Passar em Direito é difícil? Veja nossas dicas

passar em direito

O objetivo de passar em Direito parece uma missão quase impossível para muitos candidatos. Para você também? Saiba que isso é normal, mas fácil de vencer. O curso de Direito realmente é um dos mais concorridos e isso acaba assustando alguns estudantes. Porém, tudo depende de foco.

Ter um bom resultado no vestibular ou no Enem é totalmente possível, desde que você se dedique. Sabe o que pode ajudar a conquistar sua vaga na faculdade? A gente conta o passo a passo para você a seguir!

Confira o edital da prova

É claro que estudar é o seu maior compromisso, o que começa muito antes de fazer a inscrição do vestibular e do Enem — ou pelo menos deveria. Desde o momento que aprendemos um novo tópico durante o ensino fundamental e médio, a dedicação nos estudos com certeza contribui para o seu sucesso ao concorrer a uma vaga na faculdade.

Ou seja, passar no vestibular é fruto de um preparo da vida inteira, embora nunca seja tarde para recuperar o tempo perdido. De qualquer forma, uma etapa inicial nessa jornada é conferir o edital do processo seletivo. Se você vai fazer concurso público ou vestibular, nunca se esqueça disso!

Depois de decidir quais provas você vai fazer, procure o edital e leia com calma todas as informações. Esse documento serve como um guia geral para se preparar e tirar as principais dúvidas. Aliás, fique sabendo que nem todos os candidatos conferem o edital e isso já pode ser um diferencial a seu favor. Foque a parte dos conteúdos cobrados e instruções para o dia da prova.

Foque nas Ciências Humanas

Escolher o curso de Direito já é um sinal de que você prefere a área de Humanas e, provavelmente, tem maior facilidade em estudar esses assuntos. Então, aproveite para focar seus estudos e garantir um ótimo resultado nessa parte da prova.

Para o vestibular, não é preciso ler livros de Direito e saber tudo sobre o campo. Seu foco deve estar nas disciplinas relacionadas com a profissão escolhida, até porque algumas instituições avaliam o resultado do candidato nas questões específicas da área.

Nesse caso, é importante escrever uma boa redação e demonstrar domínio da Língua Portuguesa, assim como acertar a maioria das questões de Humanas.

Caso isso não aconteça e o “peso” das suas respostas seja o mesmo, você ajuda a garantir uma boa nota de qualquer forma. Isso também não quer dizer que as Ciências Exatas e Biológicas não devem ocupar o seu tempo, ainda mais se tiver dificuldade com elas.

O ideal é montar um cronograma de estudos bem equilibrado, mas não faz sentido ir muito mal justamente na sua área de interesse, certo?

Conheça o cenário político

Independentemente da carreira que você escolher dentro do Direito, essa é uma profissão muito ligada com o cenário político, econômico e social. Ou seja, esses são temas que devem fazer parte do seu dia a dia e é necessário estudar sobre eles.

O Enem e outros vestibulares são provas que exploram fatos atuais e históricos para entender o posicionamento dos candidatos ou verificar se todos estão bem informados. É comum conciliar questões sobre pontos específicos de História ou Sociologia, por exemplo, com acontecimentos reais.

Sendo assim, é melhor não correr o risco de parecer alienado, não é verdade? Se você não estiver antenado sobre tudo o que está acontecendo, pode não saber se posicionar ou perder pontos por bobeira. Reserve um tempo todos os dias para acompanhar as notícias do Brasil e do mundo.

Crie um cronograma de estudos

A organização é uma grande aliada das pessoas bem-sucedidas nos estudos, trabalho e em outras áreas da vida. Conseguir gerenciar o tempo disponível é fundamental para ser produtivo e alcançar seus objetivos.

É possível passar em Direito sem seguir um cronograma que organize a sua rotina? Sim, mas certamente vai ser mais difícil. Vale muito a pena montar uma agenda com todos os seus compromissos e dividir os conteúdos que devem ser estudados a cada dia.

Assim, fica fácil saber o que você precisa cumprir em cada momento, além de ter uma noção de metas que podem ser alcançar em uma semana ou um mês. O cronograma de estudos é o seu guia pessoal de preparação, ajudando ainda no desenvolvimento de habilidades como ter disciplina.

Ao montar o plano, não deixe de considerar o seu bem-estar e pensar nas tarefas básicas do cotidiano que tomam tempo (como comer, tomar banho, praticar exercícios físicos, descansar etc.). É melhor ter um planejamento realista do que criar expectativas que não podem ser cumpridas. Preservar sua saúde física e mental é necessário para ter um bom desempenho!

Faça simulados e provas antigas

Enquanto algumas pessoas têm dificuldade de se concentrar nos estudos, outras fazem isso com tranquilidade e se preocupam mesmo com o momento da prova. Esse é o seu caso? Ficar ansioso e nervoso no dia é muito comum!

Uma dica para tentar aliviar a tensão e ficar mais confiante é fazer simulados. Busque edições anteriores da prova e realmente simule que você está no local de prova, sem acesso à informação ou qualquer tipo de contato. Ligue o cronômetro e comece a resolver as questões para depois conferir como foi o resultado final. Uma ótima ideia é revisar todos os erros para evitar cometê-los novamente.

Essa estratégia ajuda a testar os seus conhecimentos e a sua capacidade de lidar com a pressão do vestibular de Direito. Por isso, repita o processo até achar que está mais tranquilo para enfrentar o desafio.

Enfim, passar em Direito é um sonho que vai exigir bastante comprometimento, foco e organização. A concorrência deve ser uma motivação extra para se dedicar aos estudos e conquistar sua vaga.

Aqui na Unopar, você um dos melhores cursos de Direito do mercado! São quase 50 anos de tradição no ensino presencial e a distância, investindo sempre na qualidade das formações e em recursos que contribuam para o sucesso dos alunos.

Ainda temos benefícios exclusivos para sua formação. É o caso da Aula Destaque, que aproxima você de profissionais de referência no mercado. Já o Canal Conecta oferece vagas exclusivas de emprego e estágio para os alunos da Unopar.

Chegou a hora!

E aí, será que agora você está mais motivado para começar a estudar? Coloque as dicas em prática e turbine sua preparação! Aproveite para saber mais sobre a oportunidade de passar no vestibular com 100% de bolsa.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.