Quanto tempo dura a Faculdade de Perito Criminal? Descubra aqui!

quanto tempo dura a faculdade de perito criminal

A área de Investigação e Perícia Criminal é, sem dúvidas, uma das mais promissoras. O profissional que se qualifica enquanto perito, independentemente de sua área de formação, pode trabalhar de forma autônoma e também como funcionário de órgãos públicos e privados.

Apesar do extenso campo de atuação, ao buscar essa carreira, muitos estudantes têm dúvidas sobre quanto tempo dura a faculdade de perito criminal e de que forma é possível realizar este sonho. Por isso, elencamos tópicos explicativos sobre o tema. Se você já pensou em se tornar um perito criminal, não deixe de conferir este conteúdo!

O curso de Perícia Criminal tem 2 anos em média

É importante destacar que o tempo médio do curso de Perícia Criminal pode variar em função de alguns fatores.

Entre eles, a instituição de ensino escolhida pelo aluno, o desempenho na grade curricular, a disponibilidade de horários para cumprir os conteúdos propostos, entre outros. De todo modo, um Curso de Perícia Criminal dura, em média, 2 anos (4 semestres).

Como funciona a grade curricular do curso de Perícia Criminal

Agora que você já sabe quantos anos dura a Faculdade de Perito Criminal, vale destacar certos aspectos da grade curricular que contemplará a carga horária necessária para a formação. Como você já deve saber, o Perito Criminal atua diretamente na resolução de crimes, sendo um auxiliar da Justiça.

Durante a faculdade, as matérias vão ajudar a desenvolver habilidades como coleta de evidências, análise de circunstâncias e aplicação de métodos de investigação em vestígios de prova. Por essa razão, a grade curricular contempla disciplinas como Direito, Ética e Filosofia. Além, é claro, de matérias específicas que auxiliam na condução da Perícia Forense, na prática.

Veja como funciona a duração de um curso superior

Para entender melhor quantos anos dura a Faculdade de Perito Criminal e o que pode interferir no tempo de formação, vale trazer conceitos importantes. O primeiro deles é o crédito acadêmico, que corresponde à carga horária distribuída entre os semestres somada às demais atividades desempenhadas pelo aluno ao longo da faculdade.

Como exemplo, podemos mencionar as disciplinas optativas, o estágio obrigatório, palestras e atividades extracurriculares. Outro fator que pode interferir no tempo de formação são as DPs, que correspondem a eventuais reprovações do estudante em matérias específicas do curso. Nesses casos, será preciso refazer a disciplina para obter o desempenho necessário.

Ainda, para aqueles que já contam com um diploma de ensino superior, é possível aproveitar os créditos correspondentes da grade curricular no segundo curso. Isto, é claro, reduz quanto tempo dura a faculdade de perito criminal.

Comparação entre o ensino técnico e o superior

Confira agora a diferença entre um curso técnico e superior e saiba como isso interfere no tempo de formação.

Ensino superiorEnsino técnico
Título de bacharel, licenciado ou tecnólogoTítulo técnico
Formação abrangente em área do conhecimentoFormação direcionada na prática da profissão
Duração entre 4 e 5 anosDuração entre 2 e 3 anos
Direciona aluno para diversidade de profissões dentro da área de formaçãoDireciona o aluno para atuação na prática específica daquela área
Pode ter custo mais elevado pela duração, apoio da equipe e infraestrutura necessáriaPode ter custo mais baixo pela duração

Saiba como a Unopar te ajuda a realizar o sonho da Faculdade

Por fim, para aproveitar da melhor forma o tempo de formação em Perícia Criminal, não deixe de escolher uma instituição de ensino com experiência e credibilidade no mercado. Para além da duração da faculdade, é preciso atentar à escolha da instituição para realizar o curso, uma vez que a qualidade do ensino é fator indispensável para ter acesso às melhores oportunidades no mercado.

Na Unopar, o aluno tem acesso a um corpo docente altamente qualificado e toda a infraestrutura para aprender as habilidades necessárias para a carreira. Isso sem contar no suporte oferecido aos estudantes em todas as fases de formação a fim de assegurar um ensino de excelência, bem como acesso exclusivo ao Canal Conecta — plataforma de empregabilidade com vagas de emprego em todo o Brasil.

Faça faculdade de Perito Criminal na Unopar!

Sem dúvidas, saber quanto tempo dura a Faculdade de Perito Criminal é fundamental para quem pretende investir nesta área. Afinal, ao se inscrever no curso, o aluno precisará organizar seus compromissos para cumprir a carga horária proposta. Além de um tempo menor, aqui, na Unopar, você terá uma formação de excelência e todo o suporte durante a graduação.

Gostou do conteúdo? Agora que você já sabe quanto tempo dura a faculdade de Perícia Criminal, garanta sua vaga na Unopar!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 24

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.