Formação pedagógica: como o MEC regula essa formação?

formação pedagógica mec

Desconto nota do Enem

Formação pedagógica é um tipo de curso superior voltado para quem concluiu uma graduação de Bacharelado, mas tem o desejo de atuar como professor. É uma alternativa valiosa para pessoas que buscam capacitação para lecionar no ensino fundamental e médio. Se você quiser saber mais sobre esse assunto, confira o que preparamos neste post.

Vamos explicar quais são os critérios que regularizam a formação pedagógica no MEC (Ministério da Educação), os requisitos para ingressar nesse tipo de curso e as vantagens de começar a lecionar. Confira e tire suas dúvidas!

Regulação como complementação pedagógica

A Formação Pedagógica, também chamada de “complementação pedagógica”, equivale à formação em um curso de Licenciatura. Isso significa que o bacharel formado que busca essa formação para trabalhar como docente tem os mesmos direitos que um licenciado ao participar de concursos municipais, estaduais e federais, por exemplo.

É um tipo de curso superior regulado pelo MEC desde 1997, quando o Conselho Nacional de Educação aprovou a Resolução N°2, referente à proposta de um programa especial de formação de professores. Desde então, uma série de Resoluções foram aprovadas, a fim de abranger mais áreas do ensino da formação e especificar diretrizes do MEC.

O Art. 1° da Resolução N°2 define que os programas “especiais de formação pedagógica” foram criados para suprir a falta de professores habilitados nas escolas. Confira, a seguir, outras normas definidas pelo documento que s regularizam pelo MEC.

Compatibilidade com a área de formação escolhida

É a instituição de ensino que fica responsável por verificar a compatibilidade entre a primeira graduação do aluno e a área que ele escolheu para a Formação pedagógica. Por exemplo, os graduados em Arquitetura e Urbanismo podem se candidatar à Formação em Artes Visuais.

Lembre-se de saber se a faculdade é reconhecida pelo MEC. Isso garante que o seu diploma terá validade no mercado de trabalho. Também verifique a avaliação do Ministério para a formação pedagógica.

Estruturação curricular do curso

Segundo a Resolução do MEC, os cursos de Formação pedagógica devem respeitar uma estrutura curricular baseada em três pilares:

  • núcleo contextual: a relação de ensino-aprendizagem escolar deve ser entendida como um processo dentro do seu contexto imediato e mais geral;
  • núcleo estrutural: o currículo deve abordar os conteúdos de maneira sequencial, a integração entre as disciplinas e os métodos adequados para o processo de ensino e aprendizagem;
  • núcleo integrador: o currículo deve estar centrado os problemas concretos enfrentados pelos alunos na relação de ensino-aprendizado.

A Formação Pedagógica, também chamada de “complementação pedagógica”, equivale à formação em um curso de Licenciatura.

Carga horária exigida

Um curso de Formação Pedagógica deve ter uma carga horária mínima de 540 horas, articulando teoria e prática. Para as atividades pedagógicas que representam as atividades, o currículo deve dedicar pelo menos 300 horas.

Requisitos para fazer Formação pedagógica

Até aqui, vimos que a Formação Pedagógica é um ótimo caminho para se tornar um professor se você não fez o curso de Pedagogia ou alguma das Licenciaturas. Agora, veja como ingressar nesse tipo de curso superior regularizado pelo MEC.

Como dissemos, os formados em cursos de licenciatura não podem ingressar nas áreas de Formação Pedagógica. Nesse caso, o aluno precisa escolher uma segunda graduação. Ela é voltada para formados em cursos de Bacharelado ou Tecnológico.

Documentação necessária

Aqui na Unopar, os alunos que se matriculam na Formação Pedagógica precisam nos apresentar os seguintes documentos:

Tour pela prova do Enem
  • cópia autenticada do diploma do curso superior ou certificado de conclusão de curso;
  • cópia do RG e CPF;
  • cópia do comprovante de residência e da certidão de casamento (caso seja casado).

Vantagens da Formação Pedagógica

Quando a Formação Pedagógica tem nota 5 no MEC, as vantagens de investir nesse curso são ainda melhores. Afinal, isso significa que a instituição cumpre todos os requisitos de qualidade no ensino com o máximo de excelência.

Veja, abaixo, todas as vantagens de investir na Formação Pedagógica.

Diferentes áreas de ensino

Na Unopar, o aluno pode escolher uma entre várias áreas de Formação pedagógica voltadas para o ensino escolar. Veja quais são logo abaixo:

  • Formação Pedagógica em Artes Visuais;
  • Formação Pedagógica em Ciências Biológicas;
  • Formação Pedagógica em Educação Física;
  • Formação Pedagógica em Física;
  • Formação Pedagógica em Geografia;
  • Formação Pedagógica em História;
  • Formação Pedagógica em Letras-Espanhol;
  • Formação Pedagógica em Letras-Inglês;
  • Formação Pedagógica em Letras-Português;
  • Formação Pedagógica em Matemática;
  • Formação Pedagógica em Pedagogia;
  • Formação Pedagógica em Química;
  • Formação Pedagógica em Sociologia.

Gostou das opções? É a sua chance de entrar para o mundo da docência sem ter que fazer outra graduação. Inscreva-se em nosso vestibular agendado.

Flexibilidade para estudar

Você pode fazer a complementação pedagógica EAD. O curso ministrado pela Unopar é oferecido na modalidade de ensino 100% a distância. Isso significa que os alunos acompanham as aulas, recebem os materiais de estudo e interagem com um tutor dentro do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

A presença do aluno em um dos polos EAD serve apenas para a realização de provas presenciais, de acordo com o calendário acadêmico. Fora isso, pode-se realizar todas as atividades online e ter tempo suficiente para conciliar trabalho e estudo.

Rapidez para ingressar no mercado de trabalho

Outra grande vantagem da Formação Pedagógica é a carga horária reduzida. Ela permite que o aluno tenha o que precisa em tempo reduzido para se formar como professor e começar a atuar.

Se você já tem graduação na área de atuação escolhida e, agora, quer fazer uma Licenciatura, a carga horária da Formação Pedagógica é de 1.070 horas. Isso acontece, por exemplo, se você tem o diploma de Bacharelado em Letras e deseja fazer a Licenciatura em Letras-Português.

Se você tem o diploma em um curso afim à área pretendida, a carga horária total da Formação Pedagógica sobe para 1.410 horas. Essa situação pode acontece com profissionais formados em Engenharia Civil que querem ter uma habilitação para lecionar Matemática.

Possibilidades da atuação como professor

A formação pedagógica abre um leque de possibilidades para o profissional da área de educação, tanto em espaços escolares quanto nos não escolares.

Apesar de o trabalho do professor ser frequentemente associado à escola, ele também está habilitado a atuar, por exemplo, em empresas, clínicas, hospitais, organizações não governamentais e editoras que trabalham com materiais didáticos.

Inscreva-se online e de graça na Unopar!

Neste post, vimos os critérios que regulam a formação pedagógica no MEC e como ingressar nesse tipo de curso superior. Escolhendo uma das áreas da Unopar, você ainda pode aproveitar todas as vantagens da modalidade de ensino a distância, como a flexibilidade de horários e a possibilidade de estudar quando quiser.

E aí, que tal começar hoje mesmo a construir sua carreira? Conheça mais sobre as áreas da formação pedagógica e faça sua inscrição online no vestibular da Unopar!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 210

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados