Você sabe o que é advocacia e como atuar na área?

advocacia

Desconto nota do Enem

Todos os anos, milhares de estudantes ingressam no curso de Direito, que funciona como pré-requisito para uma das profissões mais cobiçadas do mercado: a advocacia. Mesmo que alguns acreditem em uma suposta saturação da profissão, que conta com mais de 1 milhão de profissionais aptos a exercê-la, há nichos muito pouco explorados e promissores.

Isso acontece porque o Direito e a advocacia acompanham todo o desenvolvimento da sociedade, se adaptando aos novos desafios. Há algumas décadas, por exemplo, pouco se falava sobre crimes cibernéticos, enquanto hoje há diversos tipos penais que tutelam os direitos de quem navega na internet.

Quer saber mais sobre a advocacia e formas de atuação na área? Selecionamos os principais tópicos para eliminar as suas dúvidas sobre o assunto. Confira!

O que é advocacia?

Considerada uma das profissões mais antigas do mundo, a advocacia atua na defesa do interesse de pessoas físicas, privadas e de Direito público, de forma consultiva e contenciosa. O consultivo pode ser entendido como o apoio dado aos contratantes sobre questões legais, para que atuem em conformidade com a Lei.

Já a atuação contenciosa tem como pressuposto um conflito de interesses, no qual a advocacia busca uma solução em comum acordo entre as partes ou então ingressa com uma ação judicial para dar fim à disputa por meio de uma sentença. Por isso, a advocacia é considerada uma função essencial à administração da justiça, pois a maioria das áreas do Direito contribuem de forma substantiva para a pacificação da sociedade.

Mas o Poder Judiciário não é a única porta para a resolução de conflitos, além de nem sempre ser a mais indicada. As câmaras de arbitragem, por exemplo, cumprem o mesmo papel e podem oferecer até maior experiência e conhecimento sobre as questões de direito relacionadas ao conflito –– sendo que a decisão tem força de sentença (Título Executivo Judicial), embora o cumprimento forçado exija a provocação da jurisdição estatal.

O que faz um advogado?

O advogado é a pessoa responsável por peticionar perante o poder judiciário e outros órgãos públicos, bem como cumprir todas as outras diligências indispensáveis à finalidade para a qual foi contratado. Bons exemplos são participar de audiências, despachar junto ao juiz da causa em casos específicos e controlar os prazos para a realização dos atos processuais.

Tour pela prova do Enem

Mas não basta passar em Direito e concluir o Bacharelado para isso. Você também terá que se preparar para o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil, pois a inscrição nos quadros é indispensável para o exercício da advocacia.

Quais são as principais áreas de atuação?

Há muitos nichos de atuação, nos quais a sua clientela pode ser formada por pessoas físicas e/ou jurídicas. As principais são a Trabalhista, Criminal, Civil, Tributária, Penal e Previdenciária. Afinal, a maioria das pessoas precisa de orientações e representação sobre essas questões.

No serviço público também existem muitas oportunidades, que são alcançadas por meio dos concursos públicos. Entes federativos e autarquias precisam de muitos advogados para defenderem seus interesses, o que acontece por meio das procuradorias municipais, dos Estados e da Advocacia Geral da União, por exemplo.

Como vimos, para atuar na advocacia, é preciso primeiramente concluir a graduação, lembrando que ainda não existe Direito EAD. Aqui na Unopar, você faz um curso completo, com professores altamente qualificados e uma infraestrutura moderna. Isso sem falar nos benefícios exclusivos, como o Canal Conecta, Aula Destaque e Trilhas de Carreira.

Agora é com você!

A advocacia continua sendo uma profissão bastante promissora para aqueles que cumprem o dever de estudar e se aprimoram para o mercado. Ao escolher a Unopar, fica ainda mais perto de conseguir as melhores oportunidades e o reconhecimento profissional.

Quer ser um profissional da advocacia? Inscreva-se agora mesmo no vestibular para o curso de Direito da Unopar!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados