Como será o Enem Digital na prática?

computador representando ENEM digital

Desconto nota do Enem

Como tudo o que evolui com a chegada de novas tecnologias, era a hora de o Exame Nacional do Ensino Médio também se adaptar aos novos tempos. Por isso, a edição 2020 — que acontece apenas em janeiro e fevereiro de 2021 (devido à pandemia) — vai incorporar o Enem Digital, feito de forma online.

Por enquanto, esse tipo de prova vai atender mais de 100 mil candidatos em todo o país. Pouco a pouco, as mudanças serão implementadas, e a nova proposta, que vai trazer rapidez e economia ao Inep atingirá toda a população.

E como será o Enem Digital? Neste post, a Unopar mostra todas as informações de que você precisa para ficar por dentro dessa novidade! Vem com a gente!

O que é o Enem Digital?

Sendo realizado em versão impressa desde 1998, quando teve cerca de 3 mil candidatos, o Enem é aplicado no Brasil todo e tem mais de 6 milhões de participantes hoje. A logística e o custo de impressão das provas são gigantescos, e é por isso que o Enem Digital começa a ser implantado.

Basicamente, é a modalidade da prova realizada pelo computador. Sua finalidade também é certificar o desempenho do estudante durante o ensino médio e promover acesso à faculdade.

Como você sabe, o acesso ao ensino superior — tanto em faculdades públicas quanto em particulares — tem sido facilitado pelo exame. O uso das notas do Enem é ponto de partida para participação de milhares de candidatos em programas como o Sisu, o FIES e o Prouni.

Usar a nota do Enem no Prouni, por exemplo, é uma maneira de aproximar estudantes de baixa renda à educação superior. São milhares de brasileiros que já se formaram com recursos do Programa de Bolsas.

Dessa forma, a tendência do Enem é melhorar com a aplicação digital e permanecer ainda durante muito tempo na vida dos estudantes.

Qual é a proposta da novidade?

A digitalização já chegou ao Enem. Todo o processo de inscrição e acompanhamento é feito pelo site. Os estudantes têm o App do Enem para fazer simulados, conferir data e local de prova e acessar os resultados. Com tanta novidade na área tecnológica, só faltava mesmo o exame ser feito pelo computador.

O objetivo do Enem Digital é, principalmente, deixar a prova alinhada com o desenvolvimento tecnológico, trazendo benefícios como segurança e rapidez ao processo de elaboração, aplicação e correção das provas.

Outro objetivo de longo prazo é a personalização da prova de acordo com o itinerário formativo do aluno no Novo Ensino Médio. Dessa forma, cada estudante resolve questões mais diretamente relacionas com as disciplinas que tiver cursado.

Quais são as principais mudanças?

Por enquanto, as características Enem Digital serão vistas apenas nas questões fechadas, realizadas pelo computador. Em vez de marcar as respostas no gabarito impresso, o candidato fará isso de forma online. E a redação? Continua, ainda, como era na edição original: redigida a tinta em folha própria.

Mas não pense que você já poderá fazer a prova do conforto de casa. A princípio, para evitar fraudes e problemas com conexão, as provas serão realizadas em instituições de ensino, em horário estipulado pelo Inep.

Tour pela prova do Enem

O candidato que fez a inscrição para a prova digital vai fazer tudo exatamente igual a quem optou pelo modelo tradicional. Porém, em vez de ser encaminhado a uma sala de aula, ele será enviado ao laboratório de informática da escola ou faculdade, onde fará o exame.

Nesse momento, ele vai receber uma chave de acesso para iniciar o exame no computador. Também terá à disposição folhas de rascunho e a folha de redação.

Quais são as vantagens do Enem Digital?

No futuro, quando todo mundo puder fazer o Enem Digital, as provas devem acontecer mais de uma vez ao ano. A previsão é que haja 4 aplicações anuais. Dessa forma, o candidato que perdeu o exame ou foi mal em uma edição não precisa esperar um ano inteiro para ter chance de melhorar sua pontuação.

Outra vantagem é que o resultado vai ser liberado muito mais rápido do que na versão impressa. É enorme a economia de tempo para escanear as folhas de respostas. Futuramente, a redação poderá ser feita em um editor de textos no computador também.

O que é preciso para se inscrever?

Nessa primeira edição digital, candidatos de várias cidades puderam se inscrever. Por exemplo, o Enem Digital em Londrina teve 1.300 vagas; em São Paulo, 15.000 e, no Rio de Janeiro, 4.000 vagas.

E quem pode fazer o Enem Digital? Aqueles que preencheram primeiro essa opção. Existe uma restrição apenas para os treineiros — estudantes que não concluíram o ensino médio nem vão finalizar essa etapa no ano do Enem.

Outra questão é relacionada com os candidatos portadores de deficiência (PCR), já que não haverá meios de acessibilidade na versão digital do Exame.

É possível fazer a inscrição no Enem Digital pela página do participante. Na hora de se inscrever, há opção para a modalidade digital. Porém, se as vagas na sua cidade já tiverem sido preenchidas, não tem como participar dessa modalidade.

Nesse sentido, a dica para quem realmente deseja fazer essa prova digital nas próximas edições é fazer a inscrição logo no dia de abertura do portal, certo?

Se já fez sua inscrição, continue se preparando! Uma ótima maneira de estudar para as provas digitais ou impressas, estando pronto para encarar o exame com organização dos conteúdos, é por meio da Trilha do Enem! Os planos de estudo são personalizados e totalmente gratuitos.

Lembre-se de que, aqui na Unopar, a sua nota vale uma vaga na graduação, como uma das formas de ingresso. Além disso, um bom desempenho pode render bolsas e descontos para a mensalidade caber ainda mais no seu bolso.

Prepare-se para ter o melhor desempenho!

Viu como é o Enem Digital e de que forma esse novo modelo vai facilitar a vida de muita gente? Com o tempo, todo o apoio de acessibilidade estará disponível nessa versão, e ninguém vai ficar de fora!

Depois de conhecer o funcionamento do novo Exame Nacional do Ensino Médio, prepare-se para as provas e saiba também como usar a nota do Enem para entrar na Unopar! Estamos te esperando!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 39

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados