O que é e qual é a função de um gestor?

o que é um gestor

Desconto nota do Enem

A função de gestor é mais comum do que se pode imaginar. Além de toda empresa contar com esse cargo, várias companhias contam com mais de um. Inclusive, em empresas maiores, existe um profissional desses para cada área. Mas, afinal, você sabe o que é um gestor e quais são as atividades que ele desempenha na empresa?

Entender isso pode ajudar a decidir e determinar os rumos da sua carreira. Então, para contribuir com esse objetivo, reunimos as principais informações sobre o assunto para que você tire suas dúvidas e consiga descobrir se a carreira de gestão faz sua cabeça. Fique de olho e acompanhe!

O que é um gestor?

Um gestor é, na grande maioria dos casos, o principal encarregado do funcionamento de um determinado departamento, seja ele de tecnologia, de finanças ou de recursos humanos, por exemplo. Cada setor dentro de uma empresa precisa atingir objetivos específicos e alinhados com a estratégia geral do negócio, e o gestor é quem articula tudo para que isso realmente aconteça.

Dessa forma, além dos conhecimentos técnicos referentes à sua área de atuação, o gestor também tem que se preparar para planejar, executar, controlar e monitorar todas as atividades do seu setor. Sempre que algo vai mal ou que algum problema acontece, é para o gestor que os colaboradores correm, e é ele quem é cobrado pela alta direção.

Então, é fundamental ter um conhecimento mais aprofundado sobre todas as atividades e responsabilidades de cada setor, além dessa capacidade de administrar recursos, tempo, pessoas e assim por diante. Hoje, inclusive, os gestores devem ser altamente receptivos à tecnologia, que serve como uma ótima ferramenta de apoio às decisões.

o que é um gestor

Qual é a função do gestor?

Você já deve ter percebido que as funções de um gestor não são poucas, certo? Basicamente, é ele quem tem que garantir que um departamento funcione perfeitamente, que use seus recursos com inteligência, que seja produtivo e, principalmente, que alcance os resultados propostos.

Para isso, sua função vai desde cobrar e acompanhar os colaboradores de uma equipe até planejar o próximo ano ou semestre do time todo para que ele alcance resultados expressivos para a empresa. Se ele não cumprir com isso, o risco de perder o cargo é alto.

Quais são as principais atribuições de gestão?

Não é à toa que o gestor é o primeiro profissional que se escolhe ao montar uma nova equipe. Ele é quem coordena o pessoal, organiza as atividades e projeta aquelas ações que vão levar ao sucesso do time. Para isso, sua rotina é repleta de atividades como:

  • determinação de metas e de objetivos;
  • organização das atividades dos colaboradores;
  • monitoramento de resultados;
  • feedback para os talentos;
  • ajustes e melhorias nos processos do setor;
  • resolução dos conflitos que surgem;
  • delegação inteligente de tarefas;
  • administração de imprevistos e falhas;
  • promoção de um bom clima na equipe;
  • entre outras.

Como são muitas atividades, é humanamente impossível que uma única pessoa dê conta de tudo dentro da empresa, não é verdade? E é por isso que é definido um gestor para cada área: gestor de marketing, gestor de projetos, gestor de compras, gestor de pessoas e assim por diante.

Tour pela prova do Enem

Como se tornar um gestor?

Para se tornar um gestor, primeiro você precisará ingressar na sua área de interesse e começar sua carreira por aí. Se esse foco estiver relacionado com administração ou liderança, por exemplo, o caminho se tornará um pouco mais simples. Já se a ideia for se tornar um gestor de uma área mais específica, como a TI, será preciso se especializar.

Vejamos alguns exemplos de formações que podem encurtar caminhos para você!

Administração

Uma das maneiras mais simples e eficientes de se tornar um bom gestor é investindo em uma formação em administração. Essa é a área mais generalista de todas e que vai prepará-lo para trabalhar com absolutamente qualquer assunto. Os aprendizados de gestão, marketing, vendas, custos e muito mais servirão para diversas finalidades, mesmo que você se torne um gestor de uma área improvável.

Gestão de RH

Outra maneira de se tornar gestor é optando pelo curso de Gestão de RH. Nesse caso, você vai trabalhar especificamente no setor de recursos humanos e com a administração de todo o pessoal de uma empresa. Isso inclui desde aqueles processos de departamento pessoal até a criação de estratégias para atração, retenção e valorização de talentos, por exemplo.

Gestão Hospitalar

Não gostou muito das áreas anteriores? Então, que tal se formar em gestão hospitalar? Muitos talentos são inclinados para a área da saúde, mas não têm vocação ou simplesmente não querem ser médicos, enfermeiros, radiologistas, etc. Nesse caso, você tem a opção de trabalhar com a administração estratégica e eficiente de hospitais, aprofundando seu conhecimento na área e qualificando toda uma instituição.

o que é um gestor

Gestão Pública

Há ainda quem prefira a gestão pública, por exemplo, que também é uma opção de formação para quem almeja trabalhar na área. O curso de Gestão Pública, diferentemente dos demais, tem um enfoque naquelas questões mais específicas da administração de cidades, estados e países, distintas da realidade das empresas privadas.

Gestão Ambiental

Uma outra opção bastante atrativa para quem quer trabalhar com administração é a gestão ambiental. No curso, você vai aprender questões pontuais sobre a preservação ambiental em empresas de vários setores. Ainda por cima, vai entrar em um mercado de trabalho bastante aquecido pelos debates acerca da sustentabilidade e proteção da natureza.

Prepare-se para se tornar um gestor de sucesso!

E aí, conseguiu compreender o que é um gestor e o que ele faz dentro da empresa? Você deve ter percebido que são muitas responsabilidades e atribuições, porém, não se preocupe. Se você decidir seguir essa carreira, saiba que o curso superior vai fornecer todo o conhecimento teórico e, dependendo da instituição de ensino, as oportunidades para você praticar antes de ir para o mercado.

Dessa forma, fica bem mais simples se encorajar e dar o próximo passo em direção à carreira dos seus sonhos, não é mesmo? Então, aproveitando que todas essas informações estão fresquinhas na sua memória, que tal começar hoje a gestão do seu futuro profissional? Inscreva-se no vestibular da Unopar!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.2 / 5. Número de votos: 6

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados