Quais são as possibilidades de atuação na área da Enfermagem?

quaissaoaspossibilidadesdeatuacaonaareadaenfermagem

Desconto nota do Enem

O campo da saúde é, sem dúvidas, um dos mais amplos de todos. O profissional que atua nesse segmento pode seguir inúmeros planos de carreira. Isso, é claro, também vale para o enfermeiro, cujo trabalho não se resume apenas aos hospitais. Mas afinal, quais são as outras possibilidades de atuação na área da Enfermagem?

Pensando nessa dúvida, preparamos um artigo com algumas dicas incríveis de áreas de atuação para os enfermeiros, sejam eles recém-graduados ou não. Ao longo de nossa conversa, você descobrirá também um pouco sobre a importância da pós-graduação para os profissionais da enfermagem.

E então, tudo pronto? Continue a leitura e confira algumas das várias possibilidades de atuação na área da Enfermagem, um dos campos mais complexos, bonitos e interessantes das Ciências Biológicas!

Como funciona o mercado de trabalho para os enfermeiros?

O mercado de trabalho para enfermeiros é um dos mais abrangentes de todos. Além da grande amplitude de vagas tanto na rede pública quanto na privada, esse profissional pode atuar em diversos campos e também em funções muito diferentes.

Algumas das áreas de atuação dos que trabalham com Enfermagem incluem:

  • atendimento clínico;
  • gestão e administração;
  • área de auditoria;
  • trabalho autônomo;
  • área acadêmica;
  • pesquisa.

Sendo assim, pode-se dizer que o mercado de trabalho é bastante receptivo aos enfermeiros. Algumas áreas de interesse podem ter uma demanda menor, é claro, mas há espaço para todos os tipos de profissionais com os mais variados perfis.

Algumas das competências mais valorizadas para os enfermeiros são:

  • paciência;
  • espírito de liderança;
  • organização;
  • dedicação;
  • vontade de aprender;
  • curiosidade;
  • boa percepção e observação;
  • foco;
  • habilidade de trabalho em equipe;
  • empatia.

Quais são as possibilidades de atuação na área da Enfermagem?

Agora, chegou o momento de descobrirmos quais são as principais possibilidades de atuação profissional na área da Enfermagem. Saiba mais logo a seguir!

Especializações clínicas

Muitas vezes, associamos a profissão de enfermeiro apenas ao trabalho generalista em clínicas e hospitais. O que pouco pensamos, no entanto, é na infinita gama de possibilidades de especializações clínicas. Em suma, a variedade é exatamente a mesma que a vivenciada pelos profissionais da Medicina.

Sendo assim, um enfermeiro pode tranquilamente se especializar em determinadas áreas, como a Enfermagem pediátrica, cirúrgica ou do trabalho. Isso trará novas oportunidades de carreira e uma remuneração consideravelmente mais vantajosa.

Gestão e administração

Além da atuação clínica, os profissionais da Enfermagem também podem se aventurar por campos ainda mais diferentes e interdisciplinares. Um bom exemplo é a área de gestão e administração, que possibilita uma abordagem completamente diferente e pouco conhecida dessa profissão.

Esse tipo de especialização é muito indicado aos enfermeiros que têm um espírito empreendedor e gostam de trabalhar em ambientes mais técnicos. É também uma oportunidade interessante para quem busca novidades e um clima diferente de trabalho para o dia a dia.

Acadêmica

Outra possibilidade muito diferente da que estamos habituados é a Enfermagem acadêmica. Além de trazer muito prestígio e uma boa remuneração, tornar-se um professor de faculdade ou se dedicar à pesquisa é algo que pode fazer toda a diferença para a carreira de um enfermeiro.

Esse ramo de atuação é indicado também para aqueles que buscam novos ares no ambiente de trabalho, mas especialmente para os que têm sede de conhecimento e querem contribuir, de alguma forma (seja ela direta, seja ela indireta) para a formação de novos cientistas no país.

Tour pela prova do Enem

Forense

Por fim, uma área em constante crescimento e que tem atraído cada vez mais interessados é o campo forense. O enfermeiro que trabalhar nessa área terá responsabilidades técnicas para a solução de crimes. Há, no entanto, diferentes campos de atuação dentro desse segmento.

O enfermeiro forense poderá, por exemplo, lidar com perícias e processos jurídicos ou atuar de modo mais incisivo, em alguns casos. De todo o modo, ele estará ajudando na resolução de crimes e na promoção da justiça nos mais diversos casos.

Qual é a importância da graduação e da pós-graduação nesse contexto?

Com um bom curso de graduação e de pós-graduação, o estudante estará preparado para lidar com os principais aspectos da carreira de Enfermagem e também com as particularidades da área de interesse escolhida.

Além disso, os estágios obrigatórios são muito importantes para fornecer o conhecimento prático necessário ao estudante, além de deixá-lo frente a frente com as dificuldades do dia a dia do trabalho, o preparando para o mercado e suas especificidades.

Sendo assim, um bom curso é aquele que não apenas ensina na teoria, mas também prepara o aluno para o que está por vir em seu cotidiano na carreira, lapidando o seu conhecimento e aplicando-o na prática.

Como escolher um bom curso?

Independentemente do seu objetivo ser começar uma graduação ou uma especialização, uma coisa é certa: a escolha da instituição de ensino e do curso correto para você fazem toda a diferença.

Para isso, é fundamental que sigamos algumas dicas importantes, que garantirão o sucesso nessa nova etapa de sua vida. Confira, então, alguns fatores que não podem deixar de ser levados em consideração quando o assunto é a escolha de um curso de Enfermagem:

  • reputação da instituição de ensino;
  • grade curricular;
  • corpo docente;
  • infraestrutura da instituição;
  • metodologia de ensino;
  • praticidade e bom custo-benefício.

Nesse sentido, outra boa maneira de conferir a reputação é pesquisar a opinião de ex-alunos e conferir os principais aspectos sobre aquele curso. Assim, você saberá exatamente o que esperar!

Veja também mais informações no vídeo abaixo:

Nesse contexto, além da graduação presencial, os cursos EAD e semipresenciais aqui da Unopar são uma ótima alternativa de aprendizado na área. A instituição de ensino oferece todo o suporte e reconhecimentos necessários para o estudante iniciar sua faculdade de enfermagem.

Conheça algumas das unidades da Unopar que oferecem a graduação em Enfermagem:

  • Uruguaiana/RS;
  • Goiânia/GO;
  • Primavera do Leste/MT;
  • Jaraguá do Sul/SC;
  • Ponta Grossa/PR.

Agora que você já sabe quais são as possibilidades de atuação na área da Enfermagem e como escolher um bom curso no segmento, seja ele de graduação, seja ele de especialização, não perca mais tempo! Comece quanto antes a sua qualificação nessa belíssima especialidade e dê início ao seu plano de carreira!

Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Então, não deixe de entrar em contato conosco! Nossa equipe está sempre disponível para ajudar com o que for possível. Aguardamos a sua mensagem!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 51

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados