Média do Enem: para que serve e como calcular?

cálculo Média do Enem

Desconto nota do Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio é uma avaliação bem importante para o aluno que deseja conquistar uma vaga no ensino superior. A pontuação do Enem pode ser utilizada para o ingresso direto na graduação, sem a necessidade de prestar o vestibular.

A realização do exame ainda permite o acesso a programas governamentais importantes para conseguir o diploma. Mas, afinal, como é calculada a média do Enem? E em que ela se diferencia da nota conquistada nas provas objetivas? Pensando nessas dúvidas frequentes que você também pode ter, separamos alguns detalhes sobre o assunto. Confira!

O que é a média do Enem?

A prova do Enem é divida em 2 tipos principais de avaliação: o exame objetivo e a redação. O caderno de questões, por sua vez, se subdivide em 4 grandes áreas do conhecimento, entre elas:

  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Para cada uma dessas cinco provas, incluindo a redação, você receberá uma nota, que é a pontuação atribuída às questões.

Já a média do Enem é a soma de todas essas pontuações dividido pelo número de avaliações. Esse cálculo é feito de modo a alcançar uma única nota, que demonstra o desempenho geral do candidato.

Para que serve a média do Enem?

Agora que você sabe o que é média do Enem, já pode entender a sua importância na vida do estudante. Afinal, é ela quem revela o desempenho obtido por você considerando todas as etapas de avaliação do exame.

Sendo assim, pode ser utilizada para diversos processos seletivos, visto que uma faculdade reconhecida pelo MEC conseguirá avaliar o rendimento dos candidatos por meio dessa média.

A partir desse cálculo, você pode, por exemplo, tentar bolsas de 50% a 100% pelo Prouni. Caso tenha alcançado mais que 450 pontos, é possível buscar financiamento da graduação pelo FIES.

Tour pela prova do Enem

Como calcular a média do Enem?

Fazer o cálculo da média do Enem é bastante simples. Veja o passo a passo e aprenda a chegar no resultado!

  1. Confira as cinco notas das provas do Enem (4 objetivas e a redação);
  2. Some as notas alcançadas;
  3. Divida o resultado da soma por 5.

Para que você não tenha dúvidas sobre o cálculo, suponha que alguém tenha alcançado as seguintes notas no Enem:

  • 600 pontos na prova de Matemática e suas Tecnologias;
  • 650 pontos na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
  • 500 pontos na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
  • 550 pontos na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • 700 pontos na redação.

Assim, deve-se somar: 600 + 650 + 500 + 550 + 700. Depois, divide-se o resultado, que é 3 mil pontos, por 5 ( 3.000/5 = 600). Nessa hipótese, a média do Enem será 600 pontos.

Vale lembrar da importância de cultivar uma rotina de estudos para ter a melhor média possível.

Como usar a nota obtida na faculdade?

A nota e a média de desempenho permitem que as instituições avaliem o conhecimento dos alunos e possam fazer a seleção para programas governamentais voltados ao ensino superior.

Além de bolsas e financiamentos, as pontuações também podem ser aproveitadas para ingresso em instituições públicas e particulares. A Unopar permite que você utilize sua nota do Enem para conseguir uma vaga no curso desejado, sem a necessidade de passar por qualquer outro processo seletivo.

Agora é com você!

A média do Enem é de extrema importância para conquistar uma vaga na graduação. Por meio dela, é possível ingressar aqui na Unopar e ainda ter acesso a benefícios financeiros importantes. Sendo assim, é fundamental se preparar com antecedência para o exame, conferindo o portal Trilha do Enem e criando um plano de estudos organizado e eficaz.

Gostou do nosso artigo? Que tal completar a sua leitura? Saiba agora mesmo como usar a nota do Enem para entrar na Unopar!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 39

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados