Afinal, o que faz um profissional de Administração?

administração o que faz

Você sabe quais são as responsabilidades do administrador dentro de uma empresa? Conhece as ocupações do profissional de Administração? Essa é uma área ampla, que permite a ele a atuação em vários setores de um negócio no meio privado, além de boas oportunidades no âmbito público.

Não à toa, o Bacharelado em Administração abrange diferentes campos do conhecimento, abarcando as Ciências Humanas e Ciências Exatas em uma única formação. Daí podemos compreender a importância desse profissional para as empresas e para a sociedade — uma peça-chave para garantir a saúde dos empreendimentos.

Quer saber mais sobre essa atuação? Continue a leitura e confira o que faz um profissional de Administração!

Revisa os procedimentos de uma empresa

Algumas disciplinas do curso de Administração da Unopar, como Gestão de Projetos e Planejamento Estratégico, preparam os estudantes para atenderem uma demanda das empresas: a eficácia dos procedimentos adotados. 

Muitos negócios não sobrevivem às mudanças do mercado por não saberem como lidar com essas situações. Nessa realidade, a auditoria é uma colaboração a mais para o sucesso de um empreendimento. Lembrando que, para essa atuação, nem sempre é necessário se ter um perfil empreendedor.

Porém, a auditoria não se resume em análises críticas, na busca de melhorias e soluções para problemas. Além da indicação de boas práticas, o auditor tem conhecimento suficiente das leis e regras que regem o tipo de organização do qual ele precisa avaliar.

Assim, o administrador que opta por atuar na auditoria depreende atenção especial à legislação e apresenta propostas com foco nos resultados, revisando procedimentos, evitando desperdícios financeiros, de produtos, o retrabalho, entre outras coisas.

Gerencia importações ou exportações

É nas aulas relacionadas com o Comércio Exterior que o estudante de Administração vai entender como funcionam os métodos de importação e exportação. Ao conquistar uma vaga em uma multinacional, por exemplo, o administrador terá pela frente atividades que envolvem o mercado internacional.

Contudo, mesmo em empresas nacionais, é possível que apareçam chances de negócio com grupos fora do país, o que exige conhecimento das regras e leis externas, além de saber pelo menos uma língua estrangeira. Outras noções também fundamentais para esse profissional são, principalmente, logística, marketing e economia.

Gerencia clientes, sugestões e reclamações

O papel desse gestor é solucionar problemas a partir das sugestões, reclamações e dúvidas que chegam até o canal de comunicação entre o negócio e seu público. Assim, é fundamental saber ouvir e orientar os colaboradores a trocarem informações com os clientes de maneira eficaz.

O gerente administrativo das equipes de Ouvidoria tem como responsabilidade intermediar conversas entre clientes e empresas. Os relatórios diários, semanais e mensais fazem muita diferença no momento de planejar estratégias de sucesso.

Sendo assim, nessa função, ele também vai precisar manter todos os setores do negócio cientes do que se recebe na ouvidoria. Isso porque o time de marketing, por exemplo, pode utilizar os relatórios para implementar ações.

Teste Vocacional Rápido

Controla a relação dos gastos da empresa

Ao conhecer tudo sobre Administração, na graduação da Unopar, o estudante estará preparado para atuar em funções mais voltadas para o humano, como a Gestão de Pessoas. Ao mesmo tempo, ele terá conhecimento suficiente para atender a demanda mais relacionada com as contas.

A importância desse aprendizado é ainda mais evidente quando pensamos que uma das maiores responsabilidades dentro de uma empresa é a gestão de finanças. Entre as áreas da Administração mais tradicionais, nessa, o profissional tem o papel de gerenciar as receitas, controlar orçamentos, verificar e pagar impostos, ou seja, manter os números em dia!

Já imaginou uma empresa que não tem conhecimento do que entra e do que sai em relação ao dinheiro? Isso vai influenciar todos os outros ramos, como no estoque, por exemplo, que também depende do bom controle das finanças.

Os conhecimentos de economia são essenciais para o sucesso no controle de gastos, já que a partir deles, o administrador oferece suporte na tomada de decisões, orientando investimentos, verificando a real necessidade de empréstimos, entre outras estratégias. Pontos para a Administração Financeira!

Define estratégias para trazer novos clientes 

Por falar em estratégias, uma das áreas mais estrategistas da Administração é o marketing. A principal característica do profissional que atua nesse setor é a capacidade de enxergar a frente, buscar sempre a inovação. Para isso, é preciso usar os conhecimentos da faculdade para planejar e promover a marca, sempre no intuito de fortalecê-la.

Com a Era Digital, na Administração, um dos setores em que a mudança é constante é o marketing. Nesse sentido, a aproximação com o público vai para além do contato pessoal, abrangendo as redes sociais, os blogs comerciais e outras plataformas digitais.

É na relação entre empresa e consumidores que o administrador procura atrair possíveis clientes e fidelizar aqueles que já conhecem a marca. A criação de estratégias para que isso aconteça é responsabilidade das equipes de marketing a partir de pesquisas de mercado, levantamento do perfil de consumidores, estratégias de interação etc.

Escolha bem a sua faculdade!

A Administração tem uma gama tão grande de atuações que é conhecida por sua formação igualmente ampla. Assim, mesmo que você atue em área específicas, é importante que você conheça todas elas na faculdade, sendo preparado para o mercado de trabalho em sua totalidade.

Quando percebemos o que se faz na Administração, nos damos conta da importante tarefa desse profissional dentro de qualquer tipo de empresa, das pequenas às grandes organizações. Também é muito comum aparecerem vagas em concursos públicos, já que o administrador tem conhecimento suficiente para gerir processos privados e públicos.

Ofertada em diferentes modalidades de ensino, se você busca por um curso rápido e sem sair de casa, o ideal é a Administração à distância. Essa é uma possibilidade a mais de conquistar o diploma de Administração. Na Unopar, você também encontra o semipresencial, 100% online e presencial, podendo escolher o modo que melhor se adequa à sua realidade.

Agora que você conheceu e se identificou com as atribuições da Administração, venha para o melhor caminho para ser administrador: inscreva-se em nosso vestibular e comece a sua graduação!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Mudança de carreira: o guia prático para dar os primeiros passos

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Skip to content