O que se estuda em Agronomia? Veja aqui

o que se estuda em agronomia

Tem interesse pela área de Agronomia? Então, temos uma notícia para dar: você está no caminho certo! Essa é uma carreira muito próspera e que, certamente, trará muitas oportunidades para o formado nos próximos anos. Afinal, esse será um profissional indispensável para a economia do país.

No entanto, ao escolhermos uma carreira, precisamos estar atentos também a outros pontos. Um deles diz respeito às disciplinas estudadas ao longo do curso. É normal encontrar temas que não nos agradem, mas é fundamental que saibamos que aquela grade curricular é a nossa cara, não é mesmo?

Por isso, que tal conhecer o que se estuda em Agronomia? Assim, você terá uma certeza extra de que esse é o curso certo para você. Vamos descobrir, juntos, como funciona a matriz curricular do Bacharelado em Agronomia na Unopar!

O que se estuda em Agronomia?

Veja algumas matérias que fazem parte da grade de Agronomia na Unopar!

Genética e Melhoramento de Plantas e Animais

Essa é uma matéria que exemplifica bem o que se faz na área de Agronomia. Aqui, o aluno aprende conceitos que envolvem as bases do melhoramento genético em vegetais e animais.

Estuda, por exemplo, as particularidades do ciclo celular, os processos de divisão e replicação e as maneiras de intervir nesses processos. Tudo isso para selecionar indivíduos que tragam mais produtividade ao agronegócio.

Microbiologia Agrícola

A área agrícola é constantemente afetada negativa quanto positivamente por micro-organismos. Eles são parte essencial do processo de produção, plantio e colheita de diversos tipos de produtos essenciais.

Nessa matéria, o estudante aprende os conceitos básicos e avançados de microbiologia e a utilizá-los de acordo com o interesse agrícola, protegendo as lavouras e otimizando a sua produção.

Agronomia, Ciência e Tecnologia

Quem está no caminho de saber tudo sobre Agronomia, deve ter em mente duas palavras-chave essenciais para essa profissão na atualidade: sustentabilidade e tecnologia.

Sendo assim, nessa disciplina, o aluno Unopar identifica os processos tecnológicos que estão surgindo e como eles, em parceria com a ciência, são utilizados para melhorar a produção agrícola.

Física Geral

Os conhecimentos sobre Física são essenciais para o dia a dia de um agrônomo. Por isso, a disciplina de Física Geral é uma das mais importantes do curso.

Aqui, o aluno aprende conceitos físicos a partir da base. Lida com o aprendizado de assuntos de cinemática, mecânica, magnetismo, eletricidade e muito mais!

Química Geral

Além da Física, a Química é também extremamente importante para esse profissional. Sendo assim, ela não poderia ficar de fora da grade curricular de Agronomia, não é mesmo?

Em Química Geral, você aprende conceitos sobre atomística, ligações e reações químicas e muito mais. Há, também, as disciplinas de Química Orgânica e Analítica, que ampliam ainda mais os seus conhecimentos sobre o tema!

Morfologia e Fisiologia Vegetal

Não é possível ser um estudante de Agronomia e não aprender sobre o funcionamento e a estrutura das diferentes espécies e grupos vegetais, não é mesmo? Por isso, temos também uma disciplina dedicada exclusivamente para isso!

Nela, você conhece de perto como funcionam esses seres vivos e descobre como eles se relacionam com o meio à sua volta. É uma matéria fundamental para uma carreira bem-sucedida no futuro!

Zoologia Geral

Ainda que não estejamos falando do curso de Medicina Veterinária, o estudante de Agronomia também precisa ter boas noções de como funcionam o organismo dos animais. Afinal, ele vai lidar com diversas espécies em seu dia a dia de trabalho.

Aqui, os estudantes aprendem a respeito de grupos desde os nematódeos até os cordados. Isso traz um amplo conhecimento ao futuro agrônomo sobre esse assunto!

Fitopatologia

Assim como os animais, os vegetais podem ficar doentes. Esses problemas são causados por uma série de fatores e é responsabilidade do agrônomo saber quais são eles!

É disso que se trata a disciplina de Fitopatologia, que estuda as enfermidades sofridas pelas plantas e os modos como elas podem ser solucionadas para não prejudicarem a produtividade da plantação.

Hidráulica

Os conceitos da Hidráulica são estudados, no ensino médio, em Física. Na faculdade de Agronomia, no entanto, eles precisam ser vistos de maneira mais aprofundada.

Nessa disciplina, você vê como funcionam os sistemas de hidráulica, como se comportam os fluidos em diferentes ambientes e aprende uma série de informações sobre a distribuição adequada de água. Algo, sem dúvidas, essencial para plantações e para a hidratação dos animais!

Olericultura

Outra disciplina que faz parte da grade curricular de Agronomia semipresencial (modalidade a distância, com atividades presenciais) e presencial é a Olericultura.

Aqui, o objetivo é capacitar o estudante no estudo das olerícolas, ou seja, o que conhecemos como hortaliças. Por isso, essa é uma matéria fundamental para a economia do Brasil e para a nutrição de milhões de brasileiros. É bastante responsabilidade, concorda?

Além dessas disciplinas de Agronomia, o estudante Unopar contará com a qualificação dos Estudos Dirigidos (EDs), que os preparam para a carreira com a abordagem de conteúdos como marketing, imagem pessoal e muito mais. E o melhor: tudo completamente online!

Como a Unopar pode ajudar você a se tornar um agrônomo?

Agora que você já viu algumas das principais matérias de Agronomia da Unopar, chegou a hora de saber como essa instituição pode ajudá-lo a obter sucesso em sua carreira.

Em primeiro lugar, somos uma instituição repleta de diferenciais, que vão desde o uso inteligente da tecnologia no ensino até um corpo docente altamente qualificado e especializado.

Além disso, nosso foco está na qualificação de nossos estudantes. Contamos com estratégias como o Canal Conecta, que facilita a conquista de estágios e a inserção dos futuros agrônomos no mercado de trabalho.

Temos, também, uma série de formas de ingresso e de bolsas para facilitar a conquista de uma vaga na faculdade e ajudá-lo a se manter no curso com tranquilidade e segurança.

Por isso, que tal deixar o técnico em Agronomia para lá e investir em um Bacharelado que trará uma série de oportunidades para a sua vida profissional?

Além das várias áreas da Agronomia para atuar, o bacharel agrônomo tem uma remuneração média de R$ 6.400*. É um investimento que vale muito a pena!

Chegou o seu momento!

Pare de adiar o seu futuro! Agora que você já sabe o que se estuda em Agronomia, que tal dar o próximo passo rumo a uma carreira de muito sucesso? Lembre-se de que é na graduação que você começa a se desenvolver profissionalmente. Por isso, escolha uma faculdade parceira na sua jornada de aprendizado.

Estamos esperando você! Faça a inscrição no vestibular de Agronomia da Unopar!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 57

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content