Conheça a grade curricular do curso de Medicina Veterinária

alunos do curso de medicina veterinária

O veterinário é o profissional que tem o objetivo de cuidar da saúde dos animais, tratando e prevenindo doenças. Além disso, atua na inspeção de alimentos de origem animal e verifica o cumprimento de normas de higiene. Quem se interessa pela área deve estar curioso para saber a grade curricular de Medicina Veterinária.

Inicialmente, os alunos são introduzidos a disciplinas que se relacionam com as Ciências Biológicas, fundamentais para a carreira dos profissionais. Com o passar dos períodos, os temas específicos começam a surgir, e eles têm a chance de escolher as áreas que vão se especializar.

Se você deseja saber o que se estuda no curso de Medicina Veterinária, não perca o nosso post. Boa leitura!

Como é o curso de Medicina Veterinária?

O curso de Medicina Veterinária Bacharelado dura 5 anos e é da área da saúde. A modalidade de ensino é presencial. A formação conta com disciplinas teóricas da área da saúde e atividades práticas.

O objetivo é formar profissionais atuantes e atualizados, com habilidade e competência para prevenir e solucionar problemas relacionados à saúde e bem-estar animal. A média salarial de um veterinário é de R$ 3.876,57* para uma jornada de trabalho de 38 horas semanais. Mas você pode ganhar até R$ 8.922,11* com o investimento em qualificação constante e diferenciais competitivos.

O mercado de trabalho da área é muito amplo. Ao final do curso, pode oferecer assistência cirúrgica e clínica aos animais silvestres e domésticos, além de cuidar da reprodução, nutrição e saúde de rebanhos e criações. Mesmo com uma gama de oportunidade de trabalho, é importante lembrar que a concorrência é alta.

Portanto, é fundamental apostar em um curso de especialização para ter um diferencial no currículo e se destacar no mercado, além de estudar em uma boa faculdade. Aqui na Unopar, você recebe um apoio personalizado em cada fase de sua formação. Com um sistema de ensino que prepara para o mercado de trabalho de uma maneira dinâmica, é possível aprender na prática com casos reais da profissão.

Quais são as matérias da Medicina Veterinária?

Se você gosta da área de Biológicas, com certeza já ficou em dúvida entre Biologia ou Veterinária, certo? Esses dois cursos apresentam disciplinas muito similares, mas o segundo é voltado exclusivamente para os animais e os seus cuidados.

As matérias de Veterinária são divididas em ciclo básico, parte prática e específicas. Confira, a seguir.

Citologia

A Citologia é o estudo das células e suas estruturas e metabolismo. Com essa disciplina, é possível fazer o exame e diagnóstico de várias doenças, auxiliando os profissionais a darem a resposta final e concluir o atendimento que está sendo realizado. No ramo da Veterinária a citologia é fundamental para fornecer o diagnóstico de tumores e não implica na necessidade de equipamentos sofisticados.

Bioquímica animal

A Bioquímica é essencial em todas as áreas que envolvam Biologia e saúde. Ao longo da matéria, o estudante aprende sobre as funções que envolvem a química interna, o que inclui processos químicos, função metabólica das células e geração de energia a partir de gorduras, lipídeos e carboidratos.

O conhecimento adquirido ajuda no entendimento sobre o funcionamento das vias bioquímicas. Além disso, é uma disciplina básica para setores como laboratorial, fármacos, alimentício etc.

Farmacologia

A Farmácia Veterinária é uma disciplina indispensável e muito importante. Um erro que o profissional pode cometer ao administrar medicamentos é pensar que a dosagem animal é a mesma que a de humanos.

Os organismos são muito distintos, e mesmo que a dose seja por peso, está equivocada. Assim, as aulas têm como foco ensinar aos estudantes tudo sobre as propriedades dos medicamentos. Além da criação da droga, também se aprende a respeito de contraindicações, efeitos colaterais e ações no corpo.

A Farmacologia é dividida em 4 áreas:

  • toxicologia: trata sobre a ação tóxica provocada pelos fármacos;
  • farmacogenética: estuda a relação entre a ação do medicamento e a genética do organismo;
  • farmacotécnica: conservação, purificação e preparação dos remédios;
  • farmacognosia: atua com a matéria-prima.

Nutrição animal

Essa disciplina tem o objetivo de compreender as exigências nutricionais das espécies, além dos princípios básicos das vitaminas, proteínas, aminoácidos, gorduras e carboidratos.

Após cursar essa matéria, você será capaz de optar pelos nutrientes ideais para uma alimentação balanceada, de entender sobre as concentrações energéticas do organismo etc.

Equinocultura

O foco dessa disciplina é preparar o futuro profissional para atuar na assistência e no direcionamento aos criadores de cavalos e outros equinos. Logo, fazem parte dos estudos os aspectos gerais da classificação, evolução e origem desses animais. Especificidades relacionadas com criação, reprodução, domesticação e manejo também são vistos na matéria.

Bovinocultura de leite

As aulas dessa disciplina têm o objetivo de capacitar para a administração do sistema de produção de leite. Para isso, o curso proporciona a construção de competências em ordenha e nutrição de gado leiteiro e manejo sanitário.

A temática do procedimento reprodutivo e do aprimoramento genético do rebanho de leite integra a matéria. Calendário de vacinação, doenças dos bovinos leiteiros e sistemas de produção estão entre os conhecimentos que podem ser adquiridos no curso.

Além dessas disciplinas, aqui na Unopar você encontrará outras que serão muito importantes para a sua formação, como:

  • Ciências moleculares e celulares;
  • Microbiologia e Imunologia aplicada a Medicina Veterinária;
  • Microbiologia Veterinária aplicada;
  • Melhoramento genético animal;
  • Patologia Veterinária geral;
  • Nutrição animal;
  • Medicina Veterinária preventiva e Defesa sanitária animal;
  • Manejo e clínica de animais silvestres;
  • Técnicas cirúrgicas e Anestesiologia aplicada aplicadas a Medicina Veterinária;
  • Prática hospitalar em clínica médica de pequenos animais;
  • Prática hospitalar em clínica médica de grandes animais, laboratórios e saúde pública;
  • Ciências da bioética e do bem-estar animal.

Em quais áreas o médico veterinário pode se especializar?

Como foi possível perceber, a graduação em Medicina Veterinária é ampla e, assim, conta com várias alternativas de carreiras para quem optar por ela. Algumas áreas que o profissional pode se especializar incluem:

  • agronegócio e produção animal;
  • veterinária cirúrgica e clínica;
  • vigilância e inspeção;
  • perícia;
  • consultoria;
  • pesquisa.

Para ter uma carreira promissora no ramo, é fundamental escolher uma instituição de ensino de qualidade. Na Unopar os professores são altamente qualificados e sempre atualizam seus conhecimentos para manter a qualidade do ensino. Os tutores ficam disponíveis para guiar e ajudar os alunos ao longo da graduação.

Com o Canal Conecta, um portal de vagas de emprego exclusivo para os nossos estudantes, é possível receber materiais sobre mercado, carreira e possibilidades de entrevistas virtuais. Ao se inscrever em nosso vestibular, você poderá optar entre diferentes formas de ingresso e concorrer a bolsas de até 100% na faculdade.

Seja você também um profissional de sucesso!

Agora que você já conhece a grade curricular de Medicina Veterinária, lembre-se de pesquisar bastante sobre o curso para conhecer os seus diferenciais. Além disso, estude em uma instituição de ensino reconhecida para obter as melhores oportunidades no mercado. Inclusive, considere se a faculdade tem parceria com financiamentos privados (como a Creditas), a fim de viabilizar seu sonho!

Gostou deste post e quer estudar Medicina Veterinária em uma faculdade de qualidade? Então, se inscreva em nosso vestibular e fique preparado!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content