Conheça as 9 principais matérias do curso de Direito

materias do curso de direito

A faculdade de Direito é muito procurada por vários estudantes que prestam o vestibular todos os anos. Algumas das razões são as áreas de atuação e a possibilidade de ascensão que a carreira oferece.

Logo, as matérias do curso de Direito permitem que o aluno conquiste uma formação ampla, desenvolvendo conhecimentos em todos os ramos jurídicos. O objetivo de graduação é formar profissionais capacitados para atuar no mundo político, cultural, econômico e social.

Desse modo, os estudantes adquirem boa formação jurídica vinculada à realidade internacional e nacional, preparando-se para o exercício da profissão nas funções privadas e públicas.

Neste post, mostraremos como funciona o curso de Direito e a grade curricular. Confira!

Qual é a grade curricular do Direito?

As disciplinas do Direito são voltadas para a área das Ciências Humanas e, com o passar dos períodos, os alunos entram em contato com matérias específicas. Confira, a seguir, a grade curricular.

Direito Administrativo

Essa disciplina é um braço do Direito Público, tratando-se da gestão pública e do regime jurídico administrativo. A matéria apresenta a função administrativa, apontando qual é o dever do Estado ou quem é o seu representante, em seus vários processos, como:

  • relação com pessoa jurídica ou física na esfera pública;
  • consultas públicas;
  • qualidade e oferta de serviços;
  • parcerias com o terceiro setor;
  • licitações, convênios, contratos, consórcios e concursos.

Fundamentos Históricos e Introdução ao Estudo do Direito

Essa matéria tem a finalidade de mostrar aos alunos as principais transformações na vida em sociedade, desde a antiguidade, que inspiraram o surgimento do pensamento jurídico e, por consequência, de cada uma das especialidades.

Portanto, trata sobre as complexidades do mundo que resultaram na relação jurídica e como evoluiu até então. Além disso, a matéria foca a História do Direito do Brasil.

Direito Civil

Na grade curricular da Unopar existem 15 disciplinas de Direito Civil, proporcionando uma formação completa aos alunos. A área regulamenta todos os ramos de interesse individual, com o objetivo de regular a relação entre pessoas. As leis estão reunidas no Código Penal.

Ele determina as normas para muitos setores das relações humanas, como o Direito das Coisas, de Sucessões e da Família. Alguns aspectos jurídicos como propriedades, testamentos, divórcio e herança também são detalhados nessa disciplina.

Direito Tributário

Nessa matéria, os estudantes aprendem como ocorre a arrecadação de imposto, bem como a implementação de leis de fiscalização e tributação. De maneira geral, estudam sobre o Sistema Tributário Nacional em todos os aspectos, procedimentos, prazos, casos e fatos que se referem à tributação.

Na grade curricular da Unopar você encontrará 2 disciplinas de Direito Tributário. São elas:

  • Direito Tributário – Tributos em Espécie e Processo Tributário;
  • Direito Tributário – Direito Constitucional Tributário.

Filosofia do Direito

Conhece aquela pergunta “o que é Direito?” Partindo desse princípio, a Filosofia do Direito apresenta aos estudantes fundamentos filosóficos para que eles reflitam sobre como tomar uma decisão mais justa ao buscar o entendimento dos fenômenos jurídicos e quais elementos estão em jogo.

Direito Penal

A matéria do Direito Penal é considerada uma das mais polêmicas do curso. Nela, os alunos levantam debates sobre redução da maioridade penal, tráfico de drogas e corrupção. A ciência fala das condutas e os delitos ilícitos previstos em lei, abordando como o Estado as pune e trata crimes contra:

Teste Vocacional Rápido
  • patrimônio;
  • pessoa;
  • dignidade sexual.

Aqui na Unopar, existem 3 disciplinas de Direito Penal na grade curricular para uma formação completa do estudante, como:

  • Teoria Jurídica do Direito Penal;
  • Direito Penal – Teoria das Penas e Execução Penal;
  • Direito Penal – Crimes Contra a Dignidade Sexual e Administração Pública.

Direito Empresarial e Societário

O Direito Empresarial se dedica ao estudo das normas que são responsáveis por regular as atividades empresariais do Brasil. Isso inclui regras sobre contratos corporativos, propriedade intelectual, deveres e direitos dos sócios, além de tudo que envolve a atividade de empresas. Esse ramo é composto por:

  • Direito Comercial;
  • Direito Financeiro;
  • Direito Societário;
  • Direito Econômico.

Ética Profissional em Direito e Processo Judicial

Mesmo sendo considerada uma matéria abstrata, compreender os conceitos da Ética e Moral é muito importante para a formação de bons profissionais. Durante as aulas, os alunos aprendem as posturas que todos devem ter ao atuarem na área do Direito, para que consigam refletir sobre os seus atos enquanto protagonistas no ramo jurídico.

Direitos Humanos de Inclusão e do Idoso

Nessa matéria, os estudantes entram em contato com o princípio fundamental a todos: a dignidade humana. Esse ramo está em constantes transformações, pois muda de acordo com as condições históricas. Isso quer dizer que o futuro profissional deve garantir a igualdade de direito a todas as pessoas, independentemente da orientação sexual, religião, classe social e etnia.

Como é o curso de Direito?

Se você quer saber tudo sobre o curso de Direito, saiba a duração média é de 5 anos e do tipo Bacharelado. O ramo apresenta, na maior parte da grade curricular, disciplinas teóricas, que exigem dos alunos muita leitura e boa capacidade de concentração. Além de concluir a graduação, o bacharel precisa ser aprovado na prova da OAB.

A partir disso, o profissional será apto para exercer cargos de advogado, promotor ou juiz, por exemplo. De maneira geral, os dois primeiros anos da faculdade contêm matérias do ciclo básico, com aulas teóricas. A partir desse período, disciplinas mais específicas da área são ensinadas.

É importante lembrar que não é possível cursar Direito no EAD e nem Direito semipresencial, pois o MEC ainda não autoriza. Na Unopar, você pode estudar presencialmente, aproveitando todas as vantagens de uma relação mais próxima com os professores.

O mercado de trabalho é muito amplo, tanto em órgãos públicos quanto na iniciativa privada. O salário do formado em Direito é de R$ 4.467,60* para uma jornada de trabalho de 41 horas semanais.

Por que estudar na Unopar?

A grade curricular do curso de Direito é extensa, mas instigante. Aqui na Unopar, o aluno entra em contato com todas essas disciplinas, além de várias outras que auxiliarão na formação acadêmica e profissional de qualidade.

Ao optar por estudar em nossa faculdade, você encontrará várias formas de ingresso e outros diferenciais, como sistema de ensino de excelência, corpo docente preparado e o Canal Conecta, portal gratuito de vagas de estágio e emprego.

A Unopar ainda tem a parceria para oferecer o Direito por Saraiva Educação, isso sem falar na Aula Destaque, ministrada por pessoas renomadas em seu campo de atuação, como Alexandre Mazza, Sérgio Pinto Martins e Pedro Lenza.

Tenha esses diferenciais no seu currículo!

Agora que você já conhece as matérias do curso de Direito, lembre-se de pesquisar melhor sobre a grade curricular para conhecer a fundo o que será visto durante as aulas. Além disso, estude em uma instituição de ensino que seja renomada e bem-recomendada no mercado.

Gostou deste conteúdo e quer estudar em uma boa faculdade? Então, inscreva-se no vestibular Unopar!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 15

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.