É possível ter duas profissões? Veja como

ter duas profissões

Você conhece alguém que tem dois empregos e exerce mais de um tipo de atividade profissional? Esse fenômeno das carreiras múltiplas apresenta vários benefícios e vem crescendo em diversos países, incluindo o Brasil. A opção ideal para quem quer seguir o mesmo caminho é ter duas profissões.

Os motivos para apostar na jornada dupla podem ser os mais variados: complemento da renda, curiosidade por determinado assunto, interesse em reciclar conhecimentos e até aumento da satisfação pessoal. Seja qual for o seu, é importante praticar alguns cuidados.

Mais que avaliar os cargos em alta para os próximos anos, como os da área da tecnologia e da saúde, você precisa respeitar o seu perfil. Esse é o primeiro passo para dar conta de diferentes funções sem prejudicar outros setores da vida.

Que tal começar? Leia o post até o fim e aprenda como conciliar ocupações distintas!

Organize a sua vida antes de buscar outro emprego

Construir uma carreira exige bastante empenho. Imagina, então, quantos desafios podem surgir quando esse esforço for duplicado? Não dá para se jogar na ideia sem o mínimo de planejamento. Isso significa que você precisa avaliar a situação atual antes de procurar uma nova forma de trabalho.

Reserve alguns minutos do dia para refletir sobre a sua rotina geral nos últimos meses. Quantas horas são dedicadas a tarefas profissionais e quais períodos são aproveitados para o desfrute do lazer? Também pense em aspectos como o tempo necessário para descansar e cumprir projetos pessoais.

Se os dias andam apertados, fica difícil encaixar qualquer atividade na agenda. Então, faça os devidos ajustes até encontrar um equilíbrio. Essa análise demanda muita atenção em cenários difíceis, como o da pandemia. Ter duas profissões na crise pode ser vantajoso do ponto de vista financeiro, mas certifique-se de que sua saúde física e mental não serão prejudicadas.

Procure carreiras que se aproximam do seu perfil

Descobriu que há espaço para mais um tipo de trabalho em sua rotina? Nesse caso, você já pode partir para a fase de analisar possíveis carreiras. A dica é filtrar aquelas que têm alguma relação com o seu emprego atual ou que envolvam interesses que precisaram ficar em segundo plano na sua vida.

O motivo é simples: mirar em cargos que se aproximam do seu perfil profissional. Isso não significa que você deva ter duas profissões de Exatas só por gostar de Matemática, por exemplo. Somos seres múltiplos com capacidades diversas, e muitas delas podem ter pouca ou nenhuma semelhança.

Nosso conselho de focar algo de que você gosta ou que já conhece tem o mesmo objetivo daquele que costuma ser entregue quando procuramos o primeiro emprego. Ou seja, diminuir as chances de arrependimento e garantir que, além de obter renda, consiga ser feliz com a escolha do caminho profissional.

Aproveite a onda de trabalhos flexíveis

A transformação digital avança em diversos espaços e promove mudanças na maneira como realizamos nossas atividades. Tanto as interações com outras pessoas quanto as práticas profissionais sofrem esse impacto, que fica cada vez mais evidente com a forte presença da tecnologia.

Teste Vocacional Rápido

Hoje, ter duas profissões ficou relativamente fácil para quem aposta nos chamados trabalhos flexíveis. São aqueles serviços realizados de forma remota ou em modalidade home office, por exemplo. Como não têm horários e demandas fixas, promovem mais liberdade para o profissional ditar suas próprias regras.

Essa é uma boa opção se você deseja que o emprego adicional seja mais flexível, com processos que possam ser adaptados sem prejudicar seus ganhos. Felizmente, diversas carreiras — incluindo aquelas consideradas tradicionais, como advocacia e contabilidade — já permitem trabalhar como freelancer.

Planeje a sua rotina para manter o equilíbrio

Nem tudo sai perfeito quando estamos cheios de compromisso, mas o mínimo de qualidade é crucial para mostrar o valor do seu trabalho. Por isso, independentemente das carreiras que escolher, você precisa encontrar formas de cuidar de ambas com um nível de dedicação parecido.

Não quer dizer que elas devam ocupar a mesma quantia de horas ou englobar um número igual de tarefas. Afinal, cada função é única e demanda processos específicos. O que propomos aqui é que você planeje os dias, as semanas ou os meses de modo que consiga dar conta de todas as suas obrigações.

É possível fazer isso com um cronograma detalhado, que contenha a descrição das tarefas a fazer, bem como os prazos e as prioridades. E jamais hesite em fazer alterações na sua agenda quando achar necessário, já que ter duas profissões também demanda alta capacidade de adaptação.

Faça uma graduação a distância

O ensino superior é um dos caminhos mais recomendados para desenvolver habilidades e conquistar uma boa vaga de emprego. Se você já tem uma faculdade, pode escolher segunda graduação como forma de atualizar conhecimentos ou aprender algo totalmente novo.

Porém, pode ficar complicado acrescentar um programa de estudos à sua rotina. Nesses casos, a dica é aproveitar o ensino a distância para desfrutar da flexibilidade e se planejar melhor. Com cursos EAD, você assiste às aulas quando e onde quiser, sem se preocupar com deslocamentos e horários predeterminados.

Enquanto estuda e se prepara para uma futura carreira, você pode procurar um estágio remunerado que forneça experiência na área. Vale destacar, ainda, que algumas instituições oferecem bolsa de estudo integral para quem não tem condições de investir em uma graduação.

É o caso da Unopar, onde você pode obter descontos e até estudar sem custo por meio de diversos tipos de bolsa. Os estudantes geralmente concorrem a essa opção de benefício por meio do desempenho apresentado na prova do Enem.

Comece a se preparar agora para encarar a dupla jornada com sucesso!

Ficou claro que ter duas profissões traz vantagens para o campo das finanças e da vida pessoal. Para ajudar você a seguir esse caminho, a Unopar oferece opções de atividades extracurriculares conhecidas como Trilhas de Carreira. Elas representam uma nova forma de desenvolver as habilidades que o mercado procura.

Ainda está dúvidas sobre os cuidados necessários para cursar outra faculdade? Aproveite e faça o download do nosso material que aborda alguns passos para escolher sua segunda graduação!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Mudança de carreira: o guia prático para dar os primeiros passos

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content