MBA em Gestão de Projetos: entenda a importância

profissional de gestão da informações vendo gráfico

Desconto nota do Enem

A área de gestão de projetos é um campo em ascensão e cada vez mais utilizado por empresas que entenderam a importância dessa atuação para a otimização de recursos financeiros e humanos, bem como a evolução dentro dos negócios. A versatilidade da metodologia, garante sua aplicação em diversos contextos, que vão desde a mudança de sede da empresa, o lançamento de um novo produto, a revisão do modelo de negócio, entre várias outras possibilidades.

Nesse contexto, entra a figura do gestor. É ele quem vai organizar a execução de cada fase, do início ao fim, atribuindo tarefas, documentando cada etapa, acompanhando o orçamento e integrando os participantes aos objetivos do projeto. Também é função dele acompanhando todos as etapas e eliminando todos os pontos que possam impactar o processo, mitigando os riscos e mantendo os três pilares do gerenciamento sob controle, prazos, orçamentos e escopo.

Segundo uma pesquisa do Project Management Institute, nos próximos anos serão criadas 13 milhões de novas vagas de gerente de projetos no mundo. Só no Brasil, a previsão é de 1,3 milhão de vagas sejam criadas nos próximos 6 anos. A grande procura do mercado reflete diretamente na área da educação, com o surgindo de novos cursos para desenvolver profissionais capacitados para atuar nessa importante frente.

Se você ficou interessado nessa área, continue a leitura e descubra as habilidades e atividades do profissional dessa área.

As principais características do profissional de Gestão de Projetos

O profissional que atua nessa área deve como principais características a organização e o pensamento analítico, para a tomada de decisão com base em dados. Deve ter fortes habilidades de planejamento, além de flexibilidade e criatividade para desenvolver as estratégias para atingir o objetivo. Um bom gestor sabe lidar com pessoas com diferentes níveis de experiência e conhecimento, entendendo como cada um pode colaborar e engajá-las as atividades.

  • Facilidade com a gestão de pessoas
  • Excelente comunicador
  • Flexibilidade
  • Mente de aprendiz
  • Facilidade para gerir processos
  • Fortes habilidades analíticas
  • Foco nos resultados

Principais atividades do Gestor de Projetos

Tour pela prova do Enem

Acompanhamento do cronograma

A gestão do cronograma é fundamental para garantir que o trabalho será realizado conforme planejado, especialmente dentro do prazo e do orçamento estipulados. Isso exige uma visão macro do processo e o constante acompanhamento das atividades diárias, garantindo o cumprimento de todas as etapas do processo.

Identificação e mitigação de riscos

Ao analisar as atividades diárias do time, o gestor encontrará possíveis ocorrências que deverão ser resolvidas em tempo hábil, evitando possíveis atrasos ou impactos no cronograma. Nessa etapa, é necessário que o gestor tenha uma percepção técnica dos possíveis impactos do problema, além da ágil definição do plano de ação para a resolução da ocorrência, evitando a insatisfação do cliente.

Definição e acompanhamento de métricas

As métricas são os principais indicadores do sucesso ou do fracasso de um projeto. Para ter uma visão eficiente, é necessário ter indicadores claros que mostrem o progresso e a qualidade do que foi realizado.

Alinhamento constante entre as partes interessadas

A comunicação é o ponto chave para o sucesso de qualquer negócio. Por isso, é preciso contar com um processo de comunicação claro e eficiente, que mantenha todos envolvidos a par sobre os avanços de cada etapa. Dessa forma, o gestor terá o engajamento dos envolvidos, além, de evitar falhas na comunicação que possam comprometer o cronograma.

Como desenvolver uma carreira na área

Não existe uma formação acadêmica específica para atuar como gerente de projetos, é possível encontrar profissionais com graduação em diferentes áreas como administração, relações públicas ou comunicação social trabalhando na área. Tendo um diploma de graduação, o mais indicado é procurar por um MBA na área.

Para trilhar uma carreira de sucesso em Gestão de Projetos, o MBA Unopar é o caminho certo para você! Com todas as facilidades de uma pós-graduação EAD, você terá a oportunidade perfeita para aprofundar seus conhecimentos e se tornar um grande profissional da área.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados