Conheça as 8 principais regras do Enem

regras do enem

O Enem é uma avaliação importante para aqueles que desejam entrar no ensino superior. Por meio dele, é possível conseguir vaga nas melhores faculdades do país, além de tentar bolsas e financiamentos na graduação.

Sem dúvidas, trata-se de uma grande oportunidade para dar início à carreira profissional e ingressar no mercado de trabalho. Sendo assim, é importante ficar de olho nas principais mudanças e regras do Enem! Ficou curioso? Então, confira o conteúdo que preparamos para você!

8 principais regras do Enem para ficar de olho

Confira agora as principais regras que valem para todas as edições do Enem!

Inscrição

Uma das principais regras do Enem é referente à inscrição. Para participar da edição, é preciso ter preenchido o formulário que fica disponível no site do INEP no prazo para o cadastro do estudante. É importante levar consigo esse documento no dia da prova.

Justificativa de falta

Além da inscrição no Enem, outra regra importante é justificar a ausência caso você tenha faltado no exame do ano anterior e queira solicitar novamente a taxa de isenção. Para juntar os documentos, fique de olho nos prazos divulgados por calendário.

Isenção de taxa

Para os que precisam solicitar isenção de taxa, além da justificativa de falta, é importante ficar atento ao prazo para o pedido. O abono só é concedido para aqueles que respeitam as datas estabelecidas no edital.

Itens proibidos

Também vale conferir os itens proibidos no dia da prova. Veja alguns deles:

  • óculos escuros, bonés, chapéus e similares;
  • lápis, borracha, lapiseira e calculadoras;
  • fones de ouvido;
  • relógios e chaves;
  • dispositivos eletrônicos, como celulares, tablets e outros.

Restrição ao tipo de caneta

Outra exigência nos estes do Enem é o uso da caneta esferográfica de tinta preta e de material transparente, sob pena de eliminação no dia da prova. Qualquer outro item além deste deve ser dispensado.

Tipos de lanche

É permitido levar lanches no dia da prova. O ideal é que as embalagens dos alimentos estejam fechadas e que as garrafas de suco ou água sejam transparentes e sem rótulo. Lembrando que os fiscais poderão fazer inspeção dos lanches a qualquer momento, ok?

Proibição da consulta a materiais

Da mesma forma, é proibido o uso de qualquer material de consulta durante a prova, como livros, apostilas e bloco de anotações. Também pode ser eliminado e ficar sem nota do Enem o aluno que consultar celulares e outros dispositivos eletrônicos durante o teste.

Caderno de questões

Para conseguirem fazer a correção em casa, muitos alunos desejam levar consigo o caderno de questões ao deixar a prova. Isso só é possível, no entanto, se você sair nos últimos 30 minutos antes do encerramento do exame.

Enem na modalidade digital

A partir da edição de 2020, o Enem dá início a uma nova modalidade de aplicação do exame. O Enem Digital, em princípio, será implementado progressivamente pelo MEC e um grupo de alunos poderá fazer a prova pelo computador, em local determinado pela organização.

Os que optaram pela modalidade vão colaborar com o plano piloto e, assim como os estudantes que farão avaliação presencial, devem permanecer de olho nas regras do exame listadas acima e que permanecem em todos os casos.

Além das regras gerais, quem participar do Enem Digital também deve atentar para algumas particularidades. Apesar de o exame ser realizado no computador, por exemplo, a redação ainda permanece feita à mão. Do mesmo modo, o estudante não terá acesso à Internet, embora receba folhas de rascunho para desenvolver os exercícios.

Invista nos estudos!

Saber como funcionam as regras do Enem, especialmente a partir da implementação do Enem Digital, será importante para você se programar com antecedência e ter um bom desempenho na avaliação. Além de permitir o ingresso em instituições importantes, o exame garante benefícios importantes para a conquista do tão sonhado diploma aqui na Unopar, como bolsa de 100% na faculdade e financiamento estudantil.

Curtiu o conteúdo? Que tal completar a sua leitura? Saiba agora como conseguir uma bolsa integral na faculdade!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 17

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content