Conheça as áreas da Engenharia Civil em alta para construir carreira!

engenharia civil arquitetura

Confira neste artigo tudo que você precisa saber sobre as áreas da Engenharia Civil. Assim, entenda o que faz esse profissional. Bem como, os campos de atuação. 

Quais são as áreas da Engenharia Civil?

Veja a seguir, as principais áreas em alta para você que deseja ingressar na Engenharia Civil. Com isso, pode escolher a que atende melhor o seu perfil profissional. Bem como, suas aptidões pessoais.

Ensino como uma das áreas da Engenharia Civil 

Engenheiros Civis formados podem atuar tanto na operação, quanto na educação. Ou seja, dar aulas de nível médio ou superior. Contudo, é necessária a pós-graduação, principalmente doutorado e mestrado. Assim como, consegue conciliar os dois mercados.

Saneamento

Setor voltado de forma geral para a saúde pública por ser um ponto essencial à população. Nesse sentido, esse profissional tem como função principal levar os serviços de coleta de esgoto a mais pessoas.

De forma geral, atende bairros e cidades inteiras. Porém, também pode desenvolver pequenos projetos em prédios e condomínios, por exemplo. Por fim, redes de captação e distribuição de água e drenagem pluvial são o foco de trabalho do engenheiro civil.

Áreas da Engenharia Civil: Orçamento e planejamento

Não existe projeto sem orçamento e planejamento. Então, o profissional que atua no setor é muito requisitado. Apesar de ele não executar o empreendimento é ele que determina como e quando os insumos e verbas serão gastos. Essa é uma das áreas da Engenharia Civil.

Hidráulica

Atua em obras costeiras, canais, reservatórios, sistemas de irrigação e barragens. Bem como, todo e qualquer setor que envolva recursos hídricos. Ou seja, esse profissional busca de forma constante soluções que sejam úteis ao homem, e sem agredir o meio ambiente.

Áreas da Engenharia Civil: Geotecnia

Estuda como o solo se comporta quando recebe peso ou passa por outros tipos e alterações. Nesse sentido, é esse profissional que avalia se o local onde se pretende realizar a obra é adequado à construção ou se deve ser substituído.

Especializações nas áreas da Engenharia Civil 

Depois de formado, o profissional pode se especializar em uma das áreas desse setor. Então, veja a seguir as principais especializações disponíveis no mercado:

  • Sistemas construtivos de edificações;
  • Segurança do trabalho;
  • Gestão de projetos;
  • Auditoria;
  • Sustentabilidade.

Outra forma de atuação é de forma generalista. O que é não é recomendado, porque quanto mais especializado você for em um determinado segmento, maiores as chances de posição no mercado.

A Unopar abre portas para a sua carreira profissional

Se você pretende seguir carreira na Engenharia Civil, a Unopar é a sua melhor escolha. Isso porque, trata-se de uma organização líder no mercado no segmento de educação com mais de 40 anos. Além disso, inova a cada dia e acompanha os avanços da tecnologia.

Exemplo disso, são as diversas opções de ensino disponíveis. Ou seja, você pode estudar de forma 100% online ou semipresencial. Bem como, optar pelo modelo presencial. Isso porque, só você sabe qual o melhor formato se adequa a sua realidade e dia a dia.

Então, a Unopar é para você que deseja começar a sua carreira profissional em uma das áreas da Engenharia Civil. Bem como, para quem deseja mudar sua estrutura de ensino para uma mais completa e inovadora e que já se cansou de mais do mesmo.

As inscrições do vestibular Unopar estão abertas

Faça hoje mesmo a sua inscrição no vestibular e comece uma nova trilha para o sucesso da sua profissão. Por fim, o saber abre portas e a Unopar está pronta para ser a sua principal ferramenta para conquistar os seus objetivos.

Inscreva-se hoje mesmo no vestibular da Unopar clicando aqui.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.