Se antigamente ter uma graduação era mais do que suficiente para garantir um emprego, hoje em dia a formação superior se tornou uma característica básica do currículo. De acordo com os dados do Censo da Educação Superior, pesquisa realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o número de novas matrículas no ensino superior brasileiro registrou crescimento de 5,4% em 2019, comparado ao ano anterior. Foram 3,6 milhões de calouros em cursos de graduação – desse total, 2,4 milhões optaram pela modalidade EAD.
Com tantos profissionais qualificados disponíveis no mercado de trabalho, brigando por boas posições em grandes empresas, se tornou indispensável investir no aperfeiçoamento profissional para conseguir boas oportunidades.
Se você se formou há alguns anos, conseguiu um emprego que trouxe a experiência necessária, mas nos últimos tempos você sente maior dificuldade em crescer na carreira e em alguns momentos acha que o conhecimento adquirido na graduação não é mais suficiente, esse post é para você!
Se você chegou nesse patamar, confira a matéria abaixo e veja se você apresenta todos os sinais de que está pronto para começar a sua pós-graduação:
1 – Você se sente despreparado
Ao conversar com profissionais da sua área, você sente dificuldade em acompanhar as discussões em relação aos projetos em andamento. Novas tecnologias, processos e tendências se tornam um verdadeiro bicho de sete cabeças.
2 – Falta de oportunidades de crescimento
Você está buscando outras oportunidades de trabalho, mas sente dificuldades em encontrar vagas adequadas ao seu perfil, por não atender boa parte dos requisitos das empresas. Ao se candidatar para uma vaga que você acredita ser um potencial candidato, recebe a seguinte resposta: “optamos por seguir com outro perfil profissional”.
3 – Condição financeira favorável
Você possui uma condição financeira estável e consegue encaixar o valor da mensalidade dentro do orçamento da família. Importante lembrar que mesmo em uma situação estável, é importante ter uma reserva de emergência para conseguir arcar com as contas mensais quando surgir algum gasto não previsto no orçamento. Considere a pós-graduação um investimento à longo prazo, em alguns casos o retorno financeiro pode ocorrer após a conclusão do curso.
4 – Interesse por áreas específicas
Mesmo com pouco conhecimento nas diferentes áreas relacionadas à sua profissão, você já decidiu o assunto que pretende aprofundar na pós-graduação. Ao conversar com profissionais mais experientes, você busca sempre conseguir mais detalhes sobre o assunto.
5 – Tempo disponível
Ao analisar a sua rotina, você entende que possui tempo disponível para se dedicar aos estudos. Por mais que a pós-graduação tenha uma grade curricular mais enxuta, é necessário que você dedique planeje o seu tempo considerando tempo de estudo e o horário de aula. Se você possui uma rotina dinâmica que exige mais flexibilidade, a pós-graduação EAD pode ser a escolha certa para você.
Se você se identificou com os pontos relatados no texto, é sinal de que está na hora de apostar na pós-graduação para alavancar a sua carreira. Na Pós Unopar, você conta com um grande leque de opções de cursos para se aprimorar e aumentar ainda mais suas oportunidades!