A grade curricular de Agronomia é cheia de aulas para formar um bom profissional. Por exemplo, o aluno de graduação vai ver muita coisa sobre os animais e as plantas. Portanto, para saber mais dela e da carga horária, confira o artigo a seguir.
Veja a Grade Curricular de Agronomia por semestre na Unopar!
1º Semestre:
Aqui, antes de tudo, é onde o curso se inicia e já mostra como vai ser a área. Além disso, dá a chance de saber um pouco sobre o cenário tecnológico. Por fim, começam as disciplinas que envolvem cálculo e ciências exatas.
- Agrometeorologia e Agronomia, Ciência e Tecnologia (70h);
- ED – Cultura Digital (10h);
- Física Geral e Fundamentos de Cálculo Aplicado (70h).
2º Semestre:
Ainda neste primeiro ano de faculdade, este é o período que se amplia as ideias. Dessa forma, as aulas tratam do solo, da vida e dos vegetais. Por último, o estudante vê conceitos sobre química em uma visão geral.
- Ciência do Solo – Gênese, Morfologia e Classificação e Desenho Técnico Projetivo (70h);
- ED – Projetivo de Vida (10h);
- Morfologia e Fisiologia Vegetal e Química Geral (70h).
3º Semestre:
A química e, além disso, o solo seguem com presença forte na Grade Curricular de Agronomia do segundo ano de curso. Porém, surgem também novas aulas que trazem lições sobre os vários tipos de animais.
- Ciência do Solo – Fertilidade do Solo e Nutrição Mineral de Plantas (70h);
- ED – Marketing Digital (10h);
- Fundamentos de Química Orgânica e Topografia e Georreferenciamento e Zoologia Geral (70h).
4º Semestre:
O quarto período, então, segue com pontos cruciais a respeito do solo e da carreira. No entanto, há também disciplinas que tratam do negócio agrícola e área da Agronomia.
- Bioquímica Geral e Ciência do Solo – Física e Conservação do Solo e Água (70h);
- ED – Construindo uma Carreira de Sucesso (10h);
- Entomologia Aplicada à Agronomia e Microbiologia Agrícola (70h).
5º Semestre:
O terceiro ano de faculdade traz de volta os animais à Grade Curricular de Agronomia. Porém, a matriz aborda a parte genética e o mindset para o setor. Do mesmo modo, há vários conceitos sobre a prática de paisagismo.
- ED – Mindset Ágil (10h);
- Fitopatologia e Forragicultura e Nutrição Animal (70h);
- Genética e Melhoramento de Plantas e Animais e Paisagismo – Floricultura, Parques e Jardins (70h).
6º Semestre:
Sobre as plantas, o sexto semestre trata se ensinar sobre o controle dos tipos exóticos. Além disso, aborda tópicos que discutem sobre a produção de sementes e plantio de café e algodão.
- Controle de Plantas Daninhas (70h);
- ED – Design Thinking (10h);
- Fitotecnia – Algodão e Café, Hidráulica e Produção, Tecnologia e Armazenamento de Sementes (70h).
7º Semestre:
Ao entrar no quarto ano de curso, dessa maneira, o aluno começa a entender sobre alguns tipos de criação. Por exemplo, conceitos sobre o desenvolvimento de aves, bovinos, suínos e até mesmo plantas.
- Bovinocultura, Suinocultura e Avicultura (70h);
- ED – Empregabilidade (10h);
- Fitotecnia – Arroz, Feijão, Trigo e Mandioca, Olericultura e Optativa I (70h).
8º Semestre:
O segundo semestre do ano volta a tratar mais pontos sobre a carreira na profissão. Nesse sentido, há a disciplina de estágio para que o estudante possa ter noção de como funciona o dia a dia da função.
- ED – Desenvolvimento de Carreira (10h);
- Estágio Supervisionado I (160h);
- Fruticultura, Irrigação e Drenagem e Máquinas e Mecanização Agrícola (70h).
9º Semestre:
Já no quinto ano de curso, vem os conceitos sobre outra atuação da área. Ou seja, a parte de controle de qualidade de alguns produtos e, também, o estágio. Por fim, é neste semestre que se inicia a produção do TCC.
- Controle de Qualidade de Produtos Vegetais e Animais (70h);
- ED – Empreendedorismo (10h);
- Estágio Supervisionado II (160h);
- Fitotecnia – Cana-de-Açúcar, Milho e Soja e Manejo e Produção Florestal (70h);
- Optativa II e Trabalho de Conclusão de Curso I (70h).
10º Semestre:
No último período, além de finalizar o TCC, o aluno vai aprender um pouco sobre a área rural. Do mesmo modo, verá assuntos ligados à sociedade brasileira e mais sobre tecnologia no semestre.
- Construções Rurais e Economia e Administração Rural (70h);
- ED – Responsabilidade Social (10h);
- Sociedade Brasileira e Cidadania (80h);
- Informática e Experimentação Agrícola e Trabalho de Conclusão de Curso II (70h).
Veja mais sobre as principais matérias da Grade Curricular de Agronomia!
Como já viu como é a grade, então, é hora de saber um pouco mais sobre as matérias. Assim, veja a seguir quais são as aulas de maior destaque e como é cada uma delas na prática:
- Genética e Melhoramento de Plantas e Animais;
- Microbiologia Agrícola;
- Agronomia, Ciência e Tecnologia;
- Física Geral;
- Química Geral;
- Zoologia Geral;
- Morfologia e Fisiologia Vegetal.
Genética e Melhoramento de Plantas e Animais
É uma ciência que trata de obter novos seres com traços mais específicos. Logo, é uma aula que aborda conceitos sobre alteração genética em plantas e animais. Assim, é viável chegar a conclusões com certas características.
Microbiologia Agrícola
Aqui é uma aula que foca em estudar os microrganismos que se relacionam com alguns elementos. Acima de tudo, são o solo, a água, as plantas e os animais. Ainda, leva em conta parte dos processos que inclui produção, plantio e colheita.
Agronomia, Ciência e Tecnologia
Toda a Grade Curricular de Agronomia tem muitas aulas que ensinam sobre sustentabilidade e tecnologia. Do mesmo modo, essa em específico ajuda a saber como são as etapas tecnológicas que surgem.
Física Geral
Caso não saiba, essa é uma das aulas mais importantes de todo o curso. Afinal, os conceitos dela são aplicados o tempo todo nas atribuições desta profissão. Então, sim, pode se preparar para fazer muitos cálculos.
Química Geral
Outra área que deve estar na grade curricular do curso, portanto, é a de Química Geral. Acima de tudo, porque ela faz parte das práticas do dia a dia do agrônomo. Assim, o aluno verá tópicos sobre reações químicas ao longo da graduação.
Zoologia Geral
A matriz curricular do curso faz valer o perfil do aluno que gosta de animais. Ou seja, lidar com os bichos faz parte da área e essa aula trata de como é o organismo deles e suas variadas espécies.
Morfologia e Fisiologia Vegetal
Além dos animais, a Grade Curricular de Agronomia deve ter aulas que falam sobre os vegetais. Logo, é isso mesmo que propõe esse campo, com ideias sobre como funcionam suas estruturas.
Todo o suporte da Unopar nas matérias de Agronomia
Neste artigo ficou claro como são as aulas da matriz curricular desse curso. Do mesmo modo, o leitor pode saber o que é visto em cada semestre. Então, ele pode ver um pouco da área que, enfim, deseja entrar no futuro.
Mas a Unopar dá muito mais do que isso para os seus alunos. Afinal, são anos de presença no mercado e muita tradição na formação dos estudantes. Além disso, ela preza pela inovação com vários modelos para cursar uma faculdade.
A Grade Curricular de Agronomia que ela possui é só um dos seus vários pontos positivos. Por fim, para saber todos os detalhes disso, inscreva-se hoje mesmo no vestibular clicando aqui.
O que você achou disso?
Clique nas estrelas
Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 81
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?