Quais documentos são necessários para a matrícula na Unopar? Veja aqui!

Desconto nota do Enem

Sabemos que os candidatos possuem muitas dúvidas com relação aos documentos necessários para a matrícula na Unopar. É um monte de papelada e burocracia que às vezes fica difícil saber o que levar e o que não levar, certo?

Para deixar tudo isso mais claro para você, o blog da Unopar preparou esse post especial. Veja a seguir as principais informações sobre os documentos para matrícula, a depender das várias formas de ingresso, dentre outras dicas e curiosidades. Confira:

Como fazer a matrícula na graduação da Unopar

Se você foi aprovado para a Unopar, seja por meio da sua nota do Enem, vestibular online ou presencial, você receberá em e-mail com acesso à Área do Candidato. Nessa plataforma é possível acompanhar o resultado do seu vestibular e finalizar sua matrícula sem sair de casa. A matrícula fica disponível por 10 dias a partir da divulgação do resultado do seu processo seletivo.

Documentos necessários para a matrícula na Unopar

  • histórico Escolar de Ensino Médio;
  • certificado de Conclusão de Ensino Médio (a conclusão do Ensino Médio deve ocorrer, obrigatoriamente, antes da matrícula no Ensino Superior, de acordo com o inciso II do artigo 44 da Lei 9.394/1996);
  • certidão de casamento ou nascimento;
  • CPF;
  • RG;
  • portadores de Diploma de Curso Superior ou Curso Técnico de Ensino Médio devem apresentar uma cópia autenticada do Diploma do Curso devidamente registrado;
  • documentos inerentes a Revalidação de Estudos, em casos de estudos realizados no exterior.

Para alunos do curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública também deve-se apresentar Carteira de Identidade Funcional, fotocópia em 1 (uma) via. O documento deve ser emitido pelo órgão competente (Federal – Ministério da Justiça e Cidadania; Estadual – Secretaria da Segurança Pública; Municipal – Órgão responsável pela Guarda Municipal). Cada esfera de governo possui regulamentação própria para a emissão da carteira funcional.

Uma original (para conferência) e uma cópia de cada documento acima deverão ser entregues na secretaria da sua unidade/polo Unopar.

OBS: o aluno menor de idade deve anexar fotocópia do CPF e RG do responsável.

Documentos para a matrícula do Prouni

Outra dúvida recorrente aos estudantes que recebem a confirmação do Prouni sobre a conquista da vaga na Unopar é a relação de documentações exigidas. Bom, os documentos necessários para a matrícula com bolsa do Prouni são solicitados por cada unidade Unopar.

O padrão é que a unidade entre em contato com o candidato via e-mail ou telefone, com a informação da relação de documentos necessários. Veja abaixo quais geralmente são solicitados*:

  • cópia simples do RG, CPF ou carteira de habilitação;
  • cópia simples da certidão de nascimento ou casamento;
  • comprovante de residência dos últimos 3 meses;
  • cópia autenticada do histórico escolar e certificado de conclusão do 2º grau;
  • comprovantes de renda: os documentos a serem apresentados cabem ao coordenador do Prouni. Pode ser solicitado qualquer tipo de documento para comprovar os rendimentos do estudante e dos integrantes do grupo familiar, sejam eles pessoas físicas assalariadas ou informais e/ou eventuais pessoas jurídicas vinculadas. Nesta página do site oficial do Prouni, são elencadas as opções de documentos para comprovação da renda familiar.

Documentos para transferência externa

Para ingressar na Unopar através de transferência externa, os pedidos podem ser feitos online ou presencialmente.

Tour pela prova do Enem

Você pode realizar a solicitação de transferência de um curso presencial para a Unopar nesta página. Para os cursos EAD, é necessário dar procedimento presencialmente no polo EAD de interesse. 

São 5 documentos originais necessários para dar entrada na solicitação de transferência externa. Veja abaixo quais são:

  • RG;
  • CPF;
  • Histórico escolar oficial e atualizado da Instituição de origem (expedido há no máximo 6 meses);
  • Atestado de vínculo com a Instituição de origem;
  • Conteúdo programático de todas as disciplinas em que obteve aprovação (ementas).

Documentos para segunda graduação

Se você já possui um diploma e quer ingressar em numa segunda graduação na Unopar, confira quais os documentos originais necessários para a solicitação:

  • RG;
  • CPF;
  • Histórico escolar oficial e atualizado da Instituição de origem;
  • Diploma do Ensino Superior;
  • Conteúdo programático de todas as disciplinas em que obteve aprovação (ementas), caso queira solicitar aproveitamento de estudos.

Assim como nos casos de transferência externa, basta levar os documentos acima (original e cópia) na unidade Unopar do seu interesse para efetuar a matrícula. Veja todas as opções de segunda graduação nessa página 😉

Como faço para entrar na Unopar?

Já viu que são várias as formas de ingresso na Unopar, não? Separamos aqui todas elas para você conferir qual a melhor oportunidade para você:

Como conseguir uma bolsa na Unopar?

Para conseguir uma bolsa de estudos o estudante precisa estar apto dentro dos critérios estabelecidos nos regulamentos de cada programa. Para os cursos da Unopar, existem diversas opções de bolsas, descontos e parcelamentos. Confira:

Se tiver curiosidades sobre as opções acima, basta clicar nos links e conferir os posts contendo as principais informações e vantagens sobre essas iniciativas!

Conseguimos tirar suas dúvidas sobre os documentos necessários para a matrícula na Unopar? Agora, fique sabendo como é estudar na Unopar! Veja nosso conteúdo completo e saiba mais sobre a infraestrutura que oferecemos aos nossos alunos!

*cada unidade possui uma relação de documentos, confira a sua de acordo com a sua unidade!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 43

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados