Livros de Direito: quais são os principais vistos na faculdade?

estudante com livros de direito

Investir em leituras especializadas é uma das práticas mais importantes para alunos do curso de Direito. Por isso, contar com os melhores livros durante a graduação não é luxo e, sim, investimento no futuro profissional.

Ao estudar em casa obras de referência, os alunos aumentam suas chances de conquistar ainda mais embasamento teórico para, assim, se tornarem profissionais de sucesso –– não importa a área que escolherem para atuar, como Direito Criminal, Empresarial ou Público.

Para não ficar por fora desse conhecimento e já se preparar para a graduação na Unopar, confira a seguir os principais exemplos livros de Direito vistos na faculdade!

Vade Mecum (Saraiva Educação)

Há 10 anos como o livro mais vendido de legislação no mercado, o Vade Mecum, da Saraiva Educação, é instrumento essencial para sua graduação e profissão. O conteúdo da obra foi criado com base na grade curricular das principais faculdades de Direito e nos editais de concursos jurídicos.

Ao longo das páginas, os leitores encontrarão uma estrutura criada para proporcionar maior número de diplomas legislativos. No entanto, tem a preocupação de haver comprometimento do trabalho editorial e da legibilidade.

E uma excelente notícia quem estuda aqui na Unopar. Entre os benefícios exclusivos, que incluem o Canal Conecta, nossos alunos têm acesso gratuito ao Vade Mecum Digital Saraiva Jur –– graças à parceria com a Saraiva Educação no curso de Direito.

Esse acesso online permite que o estudante da graduação estude conteúdos sobre leis e códigos indispensáveis para a área quando e onde quiser. Alguns exemplos são a Reforma Trabalhista, o Pacote Anticrime e a Reforma da Previdência, para citar alguns.

Metodologia da Ciência do Direito (Karl Larenz)

Dividido em duas partes, o livro de Karl Larenz se propõe a analisar uma série de conceitos essenciais para a área. A primeira parte trata da evolução história da de metodologia da Ciência do Direito, abordando desde o século XIX até os dias atuais.

Entre os tópicos abordados estão a metodologia de Savigny, a teoria em metodologia jurídica sob a influência do conceito positivista de ciência e discussões atuais. Na segunda parte da obra, Larenz se propõe ao estudo das doutrinas do Direito, começando pela introdução à caracterização geral da jurisprudência e seguindo com a doutrina da proposição jurídica.

Também são abordados pontos essenciais para a prática do Direito, como interpretação das leis e métodos de desenvolvimento judicial. Uma obra clássica e indispensável para aprender sobre temas como a formação do conceito e do sistema de jurisprudência.

Teoria da Norma Jurídica (Norberto Bobbio)

Livro essencial para a formação acadêmica do aluno e, até mesmo, de quem deseja prestar concursos públicos, a Teoria da Norma Jurídica introduz o estudo da norma do Direito, como o nome indica.

Na obra, o autor mostra como a análise da linguagem é importante para esse curso. Para isso, faz a distinção de proposições de acordo com critérios gramaticais e de função da linguagem. Bobbio discorre ainda sobre as relações entre a sanção e Direito, entre outros temas relevantes para o estudo de normas.

Manual de Introdução ao Estudo do Direito (Dimitri Dimoulis)

É normal que quem ingressa em uma faculdade de Direito se sinta confuso em relação a normas e conceitos. Afinal, sem conhecimentos jurídicos prévios, alguns conteúdos podem ser mesmo difíceis de assimilar, não é?

O livro de Dimitri Dimoulis se propõe a funcionar como um apoio para estudantes novatos, apresentando em 14 lições conceitos como sujeito de Direito, fato jurídico e relação jurídica. Traz ainda as definições elaboradas por estudiosos dos mais diversos períodos, como Platão, Aristóteles e Thomas Hobbes.

Com linguagem direta e objetiva, é excelente aquisição para estudantes do primeiro ano de graduação, que terão acesso a conteúdos como os ramos, as disciplinas e as fontes do Direito. Também entra a interação da disciplina com política, moral e justiça.

Teoria Pura do Direito (Hans Kelsen)

Nesse livro, o filósofo e jurista desenvolve teoria científica do Direito, com a definição da ciência jurídica como campo de estudo, tendo como objeto as normas jurídicas positivas.

Kelsen ressalta a necessidade de se abrir mão do hábito de defender ideais políticos e optar por seguir a ciência do Direito que, segundo o autor, substitui a subjetividade pela objetividade. A obra é importante para quem deseja saber mais sobre teoria jurídica moderna.

Manual de Sociologia Jurídica (Ana Lucia Sabadell)

O livro de Sabadell se propõe a oferecer aos estudantes de Direito uma reflexão completa sobre o sistema jurídico. Para isso, mostra a realidade e as transformações que esse campo sofreu ao longo dos anos.

Com a obra, os alunos da graduação podem entender melhor as funções das profissões jurídicas. Também têm acesso a conteúdos essenciais para a prática, como papel das normas, Estado, controle social, problemas e métodos de pesquisa.

Em sua sétima edição, a obra foi revisitada, com a incorporação de questões atuais, como corrupção e ativismo judicial. Além disso, ainda incluíram um estudo sobre o perfil feminista, segundo sentenças judiciais recentes.

Os livros de Direito são essenciais para dar apoio teórico ao conteúdo trabalhado na graduação. A leitura dessas obras de referência, inclusive, deve ser um hábito mesmo após a formatura. Para quem não abre mão de estudar pela internet, os livros online ajudam muito, certo?

Afinal, é importante que profissionais de Direito invistam em atualização constante para se desenvolverem na carreira, que reserva uma boa remuneração para quem se destaca no mercado. Para você ter uma ideia, um assistente jurídico recebe salário médio de R$ 4.542,74*.

Uma dica para alunos Unopar é conjugar a leitura dos principais livros de Direito na faculdade com a Aula Destaque, conteúdo exclusivo para nossos estudantes. Ela é ministrada por profissionais conceituados dessa área, além de Gestão e Saúde. É uma oportunidade incrível de aprender com pessoas que são referência em seu mercado!

Quer seguir carreira na área de Direito com todo o apoio prático e teórico que precisa para se desenvolver na profissão? Então, inscreva-se agora mesmo no nosso vestibular e faça sua prova online!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.