Quantos anos tem a faculdade de Direito? Veja a duração média deste curso!

estudante vendo notas de corte ENEM

Desconto nota do Enem

O curso de Direito é um dos mais tradicionais do ensino superior. A escolha por essa carreira passa pelo aprofundamento nas questões legais e também pela variedade de atuação no mercado de trabalho. Mas, diante disso tudo, qual é a duração do curso de Direito?

O curso de Direito possui cinco anos de duração, e isso tem um porquê. São muitos os conteúdos apresentados, nos mais variados campos do Direito, bem como o período de prática jurídica que o graduando precisa desempenhar. Veremos com mais detalhes quantos anos dura a faculdade e quais são os seus desafios.

A faculdade de Direito tem 5 anos, em média

Como vimos, a duração do curso de Direito é de cinco anos, ou dez semestres. É um dos cursos superiores que leva mais tempo para ser concluído (somente o de Medicina tem maior duração, de seis anos). Lembrando que o curso de Direito só é oferecido na forma presencial, seguindo as diretrizes do Ministério da Educação (MEC).

O curso de Direito precisa ter essa duração para dar conta de todo o conteúdo abordado. No primeiro semestre, há as matérias de Introdução ao Estudo do Direito, Psicologia Aplicada ao Direito, Teoria Geral do Processo e da Argumentação Jurídica. No segundo, temos os primeiros passos de Direito Civil, Processual Civil, Teoria Geral do Direito Constitucional e Teoria Jurídica do Direito Penal.

Veja a carga horária do curso de Direito por semestre na Unopar!

  • 1° semestre: 280 horas
  • 2° semestre: 280 horas
  • 3° semestre: 280 horas
  • 4° semestre: 280 horas
  • 5° semestre: 280 horas
  • 6° semestre: 280 horas
  • 7° semestre: 510 horas
  • 8° semestre: 440 horas
  • 9° semestre: 380 horas
  • 10° semestre: 230 horas

Estágio supervisionado

A partir do sétimo semestre, os alunos devem cumprir um determinado número de horas dentro do Núcleo de Prática Jurídica. É lá que eles terão contato com o dia a dia da rotina de Direito. O Núcleo atende de forma gratuita a população de baixa renda, com orientações jurídicas, realização de sessões de conciliação, entre outros.

Os alunos podem assistir às sessões, bem como atuar no atendimento às pessoas, lidar com documentos e entrar em contato com tribunais, juízes e advogados. Todo o processo é acompanhado de perto por professores, e este é um período importante na formação do futuro bacharel. Os estágios estão inclusos no tempo de duração do curso de Direito.

Veja como funciona a duração de um curso superior

Os cursos superiores têm uma duração mínima de horas determinadas pelo Ministério da Educação (MEC). Para elaborar a grade curricular, as instituições de ensino superior dividem essa carga horária em semestres, por isso que o curso de Direito leva, pelo menos, cinco anos para ser concluído.

Tour pela prova do Enem

Essa carga horária corresponde a um determinado número de créditos acadêmicos, que contam pontos para outras atividades acadêmicas depois da graduação. É como se fossem pontos atribuídos ao longo do curso. Você pode somar mais créditos fazendo atividades paralelas, como pesquisas, por exemplo.

O que são as Dependências?

As DPs, como são conhecidas, são as disciplinas nas quais o aluno não foi aprovado e, por conta disso, precisam ser revistas no semestre seguinte. O aluno tem um limite de DPs que pode fazer simultaneamente com o semestre. Vale lembrar que, se o graduando acumular muitas DPs, isso pode interferir na duração do curso como um todo.

Segunda faculdade elimina disciplinas da primeira?

Depende do curso escolhido. Se forem de áreas semelhantes, o aluno usa os créditos da disciplina da primeira faculdade e, assim, reduz o tempo de formação do segundo curso. 

Todas essas questões precisam ser consideradas no momento de planejar a duração do curso de Direito!

A Unopar te ajuda a realizar o sonho da carreira profissional com o curso de Direito!

Os alunos da Unopar têm à disposição um corpo docente qualificado e antenado com as novidades e movimentações do Direito. O aluno tem acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), no qual recebe todo o apoio necessário aos seus estudos, com materiais complementares, contato com o professor e participação em atividades online.

Além disso, com o Canal Conecta, de acesso exclusivo dos alunos Unopar, o estudante tem à disposição vagas de trabalho em todo o Brasil: assim, ele já pode começar sua carreira profissional com ótimas oportunidades de emprego.

Agora que você sabe que a duração do curso de Direito é de cinco anos, comece sua jornada! Inscreva-se no vestibular da Unopar e agende sua prova. Você pode fazer a prova presencialmente ou a distância, e usar sua nota no Enem como vestibular.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 76

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados