Quais são os principais softwares usados no curso de Arquitetura?

software de arquitetura

Quem pretende fazer o curso de Arquitetura e Urbanismo deve, naturalmente, ter inclinação para o planejamento, construção e recuperação de espaços urbanos. No entanto, para desenvolver projetos seguros e funcionais, é preciso não só ter um olhar estético e aptidão técnica. É importante, também, reunir conhecimentos tecnológicos.

Nesse sentido, o software de Arquitetura é algo que faz parte da rotina do estudante e do profissional que atua na área. Por isso, o quanto antes você se familiarizar com programas como AutoCAD, CorelDRAW e Promob, mais fácil será no futuro, quando tiver que executar projetos e dar vida a estruturas e construções. Confira quais são os principais softwares usados no curso de Arquitetura!

AutoCAD

Se você quer saber tudo sobre Arquitetura e Urbanismo, um programa que não pode ficar de fora do seu radar é o AutoCAD. Ele é um dos principais softwares de Arquitetura não é à toa.

Com o apoio desse software CAD, que é projeto auxiliado por computador, é possível investir na criação de desenhos 2D e 3D que se destacam por sua precisão.

Útil não só para arquitetos como para engenheiros e profissionais de construção, o AutoCAD permite a criação, anotação e projeção de geometria em 2D. Além disso, é possível criar modelos em 3D com objetos sólidos, além de superfícies e objetos de malha. 

Outro benefício do software é a automatização de tarefas. Com isso, é possível fazer a comparação de desenhos, executar contagem, criar agendamentos e adicionar blocos, por exemplo.

Aqui na Unopar, a faculdade de Arquitetura e Urbanismo é oferecida nas modalidades de ensino presencial e semipresencial, que é a distância, com atividades presenciais.

A prática é muito importante para futuros arquitetos. Por isso, é possível que você use softwares como AutoCAD em algumas disciplinas. Entre elas, Atelier de Projeto de Arquitetura de Uso Misto em Modelagem Bim e Desenho de Arquitetura e Urbanismo, para citar algumas.

CorelDRAW

Outro software que está entre os programas de Arquitetura indispensáveis é o CorelDRAW. Com o apoio dele, você terá à sua disposição tudo o que precisa para criar ilustrações vetoriais, fazer layouts de página, editar fotos, tipografia e colaborar com outros alunos ou profissionais.

Seja em uma faculdade semipresencial ou presencial, é importante já exercitar as habilidades exigidas pelo mercado. Nesse sentido, o CorelDRAW tem opções para todos os níveis de conhecimento e necessidades.

Há, por exemplo, o Essentials, software de ilustração vetorial para quem está começando. Tem, ainda, o Technical Suite, software de desenho técnico, que permite criar instruções de montagem, documentar e ter esquemas precisos. Ou seja, útil para disciplinas do curso de Arquitetura, como Informática Aplicada a Arquitetura e Urbanismo — Perspectivas.

V-Ray

Quando o assunto é renderização, V-Ray é indispensável. Ao apostar na V-Ray Collection, é possível trabalhar entre aplicativos 3D. Com isso, fica mais fácil aplicar seu mix de renderização foto-realista, fazer a simulação de fluidos, além de explorar qualquer projeto em real-time.

Contar com um conjunto de ferramentas de renderização e simulação em 3D permite criar os melhores projetos. E, também, encantar os clientes com as imagens, o que é um diferencial e tanto no mercado de trabalho.

Falando em oportunidades para arquitetos urbanistas, profissionais que têm salário médio de R$ 6.113,37*, os alunos da Unopar já saem na frente para se colocar nesse competitivo mercado. Isso porque contam com o exclusivo Canal Conecta, ideal para quem está em busca de emprego.

Para cada vaga publicada, esse canal exclusivo para estudantes da Unopar indica, sem nenhum custo, os candidatos ideais, segundo exigências de perfil e qualificação.

Lumion 3D

A tecnologia faz parte do dia a dia mesmo antes de ingressar em uma faculdade. O Enem Digital já é um indicativo que é preciso se atualizar e dominar as principais ferramentas online.

Nesse sentido, o Lumion 3D é um software de Arquitetura que você deve prestar atenção desde já. O programa se propõe a tornar o processo de renderização fácil para todos os arquitetos. Com o apoio do software, fica simples dar vida e criar uma atmosfera interessante nos projetos, integrando materiais que parecem reais.

Outro diferencial do software é que ele pode ser usado mesmo por quem não tem experiência com renderização e também é compatível com outros softwares CAD.

Promob

Outro software de projeto de Arquitetura que você deve conferir é o Promob. Completo, oferece soluções para projetar, produzir e, até mesmo, gerenciar.

Como futuro arquiteto, entre os produtos que mais estão alinhados com seus interesses estão Promob Plus, o Studio e o Catalog. No caso do Plus, você pode aproveitar diversas funcionalidades desse software de projeto 3D. Projeto, renderização, gestão online e plano de corte são suas principais funcionalidades.

A Promob também oferece diversos plugins que facilitam a vida. Entre eles, o New Auditor, para inspeção de projetos, e o Real Scene 2.0, para renderização.

Photoshop

Um dos softwares mais versáteis do mercado, o Photoshop também pode ser um grande aliado dos futuros arquitetos. O programa serve para editar e compor fotos e, até mesmo, para pintar digitalmente, animar e outras atividades de design gráfico.

Outro recurso que faz a diferença é a possibilidade de compartilhar seus projetos em transmissões ao vivo, o que faz a diferença para quem busca por agilidade. A portabilidade é outro ponto importante.

Você pode abrir PSDs no tamanho original e criar composições mesmo com os dedos. É possível trabalhar no desktop, no iPad e offline. Como o trabalho é sincronizado na nuvem, dá para acessá-lo de onde estiver, na faculdade ou em casa.

Agora é com você!

Investir em saber mais sobre software de Arquitetura é essencial mesmo para quem ainda não entrou na faculdade. Aliás, esse é um ponto importante na hora de escolher onde vai estudar.

É muito importante contar com uma faculdade que dê suporte no sentido de oferecer as ferramentas necessárias para o desenvolvimento. É preciso, ainda, que a instituição de ensino trabalhe o curso pensando no mercado de trabalho e no uso de tecnologia alinhada ao dia a dia da profissão.

Está preparado para começar uma carreira de sucesso como arquiteto? Então, não perca tempo e inscreva-se agora mesmo no vestibular!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content