Faculdade de Matemática: saiba tudo sobre esse curso!

profissional de matemática

A Faculdade de Matemática é uma boa opção para quem quer atuar em vários setores. Do mesmo modo, é um curso com uma alta demanda no mercado. Se interessou? Agora, resta saber os detalhes sobre essa graduação para entender como funciona. Vamos lá! 

O que é o curso de Matemática e como ele funciona?

Esse curso tem como meta formar pessoas capazes de usar a lógica para várias finalidades. Nesse sentido, ao se tornar profissional, será possível desenvolver fórmulas e outras ações como:

  • Criar teorias;
  • Fazer o teste de hipóteses;
  • Aplicar os cálculos em diversos campos da ciência.

Um matemático também tem como meta elaborar bancos de dados para resolver diversos problemas. Agora, quanto à graduação, o estudante pode optar entre duas possibilidades de curso superior:

  • Bacharelado ou Bacharel;
  • Licenciatura.

E então, o que é um Bacharel em Matemática?

O bacharelado na Faculdade de Matemática é o tipo de graduação que dá mais possibilidades de carreira. Ou seja, o mercado é bem mais amplo nesse campo. Por exemplo, ele pode atuar em áreas da Engenharia e outros campos como:

  • Computação;
  • Indústria Eletrônica;
  • Setor financeiro;
  • Inteligência Artificial.

E quanto à Licenciatura?

A Licenciatura, por sua vez, tem foco no setor da educação. Portanto, quem se forma nesse tipo de curso superior fica apto a dar aulas. No entanto, também é possível melhorar sua qualificação ou trabalhar na produção de livros didáticos.

A graduação em Matemática é difícil?

Para essa pergunta, a resposta certa seria “depende” por levar em conta vários fatores. A princípio, quem já tem alguma familiaridade com cálculo não vai sentir tanta dificuldade assim.

Mas, algo que pode prejudicar o desempenho de alguns alunos é a falta de conhecimento prévio. Além disso, outro problema que ocorre com os estudantes é resolver problemas sem explicar com propriedade a solução encontrada.

Isso faz com que eles tenham maior dificuldade em expressar as suas ideias. Por fim, essa é uma faculdade que requer um bom tempo de dedicação aos estudos. Logo, quem tem problemas de organização e falta de tempo pode achar mais difícil.

Quanto tempo dura a Faculdade de Matemática?

Em geral, ela dura em torno de quatro anos, seja para o bacharelado ou licenciatura. Agora, para quem deseja fazer mestrado após a graduação, pode levar de 12 a 18 meses. Por último, o doutorado na área pode durar entre 24 e 48 meses.

Existe graduação em matemática EAD?

Sim, e ela não tem grandes diferenças para o modelo tradicional de ensino superior. Antes de mais nada, a dinâmica tem alguns pontos distintos, devido a necessidade de adaptação.

Agora, isso não chega a causar grandes alterações na grade curricular da faculdade. Assim, as aulas ocorrem em um ambiente virtual, onde o professor faz as explicações. Do mesmo modo, os alunos ficam todos assistindo ao que está passando em tempo real.

Há chance de interagir e fazer perguntas, como em sala de aula no modelo presencial. Então, essa modalidade não chega a gerar grandes impactos na prática que dificultem a formação.

O diploma da Faculdade de Matemática EAD vale menos?

Não, o certificado de conclusão tem a mesma validade da graduação convencional para o mercado. Aliás, o documento nem mesmo faz menção a essa diferença nesta modalidade de ensino.

Há empresas, inclusive, que preferem profissionais formados em ensino a distância para trabalhar com elas. Afinal, são pessoas que já se formaram preparadas para usar as plataformas digitais necessárias.

O que se estuda na Faculdade de Matemática?

Em resumo, há muito conteúdo que inclui cálculo nessa graduação ao longo dos quatro anos. Além disso, o estudante vê também como os conceitos das operações se aplicam na prática.

Com isso, a grade é composta por matérias como Cálculo Diferencial e Integral. Entretanto, o curso não trata só de aulas sobre isso, já que engloba disciplinas como História da Matemática e Educação a Distância. Por fim, há outras aulas como:

  • Geometria Analítica;
  • Elementos da Matemática;
  • Geometria Plana;
  • Álgebra Linear e Vetorial;
  • Geometria Espacial;
  • Estruturas Álgebras.

Qual é a carga horária da Faculdade de Matemática?

Ao todo, a Faculdade de Matemática tem a carga horária de 3.360 horas. Por semestres, há períodos com 340 horas, porém, alguns outros chegam a durar 400 horas ou até mesmo 490 horas. Assim, a carga se distribui dessa maneira:

  • Atividades Acadêmicas Curriculares: 2.360h;
  • Práticas pedagógicas: 400h;
  • Estágio Curricular Obrigatório: 400h;
  • Atividades complementares (ED e outras): 200h.

As possíveis áreas de atuação em Matemática

O mercado para quem se forma em Matemática não é ruim, muito pelo contrário. Acima de tudo, ele é amplo e dá muitas possibilidades para quem se graduou. Dessa forma, é normal ver um profissional desse campo atuando em setores como Design de Produto.

Ele também pode colaborar para a área de Ciências Computacionais, produzindo bancos de dados. Entretanto, suas funções não se restringem a isso, já que ele também ajuda na criação de softwares.

Biomatemática e finanças

Essas são outras duas áreas de atuação para um matemático formado no curso superior. A princípio, os modelos matemáticos são de grande utilidade para estudar e resolver questões biológicas.

Na parte das finanças, as possibilidades se multiplicam ainda mais para esse profissional. Afinal, ele pode agregar em várias fintechs ou até mesmo vagas específicas no campo de open bank.

O perfil de um matemático

Ao obter o seu diploma na Faculdade de Matemática, é preciso que tenha desenvolvido certos atributos. Antes de mais nada, porque apenas ter apreço por números não é o suficiente.

Comunicação é tudo

O matemático, então, deve ir além do gosto por cálculos e saber se comunicar bem. Além disso, ele deve saber expressar com clareza as suas ideias e ser objetivo. Do mesmo modo, é preciso ter boa organização e dedicação nos estudos.

Isso porque ele precisa estar sempre atualizado em relação às novidades da área. Por fim, ter afinidade com tecnologia ou linguagens de programação é um diferencial importante para o mercado.

A melhor opção de Faculdade de Matemática hoje em dia

Nos dias atuais, apenas se formar não é o bastante para ser um bom profissional. Dessa maneira, o aluno precisa ter uma graduação com um ensino de alta qualidade para estimular cada vez mais o seu aprendizado.

A faculdade, portanto, deve ser confiável, tradicional e estar sempre apoiando o seu estudante. Assim, a melhor opção hoje para cursar Matemática é a Unopar, sem dúvidas.

Unopar: uma faculdade renomada

A Unopar é uma instituição que preenche todos esses atributos e ainda vai além. Afinal, ela dá várias opções para manter os estudos e oferece soluções para poder realizar seu sonho. Então, caso tenha gostado, inscreva-se hoje mesmo no vestibular clicando aqui.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.