Como funciona o vestibular agendado na prática?

lápis anotando gabarito num vestibular agendado

Desconto nota do Enem

Não faz muito tempo que a principal forma de ingresso na faculdade era o vestibular tradicional. Para alguns, um compromisso que exigia organização com meses de antecedência, especialmente se a faculdade ficasse longe de casa e fosse necessário viajar. Porém, para aqueles que moravam perto do campus, também era preciso pensar várias coisas, como trânsito, transporte e o tumulto para chegar ao local das provas.

De qualquer forma, se acontecesse algum imprevisto e o candidato se atrasasse, poderia perder a chance de começar a graduação naquele ano. Isso porque raras eram as faculdades que permitiam repor o exame. Um grande problema, não é mesmo?

Felizmente, as instituições estão mudando e grandes faculdades participam de um movimento para trazer diferentes formas de ingresso ao ensino superior. É preciso considerar que nem todo mundo está livre de algum imprevisto, e isso não é motivo para desperdiçar um talento.

Então, criamos este artigo para mostrar como funciona o vestibular agendado, uma forma bastante inteligente de você programar melhor sua avaliação. Quer saber como funciona? Continue a leitura!

O que é o vestibular agendado?

Como o próprio nome sugere, o vestibular agendado é programado por você. Essa é uma excelente opção para quem tem a agenda cheia ou precisa fazer se deslocar por grandes distâncias para prestar o exame.

Essa forma de ingresso vem sendo cada vez mais utilizada no país e foi facilitada pela tecnologia. Afinal, você se inscreve pela internet e escolhe, entre as opções disponíveis, o melhor dia e horário para ir à faculdade fazer as provas.

Vale dizer que é uma maneira totalmente vantajosa para o candidato, visto que o MEC não impõe nenhuma restrição a esse tipo de vestibular. Logo, cabe a cada faculdade determinar as regras internas.

Entendeu o que é vestibular agendado? Mas não pense que, pelo fato de ter data marcada por você, o exame fica mais fácil. Na verdade, o conteúdo é o mesmo, tanto nas provas de conhecimentos gerais quanto na redação. Então, tem que estudar bastante para fazer bonito!

Quais são as vantagens do vestibular agendado?

Se você ainda está em dúvida se vale a penas optar por esse formato de exame, veja algumas vantagens do vestibular agendado para confirmar sua decisão.

Maior calma na hora de se decidir

Quem vai prestar o vestibular tradicional sabe que é preciso organizar-se com bastante antecedência, incluindo a escolha do curso. Já no vestibular agendado, tudo pode ser resolvido com muito mais calma. Você não precisa ter medo de se precipitar tomando uma decisão equivocada para um curso de graduação distante do seu perfil profissional.

Mais flexibilidade para se planejar

Já comentamos o quanto pode ser difícil se organizar para estar presente em uma data específica para prestar vestibular. Logo, o agendamento dá a você a chance de prever possíveis contratempos e permite escolher uma data mais tranquila na sua rotina. Tudo passa a ser administrado com calma.

Menos pressão psicológica

Toda prova de vestibular gera uma pressão psicológica muito grande no aluno. Com a experiência da Unopar em educação, podemos dizer o quanto o nervosismo e o estresse são capazes de derrubar o mais inteligente ou bem preparado.

Então, com o vestibular agendado, você se livra de todo o tumulto e complicações gerados pela movimentação do dia do vestibular geral e pode chegar ao exame com a mente bem tranquila. Seguramente, seu desempenho será muito superior!

Tour pela prova do Enem

Rapidez no resultado

Outra vantagem do vestibular agendado é que você não precisa esperar muito para receber os resultados. Isso porque, em média, 2 a 4 dias depois de ter prestado o exame, sua colocação já foi publicada. Aí, basta dar continuidade ao processo com os documentos da matrícula.

Como são as provas e a inscrição para o vestibular agendado?

Agora, dê uma olhada em como funcionam a inscrição para o vestibular agendado e as avaliações, com base nas regras da Unopar.

Faça sua inscrição online

Todas as inscrições para o vestibular da Unopar acontecem online. Sendo assim, para efetuar a sua, você deve entrar na página da faculdade e escolher entre as opções “vestibular geral” ou “agendado”.

Então, será aberta uma relação de datas e horários na unidade que você pretender estudar. Após assinalar a que for melhor, basta prosseguir com a inscrição. Fácil, não é?

Vestibular online

Outra forma de ingresso na faculdade, também agendado, é o vestibular online da Unopar. Nessa alternativa, sua comodidade é ainda maior! Ao se inscrever, você pode prestar o exame de onde estiver, desde que tenha um dispositivo ligado à internet. 

Nesse formato, não é preciso nem sair de casa, pois todo o processo é digital, desde as inscrições até o envio da redação. Ao se inscrever, você escolhe seu curso, a unidade de apoio mais próxima e, ao terminar sua candidatura, recebe um link da área do candidato

Ali, você não apenas faz as provas, como também acompanha os resultados.

Nota do Enem

Achou que nos esqueceríamos da nota do Enem? Bem, para a Unopar, seu desempenho no exame é muito importante, já que você pode complementar sua pontuação em nossas provas e, até mesmo, substituir o vestibular. Para não haver dúvida, entre em contato com a faculdade para saber como funciona.

Aliás, o Enem é tão importante que, além de permitir que você participe dos programas de bolsa de estudos e crédito estudantil do governo federal (Prouni e FIES), aqui na Unopar você pode ter até 100% de bolsa.

Por isso, não vacile! Fique craque no exame com a ajuda do site Trilha do Enem! Faça simulados das provas, veja várias dicas e receba um plano de estudos personalizado. Ótimo, não?

Prova

O vestibular da Unopar é dividido em duas partes. A primeira é uma prova de conhecimentos gerais com 40 questões de múltipla escolha. No conteúdo, são abordas perguntas das áreas de Exatas, Humanas e Biológicas. A segunda parte é uma redação com tema da atualidade.

Cada questão tem 5 alternativas, sendo que somente 1 está correta. A pontuação máxima da prova objetiva é de 40 pontos. A redação soma 10 pontos.

Venha com a gente!

Gostou de saber como funciona o vestibular agendado? Agora é só escolher uma faculdade experiente em promover essa forma de ingresso. Na Unopar, esse serviço é um sucesso enorme, fruto especialmente da nossa experiência com tecnologia. Não é à toa que somos líder em EAD no Brasil, com mais de 750 polos e campi pelo país!

Seja você também um aluno Unopar! Escolha o curso, a unidade e inscreva-se agora mesmo em nosso vestibular:

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados