Quantos anos dura a Faculdade de Medicina Veterinária? Veja a duração média do curso!

médico veterinário e gato

Desconto nota do Enem

Quantos anos dura a Faculdade de Medicina Veterinária é uma dúvida comum para os interessados. Afinal, a carga horária tem influência na decisão do aluno antes de entrar no curso. Agora, você confere todos os principais detalhes sobre essa formação.

Duração do curso de Veterinária tem cinco anos em média

O tempo que o aluno de Medicina Veterinária leva para se formar é de cinco anos, ou seja, cerca de dez semestres. A partir disso, o estudante estará pronto para seguir carreira no mercado de trabalho.

Ao longo da graduação, o conteúdo das aulas será a base para tratar os animais. Além disso, vai dar ao universitário as ferramentas para estudar, avaliar e diagnosticar os problemas.

Um exemplo desses atributos é a anatomia dos bichos e sua relação com o homem. Do mesmo modo, será possível aprender o funcionamento dos seus sistemas e como se dá o comportamento dentro da sociedade.

Como é a formação

Durante os períodos da graduação, as disciplinas vão abordar dois formatos, teórico e prático. Dessa forma, o aluno poderá ter noção das tarefas da profissão e ter contato direto com ela.

Veja a carga horária de Medicina Veterinária por semestre na Unopar!

Perguntar-se sobre quantos anos dura a Faculdade de Medicina Veterinária ainda não é o bastante para os interessados. Acima de tudo, é importante saber que essa é uma graduação longa e que requer dedicação para a carga horária, dividida da seguinte forma:

  • 1º semestre: 285 horas;
  • 2º semestre: 285 horas;
  • 3º semestre: 355 horas;
  • 4º semestre: 435 horas;
  • 5º semestre: 425 horas;
  • 6º semestre: 425 horas;
  • 7º semestre: 425 horas; 
  • 8º semestre: 485 horas;
  • 9º semestre: 455 horas;
  • 10º semestre: 325 horas.

Conteúdo dos períodos

Algumas das disciplinas que o aluno vai aprender nos semestres inclui bioquímica aplicada à saúde. Além disso, outras vão abordar sobre nutrição e defesa sanitária animal. Por fim, até conceitos sobre marketing e pensamento científico entram na grade curricular.

Tour pela prova do Enem

Algumas aulas vão tratar de clínica para animais grandes e pequenos, além de medicina preventiva. Além disso, o manejo com animais silvestres e diagnóstico por imagem também são tópicos relevantes neste curso.

A duração do curso e sua composição

Há muito mais para saber além de quantos anos dura a Faculdade de Medicina Veterinária. Por exemplo, algo que pode inclusive afetar o tempo de curso é a DP. Ou seja, é a dependência de uma aula em que não foi possível ser aprovado.

O que pode levar a isso são fatores como muitas ausências e dificuldade na disciplina. Do mesmo modo, não ser muito organizado nos estudos também pode ocasionar esse cenário na sua formação.

Esses são dois dos tipos de curso que o aluno pode fazer atualmente. Porém, é válido ressaltar que são bem diferentes um do outro. Nesse sentido, o número de semestres de cada formato é um ponto de destaque.

O tecnólogo, por exemplo, requer um número menor para obter o diploma da área. Além disso, após os dois anos de formação, o estudante já está pronto para entrar no mercado de trabalho.

A Unopar junto com você para conquistar o seu diploma

Saber quantos anos dura a faculdade é um bom ponto de partida. Agora, o próximo passo deve ser verificar mais alguns detalhes e ingressar no curso dos sonhos. Entretanto, há alguns problemas que devem ser evitados nesse caminho.

Essas questões se relacionam com a qualidade do ensino da instituição escolhida e seu suporte. Ainda assim, é possível evitar complicações apenas se inscrevendo nos cursos da Unopar.

A instituição possui uma vasta experiência e tradição devido ao seu tempo de atuação. Assim, cursar Medicina Veterinária na Unopar pode ser um bom indicador de que você terá sucesso. Por fim, para saber mais inscreva-se hoje mesmo no vestibular clicando aqui.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 24

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados