eficiente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content