Passo a passo: saiba como se inscrever no Enem

estudante fazendo inscrição no enem

Pelo menos a maioria dos brasileiros sabe que o Exame Nacional do Ensino Médio é uma das provas mais importantes do nosso país, já que é como um vestibular que garante acesso ao ensino superior para milhões de pessoas. O que nem todo mundo entende é como se inscrever no Enem.

Não que seja um processo muito complexo, mas por simples desconhecimento, muita gente se enrola na hora de garantir sua participação. Para que isso não aconteça mais, montamos um passo a passo bem prático aqui no blog da Unopar para ajudar a garantir a inscrição de todos os nossos leitores.

Quer saber como funciona? Confira cada tópico a seguir!

Acesse o site

Como a inscrição é feita online, sua primeira tarefa é entrar no site do Enem dentro do prazo anunciado pelo MEC. Não há outra forma de fazer o seu cadastro e o acesso à internet é essencial para concluir todas as etapas. Portanto, programe-se para isso e não deixe para a última hora.

Preencha seus dados pessoais

A tela inicial do processo é referente aos dados gerais de cada participante. Esse é o momento de preencher informações como CPF (Cadastro de Pessoa Física), data de nascimento, endereço, documento de identidade, e-mail e telefone para contato.

A interação com o sistema acontece como se fosse uma conversa com um personagem virtual. Logo, fica fácil compreender os pedidos e pode ser que surjam outras perguntas para você confirmar — como nome dos pais, sexo, estado civil, localidade etc.

Informe se você precisa de atendimento especializado

Esse é um passo importante e que merece atenção, pois vai influenciar as condições oferecidas no dia da prova. Os candidatos que precisam de algum atendimento especializado devem avisar com antecedência.

Esse é o caso de pessoas com alguma deficiência auditiva, intelectual, visual, assim como as gestantes e lactantes. Na realidade, qualquer tipo de dificuldade precisa ser sinalizada e é necessário apresentar um laudo médico que comprove a condição especial do participante.

Escolha o idioma da prova de Língua Estrangeira

Caso não saiba, os idiomas estrangeiros do Enem são o inglês e o espanhol. Porém, não é preciso fazer a avaliação das duas línguas, e cada candidato pode escolher qual delas prefere. Então, a dica é clicar na opção que você acha que terá um desempenho melhor, ainda que não seja a sua favorita.

Conte sobre a sua vida escolar

Fique tranquilo que não é para dizer se você se considera um bom aluno, faz todas as atividades ou não. O objetivo da comissão é descobrir quantas pessoas estudam em escolas públicas ou particulares e se contam com bolsas de estudo. Basicamente, para um breve mapeamento da educação no país.

Informe sua situação no ensino médio

Outra informação relevante para a equipe organizadora é saber em que etapa da vida acadêmica você se encontra. As possibilidades são:

  • ensino médio concluído;
  • cursando a última série do ensino médio;
  • cursando o ensino médio, mas ainda não está na última série;
  • não está cursando o ensino médio e ainda não concluiu essa etapa.

Escolha a alternativa que corresponde à sua situação atual no período em que estiver completando a inscrição e siga em frente.

Responda ao questionário socioeconômico

Quem ainda não sabe como se inscrever no Enem talvez também não conheça o questionário socioeconômico que existe no meio do processo. Isto é, não basta apenas criar um cadastro para garantir que vai realizar a prova.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo exame, aproveita para fazer uma pesquisa sobre o perfil dos participantes a cada ano. Essa é uma maneira de identificar uma parte do cenário educacional, econômico e social brasileiro.

São aproximadamente 25 perguntas sobre a estrutura familiar do estudante. As questões abordam temas como a escolaridade dos pais, acesso à internet, renda mensal, posse de objetos e outros. Como os dados fornecidos são privados e restritos para os programas do governo federal, é importante ser verdadeiro nas respostas.

Defina o seu modo de participação no Enem

Uma novidade recente é a chance de escolher entre o Enem tradicional impresso ou o digital. Ao optar por um dos dois, não será possível fazer essa troca. Ou seja, quem preferiu a versão online no momento da inscrição não deve comparecer à prova presencial e vice-versa.

Informar o local de prova é outro pedido comum do formulário, sendo permitido escolher o estado e a cidade que deseja realizar a avaliação. Por exemplo, você pode optar por fazer o Enem digital em Londrina ou o presencial. O endereço definido pela organização será informado posteriormente e pode ser consultado no cartão de confirmação da inscrição.

Inclua uma foto

Para facilitar a identificação dos candidatos, o Inep tem pedido o envio virtual de uma foto de boa qualidade e que represente o participante no momento atual. O enquadramento deve seguir os padrões das imagens de um documento, com nítida visualização da cabeça até os ombros.

Pague o boleto ou solicite isenção da taxa do Enem

Pronto! Depois de preencher todos os dados e conferir se eles estão corretos, você vai clicar em “enviar inscrição” e receber na próxima tela o seu número. Vale lembrar que nada disso terá efeito se a taxa não for paga. O boleto fica disponível na página do próprio participante no sistema e precisa ser quitado dentro do prazo antes que expire.

A outra possibilidade é solicitar a isenção do pagamento da inscrição do Enem, outro processo que também é feito pela internet e tem um prazo para ser cumprido — além dos critérios que determinam quais estudantes têm direito ao benefício.

Enfim, ao cumprir todos esses passos você vai garantir a sua participação e ficar ainda mais perto de usar a nota do Enem para conseguir uma vaga aqui na Unopar e o seu tão sonhado diploma no EAD ou presencial.

Para quem não sabia como se inscrever no Enem, agora não há mais desculpas, certo? Fique atento aos prazos e aproveite para conhecer a Trilha do Enem, que vai ajudar na sua preparação para o grande dia!

O que achou deste conteúdo? Esperamos que seja útil! Se você está se preparando para a prova, não deixe de conferir outro passo a passo que preparamos sobre como calcular a nota do Enem.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Skip to content