Por que vale a pena estudar? Confira 7 motivos

motivos para estudar

Desconto nota do Enem

Se você está em busca de uma carreira profissional diferenciada, saiba que é importante conhecer os motivos para estudar. Afinal, é o estudo que possibilita as pessoas a ir além na profissão e ter uma formação sólida, garantindo estabilidade.

Contudo, com um dia a dia corrido e cansativo, às vezes é difícil se sentir motivado, não é mesmo? Se você quer voltar a estudar, mas está em dúvida se vale a pena investir dinheiro e tempo em educação, confira as informações presentes neste post. Ao longo da leitura, vai conhecer os motivos para estudar e qual a importância do diploma. Veja!

Desenvolvimento de novas habilidades

O mercado de trabalho costuma valorizar o profissional qualificado. Isso não se deve somente à necessidade de pessoas com aptidões técnicas em cada carreira. Um dos principais motivos é o fato de que os campos profissionais estão em atualização constante.

Inclusive, é comum que algumas profissões deixem de existir e outras carreiras surjam devido a esse movimento no mercado. Pense que, alguns anos atrás, não existiam muitos cursos voltados à tecnologia. Hoje, uma das tendências é o surgimento de ainda mais carreiras específicas nesse ramo.

Portanto, é bom ficar de olho e desenvolver as novas aptidões das quais o mercado necessita. Voltar a estudar impulsiona você a ingressar em uma área e ser um bom profissional nela.

foto-motivos-para-estudar-1

Expansão de conhecimentos

Aprender novas coisas e expandir os conhecimentos torna qualquer um mais interessante e preparado para solucionar vários problemas — tanto na vida profissional quanto na pessoal. Isso porque os ensinamentos aprendidos são um bem valioso que ficarão com você para sempre.

Portanto, leia sobre diferentes assuntos, continue estudando, viaje para conhecer pessoas, faça um curso superior do seu interesse e abra o seu horizonte para se preparar.

Na faculdade, por exemplo, você não assistirá somente às aulas sobre as funções que realizará na sua carreira. Também existem muitas leituras interessantes, participação em experiências e discussões em sala de aula que expandem seus conhecimentos sobre o trabalho em equipe, o mercado profissional, a vida, entre outros.

Oportunidade de melhores salários

De modo geral, quem investe nos estudos aumenta a chance de conquistar um salário mais alto. Além disso, é possível ganhar ainda mais pontos se a instituição em que você se formou for reconhecida pelo mercado de trabalho. Isso é uma boa oportunidade, por exemplo, para quem quer ascender profissionalmente com a educação.

Até porque, a empregabilidade é uma grande preocupação de quem decide estudar. Pense que, com a conquista do diploma, os recrutadores entenderão que você já tem conhecimentos de determinadas competências e habilidades de sua área, antes mesmo da participação em uma entrevista.

Para conquistar uma excelente remuneração e uma boa vaga, é importante aproveitar as oportunidades de estágio quando estiver estudando. Um dos benefícios desse programa é que você consegue adquirir vivências práticas e técnicas antes de se formar, podendo servir para entender se escolheu a carreira mais adequada ao seu perfil.

Além disso, os estágios são uma fase de aprendizado e de experiência muito importante para os estudantes.

Tour pela prova do Enem

Chance de fazer networking

Você sabe o que é networking? A palavra quer dizer rede de contatos profissionais, e é muito importante para o sucesso na carreira. Quando você mantém bons contatos, a pessoa se lembra do seu nome ao visualizar uma boa possibilidade de trabalho. Com isso, é possível indicar você.

Quem é a melhor pessoa para compor um networking? Sem dúvidas, professores e colegas de faculdade fazem parte dessa lista. Quem é bom estudante e sabe se relacionar em sala de aula conseguirá acompanhar diversas oportunidades por meio de docentes e alunos.

Logo, vale a pena levar em conta esse motivo para estudar. Você consegue ampliar seu mundo profissional e faz um contato que pode ser significativo — não apenas no início da profissão, mas durante toda a sua vida. Inclusive, seus colegas poderão se tornar até sócios em um negócio. Bacana, não é mesmo?

Crescimento pessoal

Toda experiência de profissão ou estudo não afeta somente a sua carreira. Ela também propicia crescimento pessoal. A explicação para isso é bem simples: estudar se trata de novas vivências, essencial para manter o contato com outras pessoas, que amplia a sua visão de mundo.

Os professores costumam trazer questões com as quais vários estudantes ainda não tinham se deparado. Por isso, aproveite essa experiência para ficar próximo de discussões e pessoas novas.

foto-motivos-para-estudar-2

Experiência enriquecedora

Ao investir nos estudos, o aluno passa por mudanças significativas na maneira de enxergar o mundo e de interpretar informações. Em outras palavras, estudar ajuda a abrir a mente, a superar limitações e a desenvolver uma visão mais flexível.

Além disso, é importante para aprimorar habilidades, como capacidade de resolução de problemas, disciplina e responsabilidade. Estudantes que escolhem os formatos de ensino semipresencial ou EAD 100% online ainda desenvolvem com mais afinco características como iniciativa, gestão de tempo, flexibilidade e autonomia.

Possibilidade de conquistar um bom emprego

Outra grande vantagem de estudar é a possibilidade de conquistar um bom emprego ou conseguir uma promoção importante. Isso porque já é comprovado que obter um diploma poderá determinar o crescimento profissional de um indivíduo. Logo, para ter competitividade, valorização e sucesso, é fundamental contar com o conhecimento acadêmico em sua trajetória.

Diante da alta demanda por funcionários especializados, capacitação e experiência são essenciais para que uma corporação opte por contratar alguém. Isso demonstra que os profissionais estão se atualizando em relação às novidades e às tendências de seu campo de atuação.

Por isso, o diploma é um grande pré-requisito para várias vagas no mercado, já que o documento comprova as suas aptidões práticas e teóricas. Para quem quer se recolocar e conquistar uma boa posição na carreira, sem dúvida, escolher uma instituição de ensino é a melhor opção.

Invista nos estudos!

Agora que já conhece os motivos para estudar, saiba que investir na formação é o primeiro passo para conquistar ótimos empregos, boa remuneração e crescimento profissional. Por isso, não perca mais tempo e retorne aos estudos para obter todas as vantagens!

Gostou do post e quer estudar em uma ótima faculdade? Então, inscreva-se no vestibular online da Unopar!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.9 / 5. Número de votos: 38

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados