Como é o vestibular de Pedagogia e como se preparar?

estudante conferindo vestibular de pedagogia

O curso de Pedagogia é uma das principais opções para quem pretende seguir carreira na educação. Inclusive, a graduação está até mesmo entre as mais buscadas no país e mais concorridas no Sisu*! Ou seja, são muitos futuros educadores prestando vestibular para essa formação.

Por falar no assunto, o que você já sabe sobre o vestibular em Pedagogia? No geral, ele não tem uma prova específica, como os de Medicina. Os candidatos devem estudar para um exame nos moldes do Enem, em que são cobrados conteúdos básicos como Português, História, Sociologia, Matemática, Química, Física e Redação.

O segredo para se sair bem, assim como em qualquer exame, é se preparar adequadamente — e é sobre isso que falaremos neste post! Para ajudá-lo a passar no vestibular para o curso de Pedagogia na Unopar, reunimos a seguir algumas dicas de ouro. Vamos conferir?

Defina a modalidade do curso

Ao se inscrever para o vestibular do curso de Pedagogia, você precisa selecionar a modalidade de ensino desejada para a graduação. Aqui, na Unopar, oferecemos essa formação em 3 diferentes opções: presencial, semipresencial e 100% online. Entenda como cada uma delas funciona!

Presencial

Trata-se da modalidade mais tradicional de ensino, com a qual você provavelmente já está acostumado. Nela, cabe ao aluno se deslocar todos os dias à faculdade para assistir às aulas e cumprir com os projetos do curso. A presença em sala é fundamental, evitando o risco de reprovação por faltas.

Entre as vantagens dessa modalidade estão a proximidade com os professores e colegas de curso, as chances potencializadas de networking e o uso contínuo e frequente da infraestrutura da faculdade.

100% online

Sabemos que não é tão simples assim conciliar a rotina com um curso presencial. Em meio à correria do dia a dia, o trabalho e os afazeres, nem sempre há disponibilidade de tempo para frequentar uma faculdade. Por isso mesmo, as graduações 100% online estão em alta e plena expansão.

Optando por essa modalidade, o aluno conclui a graduação de casa, precisando apenas de um computador com acesso à internet. Todo o curso e material necessário estão centralizados em um ambiente virtual de aprendizado. Existem encontros presenciais, porém, restritos apenas à realização de algumas provas.

Semipresencial

O curso de Pedagogia semipresencial é uma ótima opção para quem quer usufruir do melhor do presencial e a distância. Nessa modalidade, o aluno frequenta o polo EAD na cidade de sua preferência para, pelo menos uma vez por semana, participar das atividades presenciais e assistir às teleaulas ao vivo, que permitem a interação com o professor em tempo real.

Outra vantagem do semipresencial é a presença de tutores especializados para prestar auxílio aos estudantes. O restante da carga horária do curso é cumprida online, no ambiente virtual de aprendizagem.

Entenda as diferenças entre o Bacharelado e Licenciatura

Afinal, dá para fazer Licenciatura ou Bacharelado em Pedagogia? É importante saber a diferença entre elas para entender qual é a melhor para você. Veja!

Bacharelado

Com duração média de 4 a 6 anos, é o tipo de graduação mais tradicional no Brasil. O objetivo é fornecer uma base completa para o estudante, misturando teoria e prática. O Bacharelado em Pedagogia não forma pedagogos para atuar em sala de aula.

Licenciatura

A Licenciatura tem algumas semelhanças o Bacharelado. O tempo de formação aproximado dos cursos é o mesmo — cabe destacar que a duração do curso de Pedagogia é de 4 anos — e o objetivo também é capacitar o aluno para a área de seu interesse. A diferença dessa modalidade é que o profissional formado está apto a ser professor e atuar na educação básica, fundamental e média.

Ou seja, o profissional que opta pela Licenciatura em Pedagogia pode trabalhar como professor nos processos de ensino-aprendizado e alfabetização de crianças, jovens e adultos. Um diferencial para quem estuda com a gente aqui, na Unopar, é a possibilidade de ser gestor escolar, assessor pedagógico, membro de equipes multidisciplinares e educador/coordenador em projetos sociais.

Leia o edital

Neste e nos próximos tópicos, trouxemos algumas dicas importantíssimas em relação à preparação para o vestibular. A primeira delas é ler o edital. As faculdades costumam divulgar o documento com meses de antecedência de seus processos seletivos.

Cabe ao candidato ficar atento a tudo o que consta no edital e, caso houver, no manual do candidato. Isso porque é nesses documentos que estão as orientações básicas para o vestibular, conteúdo a ser cobrado, lista de obras literárias, entre outras questões de interesse dos vestibulandos.

Crie um cronograma de estudos

Adotar uma rotina de estudos é um passo fundamental para passar no vestibular de Pedagogia –– aliás, em qualquer outra prova que você venha a prestar, não é mesmo? Por isso, uma dica de ouro é montar um cronograma de estudos com todas as matérias cobradas no exame e horários dedicados para estudar.

Organize a quantidade de horas disponíveis para todas as disciplinas e defina em quais dias da semana você estudará cada uma. Tenha em mente que criar o cronograma ajuda o vestibulando manter o foco e otimizar o seu tempo ao máximo!

Comece pelas matérias com menor facilidade

Na montagem do seu cronograma de estudos para o vestibular de Pedagogia, dê prioridade àquelas disciplinas nas quais você tem mais dificuldade. Considere que o tempo gasto para a compreensão e absorção dessas matérias será um pouco maior –– por isso, é importante empenhar-se para assimilar esses conteúdos complexos.

Uma dica relevante é buscar bons materiais de apoio. Lembrando que isso não significa que você deva deixar de lado as disciplinas que tem mais facilidade, certo? É tudo uma questão de estabelecer prioridades.

Faça simulados de provas anteriores

Verificar a absorção do conteúdo é fundamental em sua preparação para o vestibular. Por isso, treinar e testar o seu conhecimento nunca é demais, combinado? O melhor dessa estratégia é que ela pode ser feita de várias maneiras, como por meio de simulados ou questões de provas anteriores. Existem milhares de materiais interessantes disponíveis na internet, basta saber procurar em fontes de credibilidade!

Prepare-se para o futuro de sucesso!

Viu só como é o vestibular de Pedagogia e como se preparar para ele? Como foi possível perceber, não há fórmula mágica nem segredo algum. Seguindo as dicas do post e mantendo o foco, a organização e a disciplina, você certamente obterá uma ótima nota no exame e, depois de formado, e poderá conquistar salários médios de R$ 2.419,59**. Lembrando que é fundamental optar por uma instituição de ensino de qualidade e diferenciais focados no sucesso do aluno. Esse é o caso da Unopar!

Então, o que está esperando para prestar a prova de vestibular de Pedagogia com a gente? Aproveite que está aqui e faça agora mesmo a sua inscrição!

*Fonte: Enade

**Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content