Quantos anos dura o curso de Gestão Comercial? Confira aqui!

administração ou gestão financeira

Desconto nota do Enem

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial capacita o estudante em quatro semestres para trabalhar nas áreas de comércio e serviços, nos segmentos de varejo e atacado em empresas de pequeno, médio e grande portes. O profissional estará apto a cuidar do planejamento econômico, financeiro e tributário das empresas. Dessa forma,  criará e manterá o relacionamento com clientes. 

Nesse período de quatro semestres, você vai aprender a manter e controlar padrões de qualidade e trabalhar no fluxo de informações gerenciais e comerciais, integrando os processos da sua organização.

Além disso, depois de egresso do curso, será um profissional atento aos ambientes interno e externo das empresas, identificando oportunidades no mercado relativas ao seu público-alvo. Com a capacidade de minimizar as ameaças, além de eliminar erros internos.

O curso de Gestão Comercial dura, em média, dois anos

O curso de Gestão Comercial da Unopar, como já falamos, tem a duração média de dois anos, separados em quatro semestres. Na sua grade curricular, estão previstas aulas teóricas e atividades complementares obrigatórias, constituídas de atividades teórico-práticas. Elas devem ser cumpridas com a participação do aluno em atividades extracurriculares, tais como: disciplinas especiais, cursos, congressos, encontros e seminários.

Enquanto durar o curso, o aluno estará se preparando para exercer sua profissão em diferentes áreas de atuação. Para isso, está programado um total de 1.700 horas , divididas da seguinte forma: 

  • Atividades acadêmicas regulares: 1.620 horas;
  • Atividades complementares: 40 horas;
  • Estudo dirigido: 40 horas.

Veja a carga horária do curso de Gestão Comercial por semestre na  Unopar!

O curso de Gestão Comercial tem a duração, em média, de quatro semestres e cada um deles tem uma carga horária de acordo com a soma das disciplinas no período. Confira! 

1º semestre: 420 horas

2º semestre: 400 horas

3º semestre: 400 horas

4º semestre: 400 horas

Tour pela prova do Enem

Veja como funciona a duração de um curso superior

O Ministério da Educação (MEC) determina a duração mínima dos cursos superiores no Brasil. No caso do curso de Gestão Comercial são em média dois anos que precisam ser cursados. Esses anos, são divididos em semestres pelas instituições de ensino superior para poder organizar a sua grade curricular. Dessa forma,  serão quatro semestres para finalizar a formação. 

Já os semestres são formados por disciplinas que, de acordo com seu planejamento, somam um determinado número de créditos, que depois poderão ser utilizados em outras atividades após a conclusão do curso. Podemos dizer que os créditos são pontos que você adquire ao longo dos anos de formação. Esses pontos são oriundos das disciplinas ou atividades paralelas, como pesquisa, trabalho voluntário, por exemplo. 

Essa carga horária corresponde a um determinado número de créditos acadêmicos, que contam pontos para outras atividades acadêmicas depois da graduação. Os créditos são como pontos atribuídos ao longo do curso. Você pode somar mais créditos fazendo atividades paralelas, como pesquisas, por exemplo.

O que são DPs?

As Dependências, mais conhecidas como DPs, são as disciplinas que  o aluno não conseguiu obter aprovação em um semestre e precisa refazê-las em outro semestre. Mas cuidado, o graduando não pode acumular muitas DPs, pois interfere na duração do curso. Algumas delas inviabilizam cursar a disciplina sequente. Além disso, o estudante tem um limite pode fazer simultaneamente com o semestre vigente 

Ambos são cursos superiores. No entanto, o tecnólogo é de duração mais curta e oferece uma formação mais específica e prática. Já os bacharelados têm uma formação mais generalista e sua duração é mais extensa. Há profissões que exigem a formação de bacharel, como advogado ou contador. A Unopar oferece cursos tecnológicos e bacharelados nas suas unidades. O curso de Gestão Comercial, por exemplo, é um tecnólogo. 

Segunda faculdade elimina disciplinas da primeira?

Isso dependerá do segundo curso escolhido. Se forem de áreas semelhantes, o estudante poderá usar os créditos de disciplinas da primeira faculdade. Dessa forma, reduz o tempo de formação do segundo curso.

A Unopar te ajuda a realizar o sonho de ser gestor comercial

A Unopar tem a infraestrutura ideal para fazer de você um gestor comercial de qualidade. Ao finalizar sua graduação você poderá atuar em diversas áreas, pois a estrutura do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial, na modalidade a distância ou semipresencial, conta com  recursos multimidiáticos pelos quais se promove a interação, comunicação, troca de ideias e  experiências entre os sujeitos envolvidos, tendo como foco a sua formação.

Para garantir a comunicação entre alunos, professores e tutores na modalidade a distância ou semipresencial, o desenho do curso propõe o seu desenvolvimento tendo como base uma  metodologia interativa e problematizadora. O desenvolvimento das disciplinas ocorrerá conforme cronograma apresentado em seu Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). 

Além disso, você conta com uma equipe com profissionais especializados, organizados em uma equipe multidisciplinar capacitada e qualificada, que promovem, acompanham e orientam você em seu percurso acadêmico. 

A Unopar privilegia sua preparação de uma forma mais dinâmica e interativa. Tem uma avaliação continuada, pois esforço e desempenho são avaliados em cada atividade desenvolvida. Mantém ainda o Canal Conecta, que é portal gratuito e exclusivo de vagas de estágio e emprego.

Gostou? Então conheça mais de perto o curso de Gestão Comercial, nossa política de preços e nosso vestibular. Inscreva-se aqui!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados