O que mais cai no Enem? Descubra neste artigo

o que mais cai no enem

Você, que está se preparando para entrar na faculdade, sabe o que mais cai no Enem? Esse tipo de informação pode otimizar seu tempo de estudo, para se dedicar mais às matérias que são cobradas todos os anos.

Entre os assuntos que são mais cobrados no Enem, podemos destacar temas relacionados à cidadania, direitos, guerras, formas de governo e questões ambientais, sem falar na interpretação de texto na prova de Linguagens.

Por serem diversificados, é importante que você se mantenha por dentro dos temas recorrentes, além de se inteirar sobre as possíveis atualidades que podem ser cobradas. Vamos ver um panorama desses assuntos e descobrir como construir um cronograma de estudos eficiente? Continue a leitura!

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

A nota do Enem tem um peso importante na vida de quem deseja ingressar no curso superior, e é por isso que vale a pena pesquisar sobre os assuntos que mais caem no exame. Pelas regras do Enem como você já deve saber, os conteúdos são distribuídos em 4 áreas do conhecimento, cada uma referente a uma prova com 45 questões de múltipla escolha, além daredação.

Pois bem, vamos começar pela prova de Linguagens, certo? Ela cobra conteúdo das seguintes áreas:

  • Língua Portuguesa;
  • Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol);
  • Literatura;
  • Artes;
  • Educação Física;
  • Tecnologias da Informação e Comunicação.

Essa é uma prova em que a leitura atenta dos enunciados é imprescindível. Mesmo que sejam enormes — e na maioria das vezes são mesmo —, pare para ler cada um. Como a maioria das questões do Enem é de interpretação, a chave da resposta pode estar no próprio texto da questão.

Então, treine a resolução de questões desse tipo, mas não deixe de procurar saber sobre os principais autores das literaturas brasileira, portuguesa e africana. É interessante também garantir os pontos das 5 questões de Inglês ou Espanhol. Leia um pouquinho todos os dias no idioma de sua preferência para se sair bem na hora da prova.

Reveja tópicos como gêneros textuais, recursos expressivos da língua e uso da norma culta e variantes linguísticas. A relação entre linguagem verbal e não verbal na composição de textos está presente em análises de charges, tirinhas, poemas concretos etc. Por fim, fique atento a temas relacionados a manifestações artísticas e linguagens corporais, sempre presentes nessa prova.

Ciências Humanas e suas Tecnologias

Veja o que você vai encontrar nessa prova no vestibular ou Enem:

  • História;
  • Geografia;
  • Filosofia;
  • Sociologia.

Constituições das sociedades e suas diferenças, manifestações culturais e preservação do patrimônio cultural são figurinhas carimbadas em Ciências Humanas. Como não há separação entre as matérias, uma mesma questão pode ter conteúdo de Geografia, História e Sociologia, por exemplo.

Movimentos sociais, formação histórico-geográfica dos povos, ética e outros temas também marcam presença! E não faltam questões sobre conflitos históricos de modo geral e modos de produção social. Na hora de estudar, tenha mais atenção quanto às relações e efeitos de um determinado fato do que à data em que ocorreu.

Assim como na prova de Linguagens, os textos costumam ser longos e demandam muita interpretação. Prepare-se para eles!

Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Aqui, Biologia, Física e Química deixam todo mundo animado. É comum também que uma questão trate de Bioquímica ou que relacione Física à Biologia, por exemplo. Afinal, a proposta do exame é justamente lidar com as áreas do conhecimento e suas inter-relações.

Ecologia e meio ambiente não ficam de fora nas questões dessa prova. Sempre são cobrados também:

  • hereditariedade;
  • aspectos biológicos da pobreza e do desenvolvimento humano;
  • compostos de carbono;
  • relações da Química com as tecnologias e com a sociedade;
  • a água e sua importância;
  • movimentos;
  • fenômenos;
  • energia, trabalho e potência.

Matemática e suas Tecnologias

Das matérias que caem no Enem, a Matemática é a mais completa. Aqui, não dá para deixar nada de fora. Porém, se tiver de escolher, concentre-se em:

  • números naturais, inteiros, racionais e reais;
  • geometria plana e analítica;
  • grandezas e medidas;
  • gráficos e tabelas;
  • estatística e probabilidade.

Lembre-se de que as questões contextualizadas, voltadas para a resolução de situações-problema, são as que mais aparecem nessa prova. Então, nada de ficar decorando fórmulas sem sentido.

Dica bônus: como construir um bom cronograma de estudos

Agora que você já sabe o que estudar para o Enem, é hora de aprender a organizar seu tempo para dar conta de (re)ver todas essas matérias. Também vale fazer exercícios, sem descuidar do treino para a prova de redação!

Nossa dica principal é a seguinte: monte um cronograma com o tempo que você realmente tem disponível, mesmo que seja 30 minutos todos os dias. Em outras palavras, não superestime sua capacidade de concentração por horas a fio durante um ou dois dias ou apenas nos fins de semana. Estudar deve ser uma rotina diária!

Reserve um período do dia — ao acordar, no intervalo do almoço, antes de se deitar — e leia, estude e faça exercícios naquele tempo. Alterne os conteúdos: pode ser 15 minutos de Português e 15 de Química. Não se esqueça de destinar um dia da semana à elaboração de uma redação.

Acredite, parece pouco, mas, quando chegar a média no Enem, você vai perceber como vai ter valido a pena!

Falando em metas pretensiosas, saiba que não é preciso alcançar a pontuação máxima para conseguir uma vaga na maior parte dos cursos. Isso porque a maioria dos candidatos nem alcança a média de 600 pontos. Logo, a nota de corte não costuma ser elevada. Se você consegue tirar 700 pontos no Enem já vai estar bem acima que a concorrência.

Já imaginou? Dá para estudar aqui na Unopar e aproveitar benefícios exclusivos, como o Canal Conecta e a Aula Destaque. Tudo isso com um curso de qualidade e um diploma bastante valorizado no mercado.

Estude com tranquilidade!

Depois de verificar o que mais cai no Enem e seguir nossas dicas de estudo, você vai poder alcançar uma boa nota no Exame Nacional do Ensino Médio. Com esse resultado em mãos, dá até para se inscrever em programas governamentais de bolsas ou obter desconto na faculdade!

Então, como estão os ânimos para encarar os estudos e conseguir seu lugar na faculdade? Fazer o Enem ficou ainda mais fácil: saiba como se preparar para o Enem digital e conquiste uma vaga no curso dos seus sonhos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 19

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content