É possível cursar Direito na modalidade EAD?

O que faz um advogado

Desconto nota do Enem

Por verem a modalidade como uma boa opção, muitas pessoas buscam uma faculdade de Direito EAD. No entanto, embora o ensino a distância seja excelente para algumas áreas, nem todas as disciplinas conseguem migrar total ou parcialmente para o online.

Para que um curso se torne digital, não basta gravar as aulas e disponibilizá-las para os alunos. Os responsáveis precisam reestruturar a graduação, buscando ferramentas digitais que alcançam os objetivos da aprendizagem. Logo, alguns cursos são mais aderentes do que outros à modalidade.

A partir de agora, você conhecerá tudo sobre a faculdade de Direito e saberá por que ele é realizado presencialmente! Não deixe de conferir!

Como é o curso de Direito na prática?

O curso de Direito da Unopar é um Bacharelado de 5 anos, em que o estudante passa por um processo gradual de aprendizado até estar apto às atividades jurídicas. Com essa formação, ele pode se destacar no mercado de trabalho e disputar vagas com média salarial de R$ 4.458,58*.

Podemos identificar diversos momentos nessa graduação.

Bases para o Direito

No começo, o estudante tem contato com matérias de ponte entre os conhecimentos do ensino médio e a formação jurídica. É o caso do reforço em assuntos de Ciências Humanas, como Sociologia, História, Filosofia e Português, e das disciplinas iniciais do Direito, como Introdução ao Estudo do Direito, Argumentação Jurídica e Teoria Geral do Direito Privado.

Disciplinas específicas

Depois disso, são iniciados os estudos mais focados nas legislações, decisões judiciais e conceitos específicos da área. É o momento de estudar Direito Civil, Direito Penal, Direito Administrativo, Direito Constitucional etc.

Estágio obrigatório

Nos anos finais, em conjunto das aulas em sala, são realizadas as atividades de prática jurídica nos núcleos da faculdade. Aqui, o aluno vivencia o dia a dia da advocacia em um escritório modelo, cumprindo as horas de estágio obrigatório.

Prática jurídica

Além disso, existem as disciplinas de prática jurídica, em que futuros bacharéis aprendem a redigir os documentos, implementar medidas legais etc. Essas aulas costumam transitar entre a sala e os laboratórios de informática, em que serão criados os argumentos e documentos jurídicos de Direito Civil, Direito Trabalhista e Direito Criminal.

Pesquisa acadêmica

Também ligado à prática do curso, é realizada a iniciação acadêmica. Os alunos têm aulas de metodologia científica e escolhem um tema de trabalho de conclusão de curso, envolvendo-se em atividades de pesquisa e produção de conhecimento.

Exame da OAB

Por fim, é bastante comum estudar para o Exame da Ordem dos Advogados do Brasil antes de terminar a graduação. A aprovação, que é requisito para ser advogado, pode ser obtida no ano final da faculdade de Direito.

É possível estudar direito na modalidade EAD?

O curso de Direito EAD não está disponível, porque não há lei específica nem autorização do MEC para realização. O entendimento da OAB, que participa ativamente do processo de reconhecimento de cursos, é de que a prática é um dos eixos da graduação, tornando a modalidade presencial indispensável.

Vimos diversos momentos em que a prática se faz presente, como nas aulas em laboratórios de informática, nos núcleos da faculdade e na pesquisa científica. Além disso, é comum os professores adotarem metodologias diferenciadas em sala de aula, como dinâmicas de grupo, para facilitar o aprendizado.

Por isso, se você se interessa pela área jurídica, a opção disponível é o ensino presencial. A modalidade de ensino, assim como EAD, apresenta pontos positivos — sem contar que é aquela com que os alunos já têm familiaridade, graças ao tempo de escola.

Aqui na Unopar, os cursos podem ser realizados no período da noite, fora do horário comercial. Consequentemente, mesmo quem trabalha durante o dia encontra opções para conciliar as jornadas e conquistar o diploma. 

Tour pela prova do Enem

Além disso, caso a sua busca pelo curso de Direito a distância esteja relacionada com os preços das mensalidades, não deixe de consultar as opções de bolsa e crédito. Há diversas opções para você conquistar o seu diploma, como Prouni e o FIES.

Quais são os benefícios do curso no formato presencial?

Em vez de lamentar que não existe uma faculdade de Direito EAD, que tal focarmos nos benefícios do ensino presencial? Logo abaixo, trouxemos impactos positivos da modalidade no aprendizado e na carreira.

Criar uma rotina de estudos

A faculdade presencial é o modelo com o qual as pessoas têm mais familiaridade. Ao lado disso, o convívio em sala de aula e os horários rígidos ajudam a criar uma rotina de estudos.

Usar a infraestrutura da faculdade

Por estar presente durante a semana, o uso dos serviços e estrutura física da graduação é mais comum entre os alunos do presencial. A biblioteca será uma grande aliada, porque os livros de Direito apresentam um preço elevado e são atualizados anualmente. Logo, a disponibilidade no polo de ensino é fundamental para o seu estudo.

Desenvolver habilidade comportamentais

Os profissionais crescem bastante em suas carreiras quando apresentam as chamadas soft skills — que são competências de relacionamento interpessoal, como trabalho em equipe, comunicação e oratória. Logo, como o curso presencial traz oportunidades de trabalhos em grupo e debates em sala de aula, é mais fácil desenvolver essas habilidades.

Construir o networking profissional

A convivência com alunos e professores pode ser um diferencial, pensando em indicações, parcerias e sociedades no futuro. É bastante comum, por exemplo, que os recém-formados compartilhem as despesas do escritório de advocacia, removendo obstáculos no início da carreira.

Participar dos eventos jurídicos

O segmento jurídico é um dos mais ativos em relação a palestras, congressos, cursos livres, workshops etc. No curso presencial, é comum a pessoa estar em contato com esse meio, frequentando assiduamente os auditórios da faculdade e da OAB, por exemplo.

Aliás, como você terá de cumprir horas de atividade complementares durante a faculdade, uma boa forma de potencializar esses benefícios é buscar cursos livres a distância. Assim, você também vivenciará as experiências e vantagens do Direito EAD.

Por que estudar na Unopar?

O principal diferencial do curso de Direito da Unopar são as experiências e benefícios exclusivos. Somados ao corpo docente altamente qualificado, eles farão você sair na frente para construir carreira como advogado, servidor público ou acadêmico.

Acesso ao Canal Conecta

Para ajudar na inserção no mercado de trabalho, por exemplo, os alunos adquirem o acesso exclusivo ao Canal Conecta. Nesse portal da empregabilidade, são disponibilizados materiais sobre empregos, entrevistas, currículo etc. Além disso, você pode concorrer a vagas de estágio e emprego na sua região.

Vade Mecum Digital e Saraiva Aprova

Outros benefícios importantes dizem respeito à parceria do curso de Direito e a Saraiva Educação: o Vade Mecum Digital e o Saraiva Aprova. O primeiro é uma coletânea com as leis que você usará durante a graduação, e o segundo é um curso específico de preparação para o Exame da OAB.

Preparação para concurso

Se a ideia é fazer concursos públicos, também existem vantagens personalizadas para que o seu objetivo fique mais próximo. Os alunos Unopar têm descontos nos cursos da LFG, que preparam para as provas relevantes do meio jurídico, como as de delegado de polícia, juiz, promotor e analista judiciário.

Aula Destaque

Com essas parcerias da Saraiva Educação e LFG, foi criado o projeto Aula Destaque. Nele, os principais autores do meio jurídico são convidados para dar aulas aos alunos, compartilhando experiências e conhecimentos diferenciados.

Sendo assim, não desanime só porque não existe curso de Direito EAD. A faculdade presencial da Unopar oferece experiências e benefícios únicos, que serão importantes na sua formação, além de opções de bolsa, crédito e horários para facilitar o acesso ao ensino superior. 

Então, venha estudar conosco! Aproveite a visita e faça a sua inscrição no vestibular em Direito!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.6 / 5. Número de votos: 48

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados