Tecnólogo em Logística vale a pena? Conheça as vantagens dessa profissão!

A graduação no formato Tecnólogo em Logística pode ser o ideal para vários estudantes. Entretanto, muitos deles têm receio e isso atrapalha a sua decisão final. Portanto, é preciso saber se vale a pena cursar essa faculdade com base nas vantagens que ela dá.

O que faz um profissional da área?

Quem atua na área de Logística, faz parte de um setor essencial de uma empresa. Afinal, esse profissional é quem fica a cargo de gerir o estoque e o armazenamento. Além disso, ele também trata de alguns outros pontos cruciais das operações, como:

  • Compra de tudo que a companhia precisa;
  • Faz o planejamento dos produtos;
  • Monitora todo o transporte desses recursos.

Isso faz com que ele sempre deva atuar de forma estratégica para a organização. Acima de tudo, porque suas ações impactam os processos e os custos operacionais de maneira direta.

Quais são os principais cargos de Logística?

Para quem faz um curso Tecnólogo em Logística e se forma, o mercado é amplo. Nesse sentido, vale a pena conhecer alguns dos principais cargo disponíveis que o aluno graduado pode trabalhar:

  • Diretor de Supply Chain;
  • Controller Logístico;
  • Gerente de Compras, de Planejamento ou de Logística;
  • Coordenador de Comércio Exterior;
  • Analista de Logística;
  • Coordenador de Planejamento e Controle de Produção.

Como é o curso de Tecnólogo para a área de Logística?

Na prática, o aluno tem acesso ao ensino que o capacita com foco no mercado. Dessa maneira, ele aprende todos os conhecimentos técnicos necessários para atuar na área de Logística. Assim, o conteúdo das aulas vai abordar tópicos como:

  • Gestão de contratos;
  • Logística reversa;
  • Gerenciamento da cadeia de suprimentos;
  • Abastecimentos e transportes.

Duração da graduação de tecnólogo em Logística

O curso de tecnólogo dura cerca de dois anos até o aluno graduar-se. Do mesmo modo, boa parte das disciplinas tem um aspecto mais prático. Afinal, elas focam em pontos que o mercado exige para essa área.

Isso não quer dizer que esse formato de curso dispensa todas as aulas teóricas. Ao contrário, elas ainda estão presentes na grade e são cruciais para a formação. Entretanto, a quantidade é menor em comparação com as que ensinam algo mais focado na prática.

Conheça seis vantagens para fazer um tecnólogo em Logística na Unopar

Em geral, é normal ter dúvidas na hora de escolher qual graduação quer fazer. Nesse sentido, confira algumas vantagens que podem servir de motivos para você fazer esse curso:

  1. A demanda é alta para a profissão;
  2. Graduação em menor tempo;
  3. Chance de trabalhar em indústria de qualquer setor;
  4. O curso tem um custo-benefício melhor;
  5. Uma das melhores profissões para seguir;
  6. Salário.

1 – A demanda é alta para a profissão

Para quem pensa em ingressar no mercado após se formar, esse motivo é interessante. Acima de tudo, porque existem muitas vagas em aberto para trabalhar na área. Porém, não existem profissionais o bastante para suprir essa demanda.

Após se graduar como tecnólogo em Logística, então, não deve ser muito difícil arrumar um emprego. No entanto, isso não quer dizer que você não precise se qualificar para isso. Portanto, esteja sempre buscando formas de deixar o seu currículo mais completo.

De modo geral, a profissão tende a crescer em torno de 7% até 2026. Dessa forma, cada vez mais empresas vão tentar crescer em cenários nacional e internacional. Logo, é a sua chance de se formar e ter uma carreira de sucesso.

2 – Graduação em menor tempo

Uma das grandes vantagens da graduação no formato tecnólogo é o tempo de curso. Assim, um estudante nesse tipo de ensino pode se formar em metade do período que seria necessário em uma faculdade convencional.

Como o mercado vê esse aluno?

Em geral, as empresas não vêem esse aluno como inferior ao da graduação tradicional. Acima de tudo, porque o diploma é reconhecido pelo MEC do mesmo jeito do certificado da faculdade comum.

Pode-se dizer, aliás, que o mercado dá muito valor ao graduado de tecnólogo em Logística. Isso acontece porque todo o conteúdo desse modelo de graduação se baseia nas exigências que as companhias geralmente pedem aos profissionais.

Esse detalhe faz com que se formem pessoas com atributos que as organizações preferem. Por fim, é uma forma mais ágil de preencher a alta demanda que existe hoje para áreas como Logística.

3 – Chance de trabalhar em qualquer indústria

Os profissionais dessa área possuem uma grande vantagem que é a versatilidade da profissão. Ou seja, o formado em Logística pode escolher praticamente qualquer setor para trabalhar. Afinal, ele é quem fica a cargo de situações como:

  • O transporte de um item que se compra em lojas online;
  • Planos para tratar das consequências de um desastre natural;
  • Coordenar as cargas, os pedidos e as descargas.

E essas questões podem surgir em qualquer empresa de todos os setores hoje em dia. Então, o graduado nesse campo de estudo tem muito mais a contribuir do que se imagina.

4 – O curso de tecnólogo em Logística tem um custo-benefício melhor

O modelo tecnólogo prova que não é preciso fazer um curso longo e caro. Nesse sentido, a opção se torna muito atraente para quem deseja uma graduação rápida. Do mesmo modo, ela ser acessível é mais um ponto que é preciso levar em conta.

Em resumo, os cursos nesse modelo já possuem mensalidades em um valor mais baixo. Por fim, o usuário ainda tem essa despesa durante apenas quatro semestres, no caso de Logística.

5 – Uma das melhores profissões para seguir

A área da Logística está entre uma das melhores profissões para fazer carreira. Segundo o site U.S. News, ela se junta a outras profissões que estão em alta no ano de 2022, bem como:

  • Estatístico;
  • Gerente de Operações Comerciais;
  • Designer de Moda;
  • Gerente Financeiro;
  • Analista de Pesquisa de Mercado.

6 – Salário

Como todo mundo deve pagar suas contas no final do mês, o salário é crucial. Portanto, saiba que essa área não deixa a desejar nesse quesito de remuneração. A princípio, há setores com salários em torno de R$ 2.313 para Logística em transportes.

Quem se forma como tecnólogo em Logística, então, não terá problemas na parte salarial. Afinal, há salários que vão muito além dessa faixa, com cargos que podem chegar a pagar até R$ 33.600.

A faculdade de Logística vale a pena?

De modo geral, essa faculdade tem várias vantagens que vale a pena levar em conta. Ainda mais pelo formato, que garante uma graduação rápida dentro de um custo acessível para o estudante.

É preciso lembrar, porém, que o aluno precisa considerar vários outros pontos sobre o curso. Acima de tudo, porque dinheiro não é tudo e é necessário se graduar em algo que realmente goste.

Ao tomar a sua decisão, procure uma unidade da Unopar para se matricular em Logística. Dessa forma, você poderá obter o diploma com um ensino de alta qualidade. Agora, caso tenha se interessado, inscreva-se hoje mesmo no vestibular clicando aqui.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.