O que é Pedagogia e como atuar na área?

O que é Pedagogia

Desconto nota do Enem

O curso de Pedagogia é bastante requisitado no universo acadêmico. Se você pensar bem, desde pequeno, está aprendendo. E, até o final da vida, muito provavelmente continuará fazendo o mesmo, concorda?

Nesse sentido, a profissão não se limita apenas a melhorar o ambiente escolar: o profissional é responsável pelas próximas gerações de cidadãos e como os conhecimentos devem ser passados.

Mas, afinal, o que é Pedagogia e como funciona a graduação? É sobre isso que vamos abordar neste post. Continue a leitura!

O que é Pedagogia?

A Pedagogia é um conjunto de estratégias, métodos e técnicas de ensino, com o objetivo de compreender a educação, relacionados à administração escolar e à condução de assuntos educacionais em um determinado contexto. Esse termo vem do grego “paidos”, que significa “da criança” e “agein”, que consiste em “conduzir”.

O foco da profissão é aplicar e desenvolver metodologias que tornam a assimilação de conteúdos mais fácil em qualquer ambiente ou área. Combinar atividades de integração, lúdicas e teóricas é apenas uma das funções que o pedagogo deve desempenhar.

Quais são as áreas da Pedagogia?

Você pensa em fazer o vestibular de Pedagogia para trabalhar em escolas e com a alfabetização de crianças? Saiba que, além disso, os pedagogos podem atuar em outras áreas muito interessantes! Algumas opções são:

  • gestão escolar — coordena e acompanha o trabalho pedagógico de várias instituições de ensino;
  • editor — desenvolve e edita livros, materiais didáticos e aulas a distância;
  • educação especial — cria materiais didáticos e leciona para pessoas com necessidades especiais;
  • orientação educacional — ajuda professores na compreensão das principais dificuldades e comportamentos estudantis.

Quanto ganha um pedagogo?

Quem se forma na faculdade de Pedagogia encontra um mercado de trabalho amplo. Além de ministrar aulas para o ensino básico e fundamental, o profissional também é responsável por elaborar o planejamento escolar, estruturar projetos educacionais e ser diretor de escolas.

Também vale a pena estudar Pedagogia para concursos, já que o trabalho no setor público para essa profissão é muito atrativo, principalmente os salários. Para você ter ideia, a média salarial é de R$ 3.039,63* para uma jornada de trabalho de 38 horas semanais.

Tour pela prova do Enem

Como é a faculdade de Pedagogia?

A graduação em Pedagogia é do tipo Licenciatura e tem duração média de 4 anos. Os licenciados da Unopar contam com uma formação de excelência e têm aulas com um corpo docente experiente.

Os alunos recebem uma base para compreender as suas ações dentro do ambiente escolar e, desde o primeiro semestre, têm aulas práticas. Algumas das principais disciplinas estudadas são:

  • Língua Portuguesa para Docentes;
  • Campos de Experiência e Prática Educativa;
  • Filosofia da Educação;
  • Linguagem e Oralidade.

O curso na Unopar pode ser feito em três modalidades de ensino: presencial, semipresencial e 100% online. Assim, o ideal é que o estudante escolha a opção que mais se encaixe em sua rotina.

A Pedagogia EAD, por exemplo, é uma ótima alternativa para quem não tem tempo de comparecer ao campus durante os 5 dias na semana. Nesse caso, você só precisa ir à faculdade para realizar provas, e as atividades restantes são cursadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Além dessas vantagens, a Unopar também é reconhecida por oferecer diferenciais exclusivos aos seus alunos. Contamos com o Canal Conecta, plataforma ideal para que o estudante encontre a vaga de emprego e estágio ideal. Também temos uma grade curricular atualizada às novas diretrizes da BNCC.

Escolha a sua carreira!

Agora que já sabe o que é Pedagogia e como funciona a graduação, saiba que para ser um destaque nesse segmento, é importante investir na formação. Por isso, estude na Unopar, uma das instituições de ensino mais conceituadas do país!

Se você quer construir uma carreira de destaque como pedagogo, faça a sua inscrição no vestibular da Unopar e seja um profissional de sucesso!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 408

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados