O que faz um Psicólogo? Confira as funções em diferentes cargos!

Psicanalista

Desconto nota do Enem

O que faz um psicólogo é uma dúvida que pode mudar junto com o cargo. Afinal, há vários campos que visam tratar de questões dentro de ambientes diferentes. Agora, acompanhe um post completo sobre isso e fique por dentro do assunto.

Tudo o que faz um Psicólogo em suas diferentes atribuições

Um psicólogo, de forma geral, deve ajudar as pessoas a lidar com emoções. A partir disso, há vários campos de atuação em que ele pode fazer carreira. Por exemplo, essas são algumas das áreas das Psicologia para trabalhar:

  • Motricidade;
  • Esportiva;
  • Do trânsito;
  • Clínica;
  • Social;
  • Hospitalar;
  • Organizacional.

Para começar, ele é como se fosse um médico que cuida da mente dos pacientes. Dessa forma, o que faz é analisar comportamentos e tentar revelar as origens deles. Assim, fica a cargo de estudar, identificar e tratar essas questões psicológicas.

Esse processo ajuda a fazer o diagnóstico de traumas, medos, fobias e outros receios. Logo, depois de tratar, a pessoa fica apta a seguir sua vida de forma mais leve. Além disso, consegue superar as dificuldades e evitar frustrações.

A avaliação é feita com base em conceitos teóricos e provas científicas. Por fim, ele ajuda na prevenção de doenças mentais, bem como tenta entender como cada humano se comporta. Isso vale para profissionais de nível júnior, pleno e sênior.

O que faz um psicomotricista?

Essa área tem o foco nas expressões da mente. Ou seja, como o intelecto está ligado às emoções e ao modo que o corpo se movimenta. Assim, esse profissional pesquisa e cuida também da relação de cada um com o ambiente.

Por esses atributos, o psicomotricista acompanha pessoas com deficiência intelectual e física. Do mesmo modo, ele ajuda de modo crucial as crianças a se desenvolverem melhor.

Uma área bem diversa

As atribuições desse profissional servem a qualquer faixa etária e atuam em diversos setores. Por exemplo, hospitais, instituições de ensino médio ou superior, escolas de educação especial e centro de reabilitação.

O que faz um Psicólogo Esportivo?

A Psicologia do Esporte não é uma forma de tratar algum problema dentro do setor. Então, esse psicólogo deve estar dentro da rotina dos atletas, com um nutricionista. Afinal, suas funções têm o objetivo principal de melhorar o rendimento deles.

Para que isso funcione na prática, o ideal é já conhecer o esporte. Assim, é possível entender os pontos em que cada um entrega na parte técnica. Além disso, cabe ao profissional ajudar a lidar com a pressão e a cobrança nas modalidades.

Em geral, o que faz um psicólogo aqui é desenvolver os trabalhos em conjunto com o grupo técnico. Por fim, é dele a função de promover uma melhor saúde mental para que todos tenham uma boa performance.

As funções de um Psicólogo do Trânsito

O que faz um psicólogo dessa área é aplicar os conceitos de modo específico. Assim, ele busca saber como se dá o comportamento perigoso de alguns motoristas e pilotos.

Pesquisa é outro detalhe que faz parte do dia a dia desse profissional. Afinal, ela ajuda a elaborar ideias com bases científicas. Dessa maneira, são realizadas entrevistas, questionários e outros tipos de atividades diferentes.

O grande objetivo aqui é melhorar a qualidade de vida no trânsito pelas intervenções. Assim, os próprios profissionais ficam responsáveis por avaliar o estado psicológico de quem está dirigindo.

Tour pela prova do Enem

O que um Psicólogo Clínico faz

A prática que envolve o psicólogo clínico se parece com a da primeira área. Ou seja, deve escutar o paciente no intuito de tratar traumas ou transtornos na mente. Também é sua função trabalhar para reduzir o sofrimento.

No dia a dia, a cena mais comum dessa tarefa é a de ouvir alguém. Então, antes de tudo quem deseja seguir na área precisa estar consciente de que esse é um processo bem cansativo. Só assim é possível fazer um bom trabalho.

O que faz um Psicólogo Social

As pessoas vulneráveis, bem como as causas sociais, são o foco desse tipo de psicólogo. Dessa maneira, ele está presente e envolvido de forma direta em tarefas voltadas à comunidade.

Ao se perguntar sobre o que faz um psicólogo desse ramo, é importante saber que ele está ligado a projetos de inclusão. Em resumo, os estudos dessa área falam da relação entre indivíduo e sociedade. 

Inclusive, as funções de um psicólogo social ainda vão além, observando o poder do grupo sobre o indivíduo. No entanto, essa carreira pode estudar a fundo os movimentos e como os chamados seguidores recebem essa influência.

O que faz um Psicólogo Hospitalar

Pode-se dizer que a atribuição dada ao psicólogo aqui tem um aspecto mais delicado. Afinal, a área trata de pessoas que estão debilitadas por algum tipo de doença mental. Ou seja, quem precisa se adaptar a novos hábitos e medicamentos.

Há transtornos que dificultam muito ter uma vida normal, como a esquizofrenia ou a depressão. No entanto, é preciso seguir em frente e isso vale também para os familiares próximos.

Toda essa parte de se adequar a uma nova rotina passa pela orientação desse psicólogo. Em resumo, é sua a tarefa de aliviar a tensão e ajudar os indivíduos a se reajustarem para manter uma nova rotina de vida.

O que faz um Psicólogo Organizacional

Esse campo, por fim, é a base dos conceitos de gestão de pessoas. Antes de tudo, ele surgiu da ideia da influência do trabalho sobre cada um. Porém, não fica apenas isso, já que leva em conta as alterações no ambiente também.

De modo geral, o psicólogo organizacional tem o dever de apoiar os outros setores. Nesse sentido, os funcionários, grupos, gestores e até os Recursos Humanos precisam desse especialista.

O objetivo principal é, acima de tudo, prezar pela satisfação dos trabalhadores. Afinal, a atribuição dada a cada um gera efeitos dos mais diversos tipos. Logo, é essencial esse foco no bem-estar de todos.

A Unopar com papel importante na realização do seu sonho

Neste artigo, você pôde ver tudo o que faz um psicólogo em diferentes cargos. Do mesmo modo, ficou claro como a área dos estudos é muito ampla. Assim, quem tem o sonho de seguir essa carreira pode se especializar em algum desses campos.

Agora, a escolha do curso é só uma das etapas desse caminho para a faculdade. Acima de tudo, é necessário ter o suporte de uma instituição confiável e com boa estrutura. Portanto, a Unopar, passa a ser a melhor escolha com esses atributos.

Seus professores são muito qualificados e estão prontos para apoiar os alunos. Além disso, ela oferece vários formatos de bolsa para facilitar o ingresso dos interessados. Por fim, inscreva-se hoje mesmo no vestibular clicando aqui.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 15

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados