Zootecnia e Agronomia: qual é a diferença na prática?

zootecnia agronomia

Ao determinar em qual área gostaríamos de trabalhar, é comum surgir o dilema entre dois cursos de graduação –– assim acontece com Zootecnia e Agronomia, no caso dos candidatos que se interessam animais e da natureza e querem atuar em alguma área que atenda esse perfil.

É importante destacar que as duas carreiras oferecem boas oportunidades profissionais, porém, têm campos de atuação bem diferentes. Por isso, é sempre importante que o aluno reúna o máximo de informações sobre o Bacharelado em Agronomia e em Zootecnia para fazer a melhor escolha.

É justamente para ajudar você nessa questão que nós, da Unopar, preparamos este post. Continue a leitura e entenda a diferença entre essas áreas!

Do que se trata o curso de Zootecnia?

Quem faz faculdade de Zootecnia (que dura entre 4 e 5 anos) vai trabalhar, principalmente, em áreas rurais cuidando dos animais, garantindo a boa saúde dos rebanhos. Assim, atua com o monitoramento do peso, alimentação e saúde dos bichos, muitas vezes, em parceria com o médico veterinário.

O zootecnista tem foco também na parte reprodutiva e de melhoramento genético –– tudo para melhorar a rentabilidade e qualidade da produção de itens de origem animal, como ovos, leite, carne e outros derivados.

Dessa forma, além do agronegócio, o profissional encontra espaço também em indústrias alimentícias e de fabricação de rações. Quem preferir, pode ainda prestar consultoria na área em propriedades rurais.

A média salarial para quem trabalha na área é de R$ 3.553,12*.

Qual é o perfil do estudante de Zootecnia?

Se você busca saber a diferença entre Zootecnia e Agronomia, é interessante conhecer o perfil do aluno que escolhe a primeira área. É alguém que gosta muito dos animais e vai trabalhar para o bem-estar deles. Por exemplo: mesmo no abate, vai se valer de técnicas para minimizar o sofrimento do animal.

É também alguém que se interessa por pesquisa, principalmente porque as técnicas de melhoramento genético são um campo de destaque nessa carreira. Saber trabalhar bem em equipe também é um diferencial.

O profissional precisa ter flexibilidade para trabalhar em diferentes ambientes e proatividade para antecipar problemas e buscar soluções de modo a não comprometer a cadeia de produção animal. Ficar de olho nas novas tecnologias do setor ajuda a destacar o candidato no mercado de trabalho.

Quais são as diferenças entre Agronomia e Zootecnia?

O que cursar? Zootecnia ou Agronomia? Para responder essa questão, é fundamental conhecer as diferenças entre as áreas. Como explicamos, o zootecnista se volta mais especificamente para a produção animal.

Já o agrônomo tem uma atuação mais ampla, pois além de trabalhar com animais, atuando no manejo de rebanhos, se volta também para as lavouras e produção do agronegócio. Com isso, acompanha desde o preparo do solo até as etapas de distribuição e armazenamento dos alimentos produzidos.

Então, é importante destacar que a faculdade de Agronomia vai tratar também de temas ligados à agricultura, o que não ocorre no curso de Zootecnia.

Qual é o foco do curso de Agronomia?

A graduação em Agronomia, que dura 5 anos, faz parte das Ciências Agrárias e tem como objetivo preparar o aluno para atuar na administração de propriedades rurais. Com isso, traz disciplinas sobre processos agropecuários, planejamento da produção, manejo de recursos naturais, técnicas de melhoramento do solo, além de tópicos relacionados com o armazenamento, distribuição e comercialização dos produtos do agronegócio.

Na Unopar, você tem a vantagem de fazer o curso de Agronomia semipresencial, trata-se de modalidade a distância, com atividades presenciais. Assim, realiza as aulas teóricas do seu computador ou tablet e as práticas na própria faculdade. É um jeito mais versátil de estudar, que une as vantagens do presencial e do EAD.

Nossos alunos acompanham uma matriz curricular completa e sempre atualizada para ficar por dentro de todas as novidades desse mercado. Contam também com professores que têm vivência profissional e trazem situações reais para as aulas, mostrando como é a rotina e desafios do setor.

Você também tem as disciplinas interativas (DIs), maneira dinâmica de aprender, o que vai ajudar na hora de fixar os conteúdos e compreender bem os tópicos apresentados. As salas e laboratórios da Unopar para o aprendizado prático são bem equipados para que você adquira todas as habilidades para lidar em diferentes segmentos dessa profissão.

Quais são as vantagens de cursar Agronomia?

Quer descobrir por que cursar Agronomia EAD ou presencial é a melhor opção para sua carreira? Confira a seguir as vantagens de fazer essa graduação!

Profissão valorizada no mercado

O agronegócio é responsável pelo crescimento econômico do país, sendo que representou 21,4% do PIB brasileiro em 2019. Desse modo, é uma carreira bastante valorizada e com boas oportunidades de emprego em diversas regiões do país. A média salarial para o agrônomo também é animadora: R$ 6.421,17 *.

Possibilidades de atuação diversas

Quer saber o que faz o profissional de Agronomia? O interessante de quem escolhe essa graduação é a oportunidade de atuar em diferentes segmentos (no setor público e privado), como:

  • administração no agronegócio;
  • defesa sanitária;
  • indústria alimentícia;
  • manejo de rebanho e lavouras;
  • biocombustíveis;
  • manejo de solo;
  • gestão de sustentabilidade;
  • manejo de áreas de reflorestamento;
  • gerenciamento de propriedades rurais;
  • pesquisa acadêmica.

Grande demanda profissional no Brasil

O carro-chefe do Brasil é o agronegócio, por isso, a demanda por agrônomos é alta. Além disso, é importante destacar a preocupação de governos e setor privado com a questão da sustentabilidade, campo em que esse profissional também pode atuar –– principalmente nos cuidados com recursos hídricos, solo e produção de biocombustíveis.

Dessa forma, com o diploma da área você pode prestar concursos públicos e também aproveitar as melhores oportunidades em portais de vagas, como o Canal Conecta!

A decisão é sua!

Agora você já sabe qual a diferença entre Zootecnia e Agronomia e pode fazer uma escolha consciente do curso de graduação que quer seguir. Além do amplo mercado que você vai encontrar ao se tornar agrônomo, considere a vantagem de fazer esse curso na modalidade de ensino semipresencial. Aqui na Unopar, você tem a melhor estrutura física e digital para uma formação de qualidade!

Comece a planejar agora sua carreira! Basta se inscrever no vestibular da Unopar e, assim, investir em um futuro profissional de sucesso!

*sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.