Na prática, o que significa a modalidade EAD?

Desconto nota do Enem

O EAD tem ganhado cada vez mais popularidade nos últimos anos¹. Inclusive, é muito provável que você já tenha visto diversas faculdades oferecendo cursos híbridos (também chamados de semipresenciais) ou cursos 100% a distância. Diante desse cenário, é compreensível ficar com dúvidas sobre as diferenças entre tais modalidades ou qual delas é a melhor opção de estudo.

No passado, o sonho de conquistar um diploma e seguir carreira era cheio de obstáculos como questões financeiras e falta de tempo. Atualmente, a modalidade EAD apresenta vantagens que popularizam o ensino — seja pelo valor menor das mensalidades, seja pela metodologia de ensino utilizada. Que tal entender um pouco mais sobre o ensino a distância (EAD) e seus diferentes tipos?

O que significa modalidade EAD? 

EAD é a abreviatura para Ensino a Distância, usada para reconhecer a metodologia de ensino realizada em plataforma virtual, ou seja, sem ser necessária a presença física em uma sala de aula para o processo de aprendizagem.

Na modalidade 100% EAD, as interações necessárias para o ensino ocorrem de maneira online, e o acadêmico tem tarefas e avaliações para executar no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), como acontece nos cursos tradicionais. No entanto, por ser um formato online, o estudante tem a possibilidade de se organizar conforme a rotina de trabalho e outras atividades pessoais. 

Vale lembrar que ainda existe a modalidade semipresencial ou híbrida como é conhecida, sobre a qual falaremos mais adiante.

Com o crescimento da modalidade EAD, diferentes tipos de cursos passaram a adotar essa metodologia. De forma geral, hoje são ofertados:

  • cursos livres;
  • cursos técnicos;
  • graduação: Tecnólogo, Licenciatura e Bacharelado;
  • pós-graduação.

Quais são as modalidades EAD? 

Como falamos, existe hoje no Brasil a modalidade 100% EAD e a modalidade híbrida ou semipresencial. Abaixo detalhamos algumas diferenças sobre as ambas, confira!

Ensino Semipresencial

O estudante que prefere o formato semipresencial precisará ir à faculdade ou a um polo presencial de 1 a 3 vezes por semana para assistir às aulas — em sua maioria práticas e laboratoriais — e realizar provas. 

Sendo assim, o acadêmico manterá contato direto com os docentes e com os colegas de sala, oportunizando a realização de trabalhos em grupo e a construção de networking.

Porém, existem alunos que apresentam dificuldades de se locomoverem até a instituição de ensino por questões de trabalho, distância da faculdade ou até mesmo pelo trânsito que impede a chegada no horário.

Dessa forma, é importante analisar se terá condições de ir até a instituição alguns dias da semana antes de se matricular num curso semipresencial. Como aulas presenciais contabilizam faltas e a ausência impede um bom aprendizado, esse ponto acaba sendo bastante relevante.

Ensino 100% online

Assistir às aulas de forma online é uma ótima alternativa para pessoas com pouco tempo e limitações financeiras. Além disso, as mensalidades dos cursos EAD são mais baixas que as das outras modalidades, sendo essa uma das suas principais vantagens. 

O aluno que realiza um curso 100% EAD tem a possibilidade de estudar onde quiser e no horário que achar adequado à sua rotina. Outra vantagem é poder assistir às videoaulas quantas vezes achar necessário sem custo adicional.

Ao concluir o curso, obterá um diploma de ensino superior referente ao curso realizado com a mesma validade de um curso presencial.

Qual é a diferença entre 100% online e semipresencial? 

Além da metodologia de ensino, há outras diferenças entre as duas modalidades EAD. No entanto, existem também muitas semelhanças. Conheça algumas!

Tour pela prova do Enem

Processo seletivo

Os processos seletivos para o ingresso do acadêmico não são tão diferentes entre as modalidades EAD e presencial, porém, podem variar de acordo com cada instituição. Existem aquelas que oferecem vestibulares online, enquanto outras apenas no formato tradicional presencial.

Plataforma de ensino

Como vimos, a plataforma virtual utilizada tem o nome de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Trata-se de uma ferramenta online a qual o aluno terá acesso para acompanhar as aulas. Para utilizá-la, é necessário apenas que o aluno receba um ulogin e senha da faculdade e tenha conhecimentos básicos de informática. 

O AVA é um espaço versátil e intuitivo no qual são disponibilizadas, além das aulas, ferramentas como espaço para discussões, fóruns, chat com professores, provas, biblioteca virtual, exercícios e trabalhos. 

Nela, o estudante também tem contato com o calendário acadêmico e fica por dentro das datas e dos prazos das atividades. Lembrando que os cursos híbridos também têm acesso ao AVA, mas a sua utilização é um pouco diferente — já que certas aulas acontecerão presencialmente.

Diploma

O MEC (Ministério da Educação), órgão responsável pela regulamentação e fiscalização do ensino no Brasil, realiza avaliações periódicas nos cursos e nas instituições de ensino.

Isso quer dizer que as instituições regulamentadas pelo MEC emitem o diploma na modalidade EAD 100% online, semipresencial ou presencial com a mesma validade. Assim, no mercado de trabalho, não existe diferença documental entre profissionais formados em curso a distância ou semipresenciais.

Cursos

É comum que os cursos ofertados pelo ensino híbrido foquem principalmente aqueles que dependem de práticas em laboratórios. É o caso de:

  • engenharias, como Engenharia Civil, Mecânica, Elétrica, etc.;
  • cursos na área de saúde, como Enfermagem e Fisioterapia;
  • cursos tecnólogos nos quais o profissional formado terá contato com o público como Estética e Cosmética e Podologia.

Já os cursos 100% a distância abrangem todas as áreas — humanas, exatas e biológicas e da saúde —, existindo uma variedade bem maior de cursos. Porém não existe a liberação para oferta de algumas graduações. Exemplos são Direito, Psicologia e Medicina. Nos vídeos abaixo,, você confere as principais opções aqui na Unopar!

Como escolher a melhor modalidade EAD? 

Para escolher a melhor modalidade EAD, é importante ter certeza de qual curso vai estudar e em quais modalidades é ofertado. A partir daí, é necessário fazer o levantamento de alguns pontos importantes:

  • sua rotina permite ir até a instituição de ensino para aulas presenciais?
  • sua situação financeira permite pagar mensalidades um pouco mais elevadas?
  • sua rotina permitirá manter um bom desempenho?

Se as respostas forem sim, existe uma grande possibilidade de se dar bem no ensino semipresencial, caso exista a oferta do curso que deseja. Porém, se a resposta for não, vale a pena optar pelo 100% online para ter mais flexibilidade e um custo menor.

Faça EAD na Unopar!

Como podemos perceber, a modalidade EAD é uma opção educacional cada vez mais adotada para se capacitar e construir uma carreira profissional de sucesso. Ela apresenta muitas vantagens para os acadêmicos e é uma oportunidade valiosa para pessoas que desejam uma formação de qualidade, mas não têm condições de frequentar um curso presencial.

Inscreva-se na Unopar e tenha acesso ao melhor ensino EAD!

Referências

¹Olhar Digital

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados