Concurso público ou vestibular? O que devo fazer?

concurso público ou vestibular

As dúvidas quanto ao futuro profissional começam desde cedo e continuam ao longo da carreira. Quem sai do ensino médio precisa tomar uma decisão sobre o que fazer da vida e quem está no mercado de trabalho deve pensar em como voltar aos estudos. Em todos os casos, a escolha entre se preparar para o concurso público ou vestibular sempre aparece.

Muita gente mira a carreira de servidor público devido à estabilidade financeira e aos rendimentos obtidos ao longo dos anos. Mas será que vale a pena esperar 4 ou até 5 anos para tentar um concurso com diploma em mãos?

Sim, vale a pena! Disputar um cargo público apenas com o ensino médio significar deixar de lado as vantagens garantidas por uma formação acadêmica. Neste post, explicamos os benefícios de investir primeiro no vestibular. Você também vai ver como a faculdade ajuda os alunos que vão se preparar para um concurso público. Confira!

Por que investir no vestibular?

A experiência de entrar em um curso superior é única por vários motivos. Ela ajuda a expandir os seus horizontes pessoais e profissionais, ao mostrar para você a gama de possibilidades de atuação em uma mesma área de trabalho.

Mas não para por aí. Investir no vestibular e entrar na faculdade também tem vantagens para quem vai disputar um cargo público. Confira a seguir.

Cargos com salários mais altos

Os cargos públicos que exigem apenas o ensino médio dos candidatos têm um caráter técnico. Eles oferecem remunerações um pouco acima do salário mínimo e benefícios sem atrativos ao trabalhador.

Já os cargos de nível superior demandam os conhecimentos obtidos pelo candidato na graduação. Então, nada mais justo do que oferecerem remunerações de acordo com o piso salarial de cada profissão, além de benefícios cada vez melhores conforme o crescimento do trabalhador no seu setor.

Melhores chances de crescimento

A remuneração dos cargos públicos de nível médio não costuma ter grandes variações ao longo do tempo. Ou seja, o salário que você recebe hoje não mudaria muito depois de dois ou três anos. A remuneração continua sendo praticamente a mesma, assim como a função desempenhada pelo servidor.

Essa monotonia não acontece em cargos de concurso público para formados, pois o salário do servidor tende a aumentar conforme a experiência profissional e produtividade dentro da função.

Possibilidade de fazer uma especialização

A regra na disputa por uma vaga em concurso público é: quanto maior o grau de especialização acadêmica, melhor é a remuneração e os benefícios. Portanto, cargos que exigem algum diploma de pós-graduação oferecem salários ainda mais altos.

Além disso, se você tem um diploma de pós-graduação e vai disputar um cargo de nível superior, já sai na frente dos outros candidatos.

Aumento do networking

Durante os anos de graduação, você cresce profissionalmente ao lado de colegas de profissão e acaba criando uma primeira rede de contatos –– que pode ser fundamental para conquistar oportunidades no futuro.

Sem falar do contato com professores especialistas na sua área de atuação, outros estudantes durante os estágios e as atividades complementares. Mesmo no modelo de ensino a distância, esse contato oferecido pela graduação será, sem dúvidas, enriquecedor para sua formação pessoal e profissional.

Teste Vocacional Rápido

É possível estudar para concurso e faculdade ao mesmo tempo?

Possível é, mas o desafio não é fácil. Muitos graduandos já entram na faculdade com esse objetivo e precisam focar os assuntos da grade curricular que são mais cobrados nos concursos. Essa é uma decisão comum entre os alunos de Direito, por exemplo.

Nesse caso, o aluno passa a ter uma jornada dupla, que envolve estudar para as questões do concurso e para as disciplinas do curso superior. É uma opção interessante para quem está nos semestres finais da graduação e pretende passar em um concurso púbico na mesma área logo ao receber o diploma.

Uma dica interessante para os estudantes que querem abraçar esse desafio é fazer um curso superior 100% online ou semipresencial (modalidade a distância, com atividades presenciais).

A formação acadêmica EAD tem o mesmo valor da presencial no mercado de trabalho, o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), cobra mensalidades mais acessível e exige poucas atividades no campus por semana. Essa também é uma excelente opção para quem vai conciliar trabalho e estudos!

Como a faculdade ajuda o aluno que vai fazer concurso público?

Uma boa formação de ensino superior também é uma preparação para uma excelente colocação em disputas por cargos no serviço público. A seguir, veja como uma faculdade pode ajudar a estudar para concurso.

Qualificação para o mercado de trabalho

É importante que a faculdade ofereça um incentivo à busca por colocação dos alunos em grandes empresas. É por isso que a Unopar concede acesso exclusivo ao Canal Conecta, um portal online com milhares de vagas de emprego estágio no país.

Ao estudar com a gente, você tem acesso a várias certificações com os parceiros da Unopar. São treinamentos online e exclusivos sobre as competências profissionais mais exigidas hoje no mercado de trabalho.

Bolsas de estudo

Entrar na graduação e se manter até o final do curso é o primeiro passo para disputar cargos com altos salários no serviço público. Por isso, uma faculdade deve oferecer um programa de bolsas e descontos capaz de garantir a permanência dos alunos que não podem arcar com o valor integral das mensalidades.

Aqui na Unopar, você tem a chance de fazer uma faculdade de graça usando a nota do Enem. De acordo com sua pontuação no Exame, a porcentagem de desconto na mensalidade pode chegar a 100%.

Corpo docente especializado

O corpo docente é formado pelos professores que ministram as matérias do curso. Por serem especializados na área de atuação e contarem com experiência prática de mercado, são capazes de guiar os alunos para os principais caminhos da profissão, inclusive para o concurso público. Então, não se esqueça de avaliar esse aspecto.

Se você gostou dessas vantagens, veja como é fácil se inscrever no vestibular online da Unopar e estudar com a gente.

Agora é com você!

Estudar para o concurso público pode ser mais vantajoso quando você tem uma formação de nível superior. Nada impede que você se prepare para os dois ao mesmo tempo. Como vimos, dá para entrar na graduação já com o objetivo de fazer um concurso público.

E aí, já se decidiu entre concurso público ou vestibular? Se você gostou da possibilidade de fazer um curso na modalidade semipresencial ou EAD, aqui vai uma sugestão. Baixe de graça nosso e-book com as características da faculdade semipresencial que merecem destaque!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.