Como é a faculdade de Ciência de Dados? Veja!

faculdade de Ciência de Dados

A área tecnológica está em constante expansão, e não é para menos: as empresas necessitam de funcionários para conectar banco de dados, fazer manutenções, desenvolver sistemas e transformar as informações dos clientes em oportunidades de negócio.

Nesse caso, a faculdade de Ciência de Dados veio para suprir a demanda do mercado em relação à análise e extração de dados. Quem deseja atuar nesse ramo tem oportunidade de aprender os conceitos e técnicas da área, ajudando a decidir qual especialidade dentro desse campo deseja dominar.

Pensando nisso, preparamos este post para apresentar as principais informações que você precisa saber sobre o curso de Ciência de Dados. Confira!

Qual é o objetivo do curso de Ciência de Dados?

A todo momento, os usuários conectados na internet deixam rastros em relação a suas preferências de consumo. Eles acessam textos, links e imagens e tudo fica registrado, podendo ser analisado para ajudar as empresas na tomada de decisão.

Esse grande volume de informações é estudado pelo profissional que se forma em Ciência de Dados. Ele visualiza os números e realiza um gerenciamento tendo como foco a geração de insights.

Logo, pode-se afirmar que a Ciência de Dados é um campo da tecnologia baseado na Inteligência Artificial para analisar e estudar dados de consumo, culturais, sociais e econômicos. O objetivo é detectar padrões que ajudam as corporações.

Então, essa profissão atua por meio da interdisciplinaridade, tendo a estatística como o direcionamento principal das informações colhidas.

Quais são as modalidades oferecidas para o curso de Ciência de Dados?

Quem quer estudar Ciência de Dados pode cursar a graduação na modalidade de ensino a distância 100% online. Logo, você tem mais flexibilidade para assistir às aulas de onde quiser e em qualquer dispositivo, desde que tenha conexão com a internet. Nesse caso, o aluno escolhe o melhor momento do seu dia para se dedicar às disciplinas.

Com essa característica do Tecnólogo EAD, ele ainda tem motivação extra para os estudos. Afinal, não é necessário se deslocar ao campus diariamente, organizar a agenda e deixar de lado alguns compromissos importantes. Assim, as aulas a distância se encaixam nos horários disponíveis, proporcionando uma produtividade e autonomia maior.

Qual é a duração do curso de Ciência de Dados?

O curso Tecnólogo da Unopar de Ciência de Dados apresenta curta duração, com um tempo de 2 anos e meio, ou seja, 5 semestres. Assim, em poucos períodos, você terá o diploma em mãos e estará apto para atuar como cientista de dados.

Essa opção de graduação é focada na atuação profissional, e a teoria é vista em sincronia com as atividades práticas. O estudante deve colocar a mão na massa para aprender as metodologias, linguagens, técnicas e outros conhecimentos.

Quais são as principais matérias do curso de Ciência de Dados?

A grade curricular de Ciência de Dados da Unopar é atual e dinâmica. Isso proporciona aos profissionais a base de conhecimento para uma atuação fundamental e estratégica no mercado. Portanto, é essencial escolher uma faculdade de acordo com essas matérias para ter uma excelente formação.

Algumas das principais disciplinas que compõem a matriz curricular são:

  • Técnicas de Inteligência Artificial;
  • Segurança de Dados;
  • Redes Neurais e Deep Learning;
  • Programação Orientada a Objetos para Dados;
  • Programação e Desenvolvimento de Banco de Dados;
  • Probabilidade e Estatística para Análise de Dados;
  • Otimização e Pesquisa Operacional;
  • Modelagem de Dados;
  • Matemática Discreta;
  • Matemática Básica;
  • Lógica Computacional;
  • Geometria Analítica;
  • Bancos de Dados Não Relacionais;
  • Arquitetura de Dados.

Todos os conhecimentos adquiridos em sala de aula são muito importantes para uma boa atuação no mercado. A necessidade em manter a prosperidade do negócio faz com que os profissionais de Ciência de Dados seja uma peça importante no ambiente organizacional.

Após a formação, as vagas de emprego podem ser encontradas em startups, multinacionais, setor de tecnologia e empresas tradicionais. O salário do cientista de dados é de cerca de R$ 6.891,62* para uma jornada de trabalho de 41 horas semanais.

Quanto custa a mensalidade do curso de Ciência de Dados?

Aqui na Unopar, a faculdade de Ciência de Dados, um dos principais cursos para programador, é construída de modo único e dinâmico. Ela fortalece (e muito) as possibilidades dos estudantes no mercado de trabalho. Assim, buscamos oferecer um ensino de qualidade e com preços acessíveis.

Para você ter ideia, é possível estudar Ciência de Dados na Unopar pagando mensalidades a partir de R$ 149,00* — maravilha, não é mesmo? No entanto, saiba que as condições de pagamento podem ser negociadas, incluindo convênios, bolsas e parcelamentos, como vamos abordar abaixo.

Quais são as possibilidades de bolsas e descontos para Ciência de Dados?

A Unopar oferece várias opções de bolsas e descontos para os estudantes que não conseguem lidar com os custos da faculdade. As principais opções são:

  • Bolsa Incentivo — é uma ótima opção para o aluno que está com dificuldade financeira e tem como comprovar que atende aos requisitos da Unopar para a concessão;
  • Bolsa Enem — é destinada às pessoas que se deram bem no Enem. Os descontos aumentam à medida que a nota sobe;
  • Bolsa Transferência — bolsa exclusiva para os estudantes que já cursam Ciência de Dados em outra faculdade e querem fazer parte da Unopar por meio da transferência externa;
  • amigo vale-prêmio — desconto concedido ao aluno que trouxer amigos para estudar na Unopar.

Quais são os diferenciais da Unopar?

Agora, chegou o momento de conhecer os diferenciais que fazem parte da Unopar e que mostram que essa instituição de ensino é a melhor para o seu aprendizado, como:

  • diversas formas de ingresso — facilitam a entrada do estudante no ensino superior. As alternativas incluem nota do Enem, transferência externa, vestibular online e vestibular tradicional;
  • Aula Destaque — consiste em conteúdos online e exclusivos com profissionais de sucesso;
  • Trilhas de Carreira — cursos com certificação para enriquecer o currículo;
  • Habilidades Digitais — matérias online que oferecem conhecimentos sobre empregabilidade, marketing e outras competências;
  • Canal Conecta — portal gratuito de vagas de emprego e estágio, ampliando a sua chance de conquistar vagas em ótimas empresas da região;
  • certificação com parceiros — a Unopar tem parceria com grandes empresas de tecnologia que auxilia na entrada dos alunos no mercado de trabalho.

Agora é com você!

A faculdade de Ciência de Dados é uma ótima alternativa para quem deseja trabalhar diretamente com a tecnologia. Assim, para conquistar as melhores vagas do mercado, estude em uma instituição de ensino reconhecida e que ofereça a melhor formação aos seus alunos!

E aí, gostou do conteúdo e deseja investir em um curso de tecnologia? Então, não deixe de se inscrever no vestibular online da Unopar!

*Sujeito a alterações.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

[E-BOOK] EAD e empregabilidade: entenda a relação entre eles

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content