Afinal, por quantos anos vale a nota do Enem para o Prouni?

homem feliz em frente a um computador

Desconto nota do Enem

Compreender todos os detalhes e especificações de processos seletivos é bem complicado, não é mesmo? Muitas dúvidas podem surgir e uma delas, sem dúvidas, é: é possível usar a nota de ano anterior no Prouni ou a pontuação do Enem é válida por apenas duas edições semestrais do programa?

Essa é uma pergunta relativamente comum. Por isso, não se preocupe! Neste post, vamos esclarecer todas as suas dúvidas sobre esse assunto para que você saiba, de uma vez por todas, como funciona a nota do Enem para o Prouni. Por aqui, você vai ver:

Qual é a importância da pontuação do Enem para entrar na faculdade?

Atualmente, a nota do Enem é um dos principais recursos para ingressar em faculdades públicas ou privadas de todo o país. Por isso, é essencial que você, que está interessado em começar um curso de nível superior, saiba o porquê de se sair bem no exame.

Com essa nota, muitas portas são abertas para que você possa realizar o seu sonho o quanto antes. Aliás, ela é bem importante para conseguir uma bolsa do Prouni EAD.

Por quantos anos vale a nota do Enem para o Prouni?

Para o Prouni, a nota do Enem é válida por apenas um ano. Por isso, é utilizado expressão “edição mais recente”. Sendo assim, se você for se inscrever para o Prouni 2021, por exemplo, deverá utilizar a nota Exame Nacional do Ensino Médio feito em 2020.

Vale a pena lembrar, no entanto, que há duas edições do Prouni todos os anos: uma no começo do ano, em janeiro/fevereiro; e outra na metade, em meados de junho. Fique sempre atento aos editais e cronogramas divulgados no site do MEC.

Não posso me candidatar ao Prouni, o que fazer?

Perdeu o prazo para a inscrição do Prouni ou não pode, por alguma razão, participar desse processo seletivo? Não fique triste: há muitas outras formas de ingresso para você começar a sua nova graduação o quanto antes. Confira algumas delas:

Tour pela prova do Enem

FIES

O FIES é um programa do Governo Federal que concede financiamentos aos estudantes de rendas inferiores a três salários mínimos. Infelizmente, essa modalidade de ingresso não está disponível para faculdades a distância ou semipresenciais.

Vestibulares tradicionais

Os vestibulares tradicionais são outra maneira de ingressar no ensino superior. Na Unopar, por exemplo, é muito fácil se inscrever para o vestibular online.

Nota do Enem direto na instituição

A nota do Enem também pode ser utilizada como substituta do vestibular tradicional. Para isso, no entanto, é fundamental que você não tenha zerado a sua redação e que a sua média geral seja superior a 450.

Transferência

Caso você já esteja fazendo uma outra faculdade e queria trocar de instituição, também é possível fazer a transferência externa. Basta apresentar o histórico escolar e o cronograma programático da instituição de origem, entre outros documentos de identificação.

Agora que você já sabe sobre o uso da nota do Enem do ano anterior no Prouni e também conhece outras possibilidades para ingressar na faculdade, deve estar pronto para dar esse novo passo em sua vida profissional e pessoal.

Então, se você se enquadra nos requisitos para participar do programa, saiba, agora, como entrar na Unopar pelo Prouni!

* Sujeito à alteração.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 11

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Formas de ingresso na faculdade
Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.
Artigos relacionados