O que faz um Farmacêutico? Confira as principais funções em diferentes cargos!

O que faz um Farmacêutico

Desconto nota do Enem

Entenda o que faz um farmacêutico. Assim, veja como é o curso que forma esse perito e as principais áreas de atuação. Bem como, os cargos e funções que ele pode seguir no mercado de trabalho.

O que faz um farmacêutico

Primeiramente, o farmacêutico é o perito que atua na rede que produz medicamentos, fármacos, reagentes químicos, cosméticos e análises clínicas. Dessa forma, após a conclusão do curso o farmacêutico será capaz de gerir todas as fases até o comércio.

Tais etapas envolvem: registrar, preparar, pesquisar e garantir a qualidade. Isso tanto para remédios, quanto para cosméticos e itens de higiene pessoal. Portanto, ele pode atuar nos seguintes locais:

  • Farmácias e drogarias;
  • Laboratórios de análises clínicas;
  • Fábricas de cosméticos e remédios.

Serviços voltados ao setor público, como a Vigilância Sanitária, assim como, atender em farmácias populares, também fazem parte da sua rotina. Confira a seguir, as principais funções desse perito.

Atribuições do farmacêutico: o que faz um farmacêutico

Esse profissional possui o saber básico do que é composto e o uso do remédio. Porém, também atua nos setores relacionados aos cuidados à saúde. Confira a seguir, o que faz um farmacêutico nesse sentido:

  • Participar na criação e gestão da farmacoterapia;
  • Criar uma relação de cuidado com foco no paciente;
  • Fazer ações de proteção, promoção e recuperar a saúde;
  • Intervir e analisar prontuários.

Acompanhar a evolução dos pacientes com o uso de remédios. Bem como, prescrições de forma geral são funções do perito que atua na área de Farmácia. Veja a seguir, setores do saber que precisam de um farmacêutico.

Educação e comunicação em saúde

Além de atuar de forma efetiva nos setores ligados à saúde, esse profissional também tem foco em educar e comunicar. Veja a seguir, as principais tarefas na comunidade onde ele atua:

  • Orientar cuidadores, famílias e o próprio paciente sobre temas de saúde;
  • Ser um canal entre paciente, famílias, cuidadores, equipes de saúde e sociedade;
  • Fornecer dados sobre remédios à equipe.

Como em qualquer profissão, criar e participar de cursos de prática e saber são cruciais para a evolução na carreira. Então, se mantenha sempre atento ao que acontece de novo no setor. Bem como, busque se especializar de forma constante.

O que faz um farmacêutico: aplicação do saber

Saber sobre cuidados de saúde, bem como, comunicar e educar a população sobre as práticas da Farmácia são a base da profissão. Contudo, para ser um perito completo é necessário saber aplicar tudo que aprendeu. Logo, ele deve ser capaz de:

  • Criar ações para notificar, identificar e prevenir ações com relação aos remédios e inovações de saúde;
  • Elaborar protocolos de serviços e demais normas das atividades clínicas;
  • Bem como, realizar a gestão de processos e projetos.

Todas essas funções têm por objetivo a qualidade de prestar serviços clínicos. Assim como, promover a saúde e bem-estar de todos os envolvidos. Por fim, todo cuidado é pouco quando se trata de pessoas. Isso é o que faz um farmacêutico.

Área de atuação: o que faz um farmacêutico

Um aluno depois de formado tem uma gama de setores no mercado para atuação. Então, confira a seguir quatro segmentos muito concorridos no mercado para você, que deseja seguir carreira na área de Farmácia.

Tour pela prova do Enem

Pesquisa e desenvolvimento de produtos cosméticos

Quem atua nesse setor é capaz de produzir, planejar e pesquisar como se cria um produto para o mercado. Portanto, pode atuar em indústrias, órgãos públicos e consultorias especializadas. Bem como, laboratórios que analisam esses produtos.

Manipulação magistral 

Neste setor o perito está apto a encontrar as melhores soluções tanto práticas, quanto viáveis, para o tratamento. Ou seja, no processo de criação do produto em termos de custo-benefício. Bem como, o bem-estar do paciente.

Fitoterapia clínica

Elaborar tratamentos de cunho fitoterápicos, ou seja, mais naturais e menos invasivos é a principal função do perito que atua nesta área. Nesse sentido, os remédios têm o mesmo efeito que os sintetizados.

Farmacologia clínica

Quem atua nesse setor tem como principal função o uso correto dos remédios disponíveis no mercado. Isso porque, visa reduzir o tempo de interação medicamentosa do paciente e trazer mais eficácia em relação aos resultados.

O que faz um farmacêutico: perfil profissional

Algumas características são inatas ao indivíduo. Enquanto outras você pode criar no decorrer do curso. Assim, veja as principais aptidões que esse perito deve ter e o que faz um farmacêutico:

  • Persistir e ser organizado;
  • Eficiente na tomada de decisões;
  • Responsável e ter ética social;
  • Saber cultural amplo;
  • Dedicação a pesquisas científicas;
  • Espírito solidário;
  • Visão holística da saúde.

Bem como, facilidade de comunicação em equipe. Isso porque, um farmacêutico lida com os diversos grupos que envolvem o exercício da profissão. Logo, deve circular entre eles da melhor forma.

A Unopar tem o curso certo para você!

Agora você já sabe o que faz um farmacêutico e suas principais atribuições. Bem como, os diferentes cargos desse ofício. Nesse sentido, está apto a investir nessa profissão com tantos campos de atuação.

Então, conte com a Unopar para te ajudar a se tornar um profissional diferenciado no mercado. Isso porque, trata-se de uma empresa líder em educação com mais de 40 anos de história e inovação.

Os principais diferenciais, além dos descontos e acesso facilitado, são o Canal Conecta que oferece oportunidades no mercado. Bem como, o programa Trilhas da Carreira com conteúdo exclusivo extraclasse, tudo para o aluno aprimorar o conhecimento.

Faça hoje mesmo a sua inscrição no vestibular Unopar e dê o primeiro passo para um futuro brilhante. Por fim, conte com uma instituição de renome e apta a te oferecer os melhores benefícios em educação e saber.

Inscreva-se hoje mesmo no vestibular clicando aqui.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados