O que faz um administrador? Conheça a função desse profissional em diferentes posições!

como ser um bom administrador

Desconto nota do Enem

Para se tornar um bom administrador, não basta saber tudo sobre Administração. É claro que é importante ter ideia de como funciona o curso, as disciplinas estudadas e perfil do profissional. Mas, para se destacar nessa carreira, é preciso ir mais a fundo e conhecer o que faz um administrador.

Um bom começo é se graduar em uma faculdade reconhecida de Administração. Também é válido definir quais áreas interessam mais. Afinal, os campos de atuação abertos pelo curso são variados. Gerenciar seus pontos fortes e fracos é outra etapa que deve ficar no seu radar.

Quer aprender como ser um bom administrador? Então, confira 5 passos essenciais!

Saiba o que faz um administrador em diferentes cargos e setores!

Do latim “direção”, “tendência para” e “conduzir”, o administrador tem o cargo primordial de liderar um trabalho, grupo ou projeto, coordenando as atividades e acompanhando as fases. Esse é um dos motivos pelos quais o curso de Administração é tão versátil. Afinal, o campo de atuação do profissional varia dos Recursos Humanos, Finanças, Logística e Linha de Produção, só para ficar em alguns exemplos.

Dessa forma, falar sobre o que faz um administrador é fazer uma lista das várias atribuições que esse profissional tem em uma empresa. E aqui estamos falando em diversas áreas, nos setores público e privado.

O que faz um administrador?

O administrador pode atuar em cargos de gerência ou mesmo como analista em um departamento. Dessa forma, pode administrar determinados processos, ou liderar uma equipe em um determinado projeto ou trabalho. Muitas vezes, o administrador se torna coordenador de área ou setor, gerente, diretor e até presidente de empresas. Isso é devido à sua formação com conhecimento sólido em gestão.

O administrador revisa os procedimentos de uma empresa

Algumas disciplinas do curso de Administração da Unopar, como Gestão de Projetos e Planejamento Estratégico, preparam os estudantes para atenderem a uma demanda das empresas: a eficácia dos procedimentos adotados. 

Muitos negócios não sobrevivem às mudanças do mercado por não saberem como lidar com essas situações. Nessa realidade, a auditoria é uma colaboração a mais para o sucesso de um empreendimento. Lembrando que, para essa atuação, nem sempre é necessário possuir um perfil empreendedor.

O administrador gerencia importações ou exportações

É nas aulas relacionadas com o Comércio Exterior que o estudante de Administração entenderá como funcionam os métodos de importação e exportação. Ao conquistar uma vaga em uma multinacional, por exemplo, o administrador terá pela frente atividades que envolvem o mercado internacional.

O administrador gerencia clientes, sugestões e reclamações

O papel desse gestor é solucionar problemas a partir das sugestões, reclamações e dúvidas que chegam até o canal de comunicação entre o negócio e seu público. Assim, é fundamental saber ouvir e orientar os colaboradores a trocarem informações com os clientes de maneira eficaz.

O administrador controla a relação dos gastos da empresa

Ao conhecer tudo sobre Administração, na graduação da Unopar, o estudante estará preparado para atuar em funções mais voltadas para o humano, como a Gestão de Pessoas. Ao mesmo tempo, ele terá conhecimento suficiente para atender à demanda mais relacionada com as contas.

A importância desse aprendizado é ainda mais evidente quando pensamos que uma das maiores responsabilidades dentro de uma empresa é a gestão de finanças. Entre as áreas da Administração mais tradicionais, nessa, o profissional tem o papel de gerenciar as receitas, controlar orçamentos, verificar e pagar impostos, ou seja, manter os números em dia!

Tour pela prova do Enem

O administrador define estratégias para trazer novos clientes 

Por falar em estratégias, uma das áreas mais estrategistas da Administração é o marketing. A principal característica do profissional que atua nesse setor é a capacidade de enxergar a frente, buscar sempre a inovação. Para isso, é preciso usar os conhecimentos da faculdade para planejar e promover a marca, sempre no intuito de fortalecê-la.

Com a Era Digital, na Administração, um dos setores em que a mudança é constante é o marketing. Nesse sentido, a aproximação com o público vai além do contato pessoal, abrangendo as redes sociais, os blogs comerciais e outras plataformas digitais.

O que faz um administrador financeiro?

Este profissional é quem cuida da entrada e saída de dinheiro da empresa. Assim, o administrador financeiro fica de olho em toda a movimentação de recursos, gastos, despesas e receitas. Lida com contas a pagar e receber, tributos, fluxo de caixa e também com o planejamento financeiro.

O que faz um administrador público?

Geralmente, quem entra nesse ramo é aprovado em concurso público. O administrador público gerencia os recursos para o bom funcionamento de algum serviço público, como hospitais, escolas, serviços jurídicos, policiais, entre muitos outros.

O que faz um administrador e gestor de Recursos Humanos?

Esta é outra área muito requisitada na área de Administração. O profissional de RH lida com o relacionamento dos colaboradores da empresa com a organização, verifica pagamento de salários, benefícios, satisfação dos funcionários e políticas de carreira, entre outros.

O que faz um administrador e gestor de Logística?

A função deste administrador é a de gerenciar os recursos que entram na empresa e os produtos que saem. Todo o processo de gerenciamento de estoque, entrada de insumos e transporte do produto final fica a cargo dele.

O que faz um administrador e gestor de Tecnologia da Informação?

A função do administrador de empresas aqui é gerenciar todo o trabalho de analistas e desenvolvedores de equipamentos e serviços de TI, de forma que a empresa funcione bem e seja competitiva no mercado.

A Unopar te ajuda a realizar o sonho de fazer a faculdade de Administração!

Na Unopar, há bons diferenciais que você deve considerar. O apoio aos estudantes é personalizado e acompanha cada fase da sua formação acadêmica. O sistema de ensino prepara para o mercado de trabalho de forma dinâmica e interativa. Ou seja, você aprende fazendo, com casos reais de administração de empresas.

Outro benefício para quem já quer se colocar no mercado como profissional de Administração, mesmo durante a graduação, é o Canal ConectaExclusivo para alunos Unopar, o portal indica os candidatos ideais para cada vaga publicada, segundo exigências de perfil e qualificação. E, melhor, é gratuito!

Você já sabe como ser um bom administrador e a importância da instituição de ensino no desenvolvimento de habilidades e competências para atuar na área. Por isso, não espere mais para construir uma carreira de sucesso em Administração.

Inscreva-se agora mesmo no vestibular Unopar, agende sua prova e dê o primeiro passo para se tornar um administrador bem-sucedido no mercado.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 23

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados