Como é o curso de Comércio Exterior EAD?

estudante de comércio exterior ead

A globalização aproximou países, empresas e pessoas, acentuando a circulação de bens e serviços em nível global para atender a um mercado com altas demandas e tendências. Nesse contexto, o curso de Comércio Exterior EAD na Unopar ganha destaque com um amplo campo de trabalho a quem se profissionaliza na área.

A balança comercial brasileira terminou 2019 com superavit de US$ 46,657 bilhões, resultado calculado subtraindo as exportações das importações realizadas. Soja, minério de ferro, cacau e a carne bovina são algumas das nossas principais commodities, números que colocam o Brasil entre os 10 maiores PIBs mundiais.

Fica evidente o potencial de crescimento desse ramo em que o Tecnólogo em Comércio Exterior a distância pela Unopar pode atuar. Se quiser entrar ou se reposicionar no mercado de trabalho, confira mais informações sobre a carreira!

O que o Comércio Exterior estuda, de fato?

Quem atua na área estuda as transações comerciais entre países, acentuadas com a globalização e a formação de blocos econômicos, criando zonas de livre circulação de produtos. Além disso, o comércio eletrônico cresceu e conquistou o mercado externo, dinamizou as relações de consumo e criou desafios na área, como os logísticos.

A compra e a venda de mercadoria e serviços entre as nações movimentam o mercado de trabalho. Profissionais gabaritados são essenciais para lidar com o embarque, desembarque e transporte de cargas, operações em portos e aeroportos para garantir os prazos, as entregas e sua qualidade, evitando extravios, desperdício de perecíveis e avarias.

A faculdade de Comércio Exterior prepara você para lidar com fluxos de pagamento, recebimentos e empréstimos. Torna-se capaz de fazer análises para adaptar negócios e produtos ao mercado mundial, sem falar da possibilidade de ser intermediário na contratação comercial entre países.

Além disso, conhece a legislação aduaneira e internacional, razão pela qual cuida das operações em observância ao ordenamento jurídico interno e externo, inclusive, no que se refere a tributos. Sua atuação exige visão sistêmica do mercado e é estratégica, afinal, os indicadores analisados interferem em toda a organização.

Comércio Exterior EAD na Unopar

Se você gosta de matemática, idiomas, geografia, tem bom raciocínio lógico, aptidão para negociação e resolução de problemas, talvez o curso tecnólogo em Comércio Exterior seja para você! Vamos trazer detalhes sobre a graduação adiante, mas, por enquanto, dê uma olhada em algumas matérias que compõe a grade curricular:

  • Gestão de Projetos;
  • Logística e Gestão da Qualidade;
  • Legislação Social e Trabalhista;
  • Negociação e Gestão de Conflitos;
  • Legislação e Prática Financeira;
  • Relações Econômicas Internacionais.

O curso de Comércio Exterior da Unopar também compreende matérias básicas nos semestres iniciais, tais como: Homem, Cultura e Sociedade, Modelos de Gestão e Empreendedorismo, disciplinas essenciais para as bases sobre as quais seu conhecimento técnico será moldado.

Comércio Exterior ou Relações Internacionais?

Muitos cursos de graduação parecem ser tão similares que geram confusão na hora de escolher um deles como base para a sua vida profissional. Se você não tem contato com as áreas nem conhece a rotina de quem faz carreira nos ramos, realmente fica mais difícil decidir. Um dilema clássico é a dúvida entre Comércio Exterior e R.I.

Enquanto o primeiro tem foco em aspectos operacionais da compra e venda entre países, o segundo abrange fatores como política, economia, cultura e sociedade. Comércio Exterior exige cálculos e compreensão de questões financeiras e administrativas, enquanto Relações Internacionais é para quem é mais comunicativo.

São áreas próximas, mas digamos que R.I. é centrada no contexto geral, e Comércio Exterior se encarrega das transações e operações para movimentação de produtos ou serviços. Por vezes, esses profissionais acabam atuando até como colegas dentro de um mesmo departamento da empresa, mas suas funções são diferentes em essência.

Vale ressaltar que Comércio Exterior também tem uma relação próxima com logística. Afinal, a comercialização entre países demanda o investimento nos modais certos para otimização dos recursos organizacionais.

Quais são os diferenciais do Comércio Exterior EAD?

O ensino a distância chegou a 9 milhões de alunos em 2019, aumento de 17% em comparação ao ano anterior segundo a ABED (Associação Brasileira de Educação a Distância). Essa facilidade admite flexibilidade de horários e evita o deslocamento até a faculdade, problema principalmente nos grandes centros urbanos.

A modalidade tem sido cada vez mais aceita no mercado de trabalho, especialmente quando se trata de graduação reduzida. A possibilidade de conseguir o diploma em 2 anos e a formação profissionalizante chamam a atenção de quem busca oportunidades na carreira e também dos empregadores.

O curso de Comércio Exterior da Unopar é oferecido na modalidade de ensino semipresencial e totalmente online, com alta qualidade no corpo docente, apoio personalizado ao aluno EAD, fóruns virtuais e plataforma virtual de aprendizagem de fácil acesso e navegação.

Além disso, temos diferenciais como o sistema de avaliação continuada, valorizando cada atividade que você realiza. O Canal Conecta é outra vantagem exclusiva que o coloca em contato com as melhores oportunidades no mercado de trabalho. Sem falar da formação humana, desenvolvendo competências essenciais para seu sucesso profissional no ramo:

  • liderança;
  • organização e iniciativa;
  • capacidade de gestão;
  • autogestão;
  • planejamento.

Quais são as áreas de atuação desse profissional?

Segundo o site Salário.com, a remuneração média de um agente de Comércio Exterior é R$ 2.355,87 (perfil mais recorrente de profissional com ensino superior incompleto).

Com o diploma, é possível aplicar seu conhecimento técnico trabalhando em portos, aeroportos e terminais de carga, especialmente na área logística por causa da necessidade de abastecer, armazenar e movimentar mercadoria.

Que tal lidar com importações e exportações? Você viu no início do texto como os números são expressivos, tornando essa atividade altamente atrativa ao especialista em Comércio Exterior. Também é viável atuar como consultor ou auditor independente oferecendo seu know-how em assuntos financeiros e cambiais, logística e marketing internacional.

Por fim, a iniciativa pública também é interessante ao profissional do ramo, principalmente se a intenção é trabalhar com fiscalização aduaneira.

Vale ressaltar que o diploma no ensino a distância é igual ao obtido na modalidade presencial e apreciado no mercado corporativo, constatação que desvenda um dos mitos sobre EAD. Há ainda a possibilidade de seguir carreira acadêmica como professor ou desenvolvendo projetos de pesquisa e extensão na área. A mensalidade EAD cabe no seu bolso e viabiliza sua atuação em todas essas esferas.

O curso de Comércio Exterior é uma porta de entrada para um mercado de trabalho aquecido e com tendência de crescimento acentuada tanto pela globalização quanto pelo avanço tecnológico, que aproxima países, empresas e pessoas.

E aí, essa é a sua praia? Então, venha para a Unopar. Faça a sua inscrição no vestibular agora mesmo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.