Cosmetologia: o que é e como atuar nessa área?

mulher fazendo cosmetologia

A Cosmetologia é uma das áreas que mais ganhou espaço no mercado de trabalho nos últimos anos. Isso aconteceu graças ao aumento na procura por tratamentos de beleza eficazes, por grande parte dos brasileiros. Mesmo em momentos de crise, as pessoas se preocupam em manter a aparência em dia e com a saúde do corpo, já que consequentemente você promove o bem-estar ao cuidar de si.

Agora, imagina fazer um curso que vai proporcionar para você uma base sólida para tratar esteticamente as pessoas por meio dos cosméticos certos para o tipo de pele, a tonalidade do cabelo etc. Provavelmente já pensou em algo ligado à Estética, não é mesmo?

Com o principal objetivo de adquirir o conhecimento quanto à matéria-prima que garante os cuidados de beleza para todas as idades e gêneros, o curso de Estética e Cosmética também trata da Cosmetologia. Mas o que seria isso? Para saber mais sobre essa área, fique com a gente.

O que é Cosmetologia?

Um grande aliado da Estética é a Cosmetologia, já que os cosméticos são utilizados na manutenção da saúde corporal, facial e capilar. Resumidamente, o estudo das aplicações e dos efeitos desses materiais é que leva esse nome.

Não à toa, no curso de Estética e Cosmética, os estudantes são apresentados a esses componentes e fundamentos. Mais do que o trabalho com os produtos específicos para o tratamento estético, o cosmetólogo precisa estar atento para a eficácia deles. Assim, pode oferecer mais segurança nos resultados esperados pela sua clientela. Para isso, suas principais tarefas são a pesquisa e produção de matéria-prima para o uso na indústria da beleza.

Como é o mercado de trabalho na área?

No curso de Cosmetologia, que oferecemos aqui na Unopar como Estética e Cosmética, o principal local de atuação dos egressos são em clínicas específicas para o tratamento de beleza. Mas também podem investir no trabalho autônomo, com atendimento em residência ou em salões com estrutura para esse tipo de serviço. Tudo vai depender do seu perfil profissional.

Esses são apenas alguns dos possíveis locais com vagas no mercado de trabalho, já que nosso país conta com pessoas preocupadas com a aparência –– de um modo positivo, é claro, pois entendemos que Estética é uma boa aliada da saúde.

Você sabia que é possível trabalhar com a especialidade de Biomedicina Estética? Desde 2010, os biomédicos podem realizar procedimentos estéticos. Assim, temos uma oportunidade para esses profissionais, principalmente caso tenham o desejo de fazerem uma segunda graduação, no intuito de complementar seus conhecimentos e aumentar os rendimentos.

A demanda por quem faz o curso de Cosmetologia está mais centralizada em farmácias, fábricas de cosméticos, clínicas e laboratórios. Contudo, com um Tecnólogo aliado à Estética, o profissional da área aumenta seu nicho de empregabilidade.

Quais são as possibilidades profissionais da área?

Existe uma vantagem dessa profissão que poucas apresentam: a procura por esses serviços em cidades pequenas, principalmente se formos considerar a média salarial no Brasil, por exemplo. Mesmo naqueles municípios com poucos habitantes, os cuidados com a pele, unhas e cabelos, principalmente, estão entre as prioridades dos moradores, que buscam esse atendimento em salões de beleza.

De acordo com o panorama do setor divulgado pela ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), as vendas em casa tiveram uma queda nos últimos anos. Ao mesmo tempo, o crescimento médio das oportunidades de trabalho em salões de beleza tornou-se crescente, assim como a abertura de franquias.

Quanto ao salário, os valores também podem variar de acordo com a jornada de trabalho. A média de ganho do profissional que atua 43 horas semanais é de R$ 1.425,24*. Isso sem falar do que ele pode conseguir de renda extra, como autônomo.

Quais são as principais funções do profissional?

Como vimos, a atuação do cosmetólogo é ampla e abrange vários aspectos da Estética. As suas funções não fogem muito dessa perspectiva de cuidados, pensando em maneiras de conservar aquilo que está indo bem e reparar o que precisa de atenção.

Nesse contexto, a Cosmetologia possibilita a avaliação do melhor produto para cada situação. Vejamos algumas áreas de atuação:

  • produção e aplicação de cosméticos;
  • técnicas de limpeza e hidratação da pele;
  • maquiagem;
  • depilação;
  • bronzeamento e outros cuidados com a pele.

Uma das características mais comuns aos profissionais de Estética e Cosmética é o relacionamento com as pessoas. Isso porque você vai precisar lidar com diferentes inquietações quanto ao bem-estar, muitas das vezes diretamente relacionadas com os padrões de beleza.

Nesse sentido, o profissional precisa ser volátil e entender as reais necessidades de cada cliente, sabendo o que e quando fazer algum tratamento. Os conhecimentos quanto ao uso dos cosméticos fazem toda a diferença.

É por isso que conhecer as características da Cosmetologia é tão essencial ao esteticista. Afinal, ele vai indicar o melhor produto de acordo com a necessidade da pele facial ou corporal, assim como dos cabelos, unhas e tudo que envolve o visual.

Como iniciar carreira na área de Cosmetologia?

Para trabalhar com Cosmetologia, existem diferentes maneiras de se especializar. A mais indicada é procurar uma boa faculdade, que ofereça cursos reconhecidos pelo MEC e com referência no mercado. Vale lembrar que o trabalho do cosmetólogo envolve a produção dos cosméticos. Por isso, algumas graduações podem complementar a sua função, aumentando as chances de sucesso. Entre elas está a Farmácia e, como vimos, a Biomedicina.

Porém, se você pretende atuar no cuidado com a pele, pensando na conservação, estética e correção de imperfeições, a dica é uma das opções mais buscadas para a qualificação em Cosmetologia: o Tecnólogo presencial ou semipresencial em Estética e Cosmética da Unopar.

Nosso curso articula as necessidades de embelezamento com os produtos adequados para tal. Além disso, as diferentes modalidades de ensino colaboram diretamente com as suas necessidades pessoais. Então, a sua qualificação na área pode ser o diferencial que faltava para dar aquele boom na carreira.

Durante o curso da Unopar, você vai estudar os fundamentos da anatomia, química capilar, tratamentos faciais, além da Cosmetologia, é claro. Enfim, a especialização é o momento de entender na teoria e na prática as técnicas e equipamentos necessários para tratar de uma das principais preocupações das pessoas: a estética!

Aqui na Unopar, além desse investimento no seu aprendizado, ainda há benefícios exclusivos, como o Canal Conecta. Assim, você pode sair da faculdade com um emprego garantido. Para entrar, também é simples. Temos as mais diversas formas de ingresso, que incluem o vestibular online e até o uso da nota do Enem.

O Brasil é um dos países com o maior mercado de beleza. Não é por menos que esse é um dos setores que mais se desenvolvem. Juntamente a isso, a busca por tratamentos estéticos cresce, o que resulta em uma combinação perfeita para sua carreira!

Gostou de conhecer um pouco mais dessa área ainda pouco divulgada, mas cheia de oportunidades para seus profissionais? Invista no Tecnólogo em Estética e Cosmético, dando o primeiro passo para a sua carreira: inscreva-se em nosso vestibular!

*Sujeito a alteração

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.