Compensa fazer faculdade de Criminologia? Entenda aqui!

faculdade de Criminologia

Desconto nota do Enem

Se você é daquelas pessoas que adoram maratonar as séries do CSI, ver filmes e ler livros do Sherlock Holmes e Stephen King, saiba que essa sua atividade de lazer pode se transformar em uma profissão de sucesso por meio do curso superior de Criminologia.

A área de Criminologia exige formação superior e oferece vagas tanto nas instituições públicas quanto nas privadas. Então, como o mercado é amplo, podemos acreditar que é um ramo de atividade que vale a pena investir.

Criamos este artigo para responder as principais dúvidas que algumas pessoas têm quando pensam se vale a pena fazer faculdade de Criminologia. Acompanhe este material e fique por dentro de tudo desse assunto!

Veja as possibilidades de atuação na área de Criminologia

Para entender a área de atuação, vamos definir o conceito: a Criminologia é uma ciência que estuda o crime e busca desvendar quem foram os agentes responsáveis por ele. Por meio da Psicologia Criminal, os profissionais descobrem os motivos dos atos criminosos.

Esse conhecimento da dinâmica psicológica do crime somado ao Direito Criminal permite julgamentos mais justos. Afinal, ajuda os magistrados nas decisões das penas que deverão ser cumpridas pelos criminosos.

O profissional que obtém o título de Bacharel em Criminologia quando sai para o mercado de trabalho pode atuar no segmento público ou privado. Veja quais são as áreas de atuação:

  • Criminologia e Ciências Sociais,
  • Estudo Analítico e Atuação em Segurança Pública,
  • Consultoria em Legislação Criminal.

Saiba quais são as qualidades de um bom criminologista

A faculdade de Criminologia da Unopar permite qualquer pessoa que pretenda ingressar nesse curso se tornar um profissional de excelência. Isso porque ele é construído por meio do conhecimento científico e da experiência dos professores e consultores.

No entanto, existem características natas que podem facilitar o desempenho dessa profissão. Veja agora algumas das aptidões que podem ajudar os profissionais de Criminologia no seu dia a dia.

Imparcialidade

É uma característica das pessoas que conseguem assumir posturas neutras. São indivíduos capazes de desenvolver suas atividades com base nos fatos e não nas suas opiniões particulares.

Observação

As pessoas que trabalham com Criminologia devem ser observadoras. Precisam estar atentas a todos os detalhes dos relatos oferecidos nos registros pelas vítimas, peritos, profissionais e testemunhas que estiveram nas cenas dos crimes.

Gosto pela análise de dados

Nem todos os tipos de crime mostram com facilidade as suas causas e os seus agentes. Quando isso acontece, os profissionais de Criminologia precisam gostar de trabalhar com análise de dados e estatísticas.  

Entrevistadores

Bons entrevistadores são profissionais que sabem fazer perguntas estratégicas e objetivas. Eles devem se portar de maneira que deixem os entrevistados à vontade, conseguindo coletar e extrair as informações que esperam para concluir os seus processos.

Comunicação

Os criminologistas precisam ser bons comunicadores tanto na forma escrita quanto na falada. Devem dialogar e transmitir mensagens com clareza para serem entendidos por pessoas com diferentes níveis intelectuais.

Tour pela prova do Enem

Descubra qual é a relação entre o custo e o benefício do curso de Criminologia

Já reparou que as pessoas estão cada vez mais exigentes? É por isso que, diante de alguma decisão importante em suas vidas, elas costumam pensar logo na relação custo-benefício.

Já podemos adiantar que, na Unopar, você não perderá tempo e nem dinheiro, já que o curso de Criminologia oferece tanto custo quanto benefício. O prazo de formação é reduzido: em apenas 5 semestres você conquistará a sua formação.

Outro benefício é que, no ambiente virtual de aprendizagem da modalidade online, você conta com flexibilidade de horário. Dessa forma, é possível programar as suas horas de dedicação de estudo sem prejudicar suas atividades domésticas e profissionais.

Continuando nos benefícios, vamos falar dos custos –– ou seja, o momento em que temos que enfiar a mão no bolso. Saiba que, na Unopar, isso não será doloroso para o seu orçamento, pois a mensalidade é a partir de R$ 149,90*. E ainda há possibilidades de bolsas e descontos!

Verifique o que você vai aprender na faculdade de Criminologia

Quando uma instituição de ensino decide oferecer um curso, ela deve atender a alguns parâmetros mínimos exigidos pelo Ministério da Educação. Essa exigência do MEC pretende garantir a qualidade dos profissionais formados nessas faculdades.

Tanto a grade quanto a matriz curricular devem conter os pilares básicos de aprendizagem para a profissão que a instituição pretende oferecer para o mercado. Sendo assim, dê uma olhada no que você vai aprender na faculdade de Criminologia:

  • Análise Criminal e Tecnologia Forense;
  •  Criminalística, Segurança Pública e Privada;
  •  Criminologia Contemporânea;
  •  Direito Penal – Dos Crimes em Espécie;
  •  Direito Penal – Teoria das Penas;
  •  Direitos Humanos de Cidadania;
  •  Negociação e Gestão de Conflitos de Segurança;
  •  Organizações Criminosas E Criminalidade;
  •  Política Criminal e Processos de Criminalização;
  •  Políticas de Inclusão e Ações Afirmativas;
  •  Psicologia Social;
  •  Psicopatologia e Crime;
  •  Sociologia Criminal;
  •  Teoria da Investigação Criminal;
  •  Teoria Geral do Direito Constitucional;
  •  Teoria Geral do Processo Penal;
  •  Teoria Jurídica do Direito Penal;
  •  Vitimologia Penalogia.

Confira os impactos do diploma na área da Criminologia para o mercado de trabalho

Ter em mãos um diploma na área de Criminologia é uma maneira de provar para o mercado de maneira formal que você é uma pessoa capacitada e habilitada. Essas condições indicam a sua preparação acadêmica para encarar os desafios exigidos por esse ramo de atuação profissional.

Enquanto não alcançarmos o mundo ideal dos nossos sonhos, onde não haja desigualdade social e que as psicopatias consigam ser identificadas antes dos cometimentos de atos criminosos, vamos precisar cada vez mais dos criminologistas.

Então, podemos responder que compensa fazer faculdade de Criminologia. Não vão faltar vagas nesse mercado de trabalho, ainda mais quando você tem uma formação de primeira, repleta de diferenciais.

A Unopar é uma universidade com experiência de mais de 4 décadas em ensino. Além de apoio personalizado desde o primeiro dia de aula, você conta com o Canal Conecta, portal com vagas de emprego e estágio nas melhores empresas do país. Sem falar dos benefícios exclusivos, como a Aula Destaque e as Trilhas de Carreira.

Faça a sua inscrição!

A faculdade de Criminologia, então, oferece diversas oportunidades para quem deseja ingressar nela. Se esse é seu objetivo, escolha uma instituição de ensino parceira para ter uma formação completa. Venha para a Unopar!

E aí, pronto para se matricular? Acesse o site da Unopar, agende seu vestibular e não deixe o seu futuro para depois!

*Sujeito a alterações.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 389

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados